A Adobe lançou o Substance Designer 14 e incrivelmente tem várias novidades, o que não é comum, ele ganhou Nodes como Quantize Color, Curvature Smooth, Histogram Equalizer, Kuwahara Filter e criação de paletas de cores.
Veja abaixo o vídeo mostrando as novidades do Substance Designer 14.
Normalmente os programas da Adobe recebem pouquíssimas melhorias a cada versão desde que implantaram o sistema de assinatura, que é o maior engodo que existe na nossa área.
Porém, incrivelmente desta vez tem várias novidades, o programa ganhou Nodes como Quantize Color para reduzir o número de cores e gerar paletas, Curvature Smooth, que suporta todos os Nodes de Tiling e oferece dois novos Outputs, o Convexity e o Concavity, Histogram Equalizer para equalizar imagens em tons de cinza de maneira uniforme, ainda acompanha os Nodes Histogram Render para Output do resultado e Histogram Compute para encodar num mapa de Pixels, Bevel Smooth para criar gradientes ou cores chapadas nas bordas dos elementos respeitando a direção, Normal Uncombine para remover os detalhes da superfície adicionados por um Height Map, é o oposto do Normal Combine, também ganhou o Anisotropic Kuwahara Filter para simular efeitos de pintura e estilização.
O Quantize Color vem junto com uma família de Nodes para criar paletas de cores e colorir imagens em tons de cinza, entre eles estão o View, Create, Modify e Apply Color Palette.
O Substance Designer é um dos programas mais poderosos e importantes para texturização e não existe similar, porque apesar de ter outros Softs que compõe texturas através de Nodes, nenhum permite exportar o material com os recursos procedurais para editar em outros programas 3D e menos ainda para alterar em Runtime nas aplicações interativas igual é possível com o SBSAR, mas infelizmente ele foi comprado pela Adobe.
Você pode ter mais informações sobre as novidades do Substance Designer 14
clicando aqui.