Tutoriais - Sistemas de partículas
Eu vou ensinar como fazer fogos no 3ds Max 7 usando o PF Source.
Primeiro, você terá que igualar o seu sistema métrico com o meu, então abra o 3ds Max, clique em Customize · Units Setup ... e mude o Display Unit Scale para Metric e depois Clique em System Unit Setup e no popup list coloque centimeters e clique em Ok e Ok.
Agora, crie uma Sphere com:
Radius = 0,01m;
Segments = 20.
Ela será o ·guia· para a cauda.
Depois vá em Particle Systems, clique em PF Source e clique na viewport.
Depois clique em Space Warps e crie um Gravity na cena e modifique sua Strenght para 0,08.
Agora, vá em modify, com o PF Source selecionado e clique em Particle View.
Irá abrir uma tela dessa forma.
Clique em Birth 01 e no lado direito mude os seguintes valores:
Emit Start: 0;
Emit Stop: 40;
Amount: 2000;
Agora, selecione Position Icon 01, Speed 01 e Rotation 01 e delete.
Agora, clique na parte de baixo e arraste para entre o Birth 01 e o Shape 01 os seguintes Operadores : Posiction Object, Speed By Surface e coloque depois do Display 01 os operadores: Material Statics, Delete e Force.
Agora, clique em event 01, segure SHIFT e arraste para a direita e clique em Ok.
Depois faça um link entre o PF Source 01 e o Event 02, como no Event 01. Depois, mude o nome do Event 01 para Cauda e do Event 02 para Explosao .
Agora vamos configurar os Events.
Clique em Position Object 01 e em Emitter Objects, clique em By List e selecione a Sphere 1. Faça a mesma coisa em Speed By Surface 01, só que em Surface Geometry e em Speed coloque 0,1m.
Faça a mesma coisa no Event Explosão, só que modifique o Birth 02 os seguintes valores:
Emit Start: 40;
Emit Stop: 45;
Amount: 100.
Em Speed By Surface 02 no Speed coloque 1m.
Em Shape 01 e 02, coloque em Size o valor 0.01m e em Shape 02, coloque em Shape Sphere.
Em Force 01 e 02, clique em By List e selecione o Gravity 01.
Em Delete 01, selecione By Particle Age e no Life Spam coloque 30 e no 02, coloque 45, ambos com variation 10.
AAgora, minimize o particle view e clique em ·M· para abrir o editor de materiais. Clique na primeira amostra e em Diffuse escolha a cor branca e em color ative o box e arraste a cor do diffuse para ele. Agora clique em outra amostra e faça a mesma coisa, só que mude a cor.
Volte para o Particle View e clique em Material Static 01, clique em none e no Material/Map Browser clique em Mtl Editor e selecione 01 · Default e clique em Ok. Faça a mesma coisa no Material Statics 02, mas selecione o outro material.
Agora você tem que animar a Sphere1, então, ative o Auto Key, vá para o frame 40 e mova a Sphere 1 para cima. Veja que já fica a cauda. Desative o Auto Key, volte para o frame 0 e aperte em Play.
Falta o Motion Blur, então vá no Particle View, selecione o Event Cauda, clique com o botão direito e clique em Properties, em motion Blur Clique em Image e em Multiplier digite 5,0 e clique em Ok. Faça a mesma coisa no Event Explosão.
Nas propriedades da Sphere 1 desabilite o box Renderable.
Se quiser que libere mais partículas na explosão, é só aumentar o Amount do Birth 02.
Esse foi o que eu fiz. Eu coloquei o efeito Lens Effects Grow do Vídeo Post.
Abraços
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