Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
GARGAMEL   Maceio - AL
edupaulista   Balneário Camboriú - SC - AC
Waniel Jorge   São Luís, Maranhão - MA

Portfólios Ver Mais

ZagaDesigner   Maceio - AC
Daniel Almeyda   João Pessoa - Paraíba - PB
Juan Jurado   Osasco - AC
Claudio   Vila Velha ES - AC

Adobe comprou a Medium

A Adobe comprou a Medium, uma aplicação criada pela divisão Oculos do Facebook para escultura e pintura em VR com os Touch Controllers, o mais interessante é que ficará com a Allegorithmic, que já testou o SPainter em VR.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 10/12/2019 08:00

Andre, bom dia,

Sua categórica resposta vai ter que esperar eu formatar o meu PC, coisa que não fiz ainda, pois sinto que há algum tipo de instabilidade que merece uma formatação, depois de um bom tempo. Aí vou instalar o SP fazer um trabalho e criar várias texturas; logo, sem o Attach, de modo que tenha um TEXTURE SET LIST COM VÁRIAS TEXTURAS, vinda da exportação do 3ds Max para o SP. Por isso que deixei um vídeo Workshop de um artista que você conhece, onde ele usa um SET LIST complexo - ou não! - com várias texturas, para inúmeras partes do seu personagem, fazendo com que o bake gera uma enormidade de Maps, mais se parecendo com um progressão geométrica. A identificação da textura no SP que é um mesh no Max, ocorre através do ID color. Pelo que compreendi, você fez uso do Vertex Color para criar esta identificação. Foi isso?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

O SP tem um sistema meio chato de arquivar os mapas de Bake gerados no programa, eles ficam dentro do arquivo SPP, então, dependendo de quantos Texture Sets tiver e quantos Bakes mandar fazer, o arquivo ficará gigante!!!
Eu não achei uma forma de separar e deixar apenas referenciado igual acontece no Substance Designer, então, precisa tomar cuidado.

Agora, se você quer ter vários Texture Sets pode fazer isso aplicando Material ID nos Elements do mesmo Mesh, sem ter que separar nada, mas todos terão que estar no mesmo UV e cada Element vai ocupar apenas uma pequena parte do UV.

O problema é quando quer apenas um Texture Set, mas também quer o Color ID nas faces para poder aplicar os materiais facilmente sem ter que ficar selecionando face por face no SP, dai não pode aplicar Material ID porque ele vai criar um Texture Set para cada Material ID, ferrando o esquema.

A única forma que encontrei para resolver isso, fuçando sozinho, foi aplicar as cores através do Vertex Color, porque o SP reconhece estas cores e dai não preciso do Material ID.
Deste jeito consigo importar o objeto com apenas um Set de Textura e gerar o Color ID com o Bake de Vertex Color.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138745

Últimos membros registrados: [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow.

Usuário(s) on-line na última hora: 812, sendo 12 membro(s) e 800 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Geraldo Nunes, JMDesign, Victor Mendonça, Fabio Catelleno, Vladis, Roberto Movanni, Celso Borttoloto, Adalberto Rocha, Sergio1987, Osvaldo Arquiteto, [email protected], Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.