Oi Júlio, tudo bem?
Falar que custa os olhos da cara não é o suficiente, custa o terceiro lá de baixo também. rsrsrsrsrs
Concordo que monopólio é #!@%*#, mas é interessante ver que mesmo com o monopólio a Nvidia continua inovando, coisa que não costuma acontecer, o que mata são os preços e se a AMD não tivesse comprado a Radeon certamente os preços seriam menores.
Mas toda tecnologia de ponta é assim, custa muito mais caro do que realmnte vale, é igual comprar um carro zero, saiu da concessionária já perdeu 20% do valor, então, só vale a pena para quem tem dinheiro para jogar fora.
Essa placa mudou o padrão de memória para GDDR6 e são 48 GB de VRAM, tem 4600 Cores CUDA, processa 16 Teraflops por segundo e consegue traçar 10 Giga de raios por segundo, ainda dá para ligar duas junto e dobrar tudo isso, é um poder gráfico inimaginável até poucos anos atrás.
Só que tudo passa e daqui alguns anos será comum, será banal, até as GTX terão trocentos GB de DDR6 e estes recursos de traçamento de raios porque tudo isso está sendo feito para Games, então, por enquanto sai apenas nas Quadro, mas o objetivo é chegar nas placas de Games que usamos, pode apostar.
OBS: Há menos de 1 ano atrás, quando a Nvidia e a Epic fizeram aquele vídeo Demo da paródia do Star Wars, essa placa não existia e tiveram que montar um equipamento que custou 60 mil dólares, ou seja, o custo caiu para 10% em menos de um ano, pois agora daria para renderizar aquele Demo com apenas 1 placa dessa.
O CG Channel publicou um artigo sobre as placas RTX, se quiser mais informações sobre elas, está neste link:
http://www.cgchannel.com/2018/08/nvidia-unveils-quadro-rtx-5000-6000-and-8000-gpus/Abração e tudo de bom.
André Vieira