Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos! :)
leleoteles: ai cara! tudo bem? li sobre a sua pergunta de querer saber aonde deve colocar o mapa de A.O no seu material editor. Existe diversas formas de vc aplicar o ambient oclusion na sua imagem.
Uma delas é como vc mesmo mostrou, aplicando o A.O na sub-guia bump no Normal map, mas acho que seria melhor até mesmo por causa do time de render, vc colocar esse mapa de A.O separado em um layer e fazer a composição no próprio Photoshop.
É assim que o pessoal faz em animação, vc não renderiza de forma alguma os keyframes com todos os efeitos tudo junto e embutido de uma vez só não. Muito pelo contrário, vc faz um pass de cada efeito separado pelo Render elements do Mental Ray e depois faz a montagem no Photoshop ou melhor ainda, em softwares próprios de composição de vídeo, pois tem um controle muito maior sobre a cena como um todo.
Para colocar um material A.O na sua cena basta vc abrir o seu material editor (M) e clicando um material mental ray. (FIGURAS 01 e 2)
No Mental Ray shader, clique no primeiro slot de mapa na parte superior, que é o "Surface" (superfície do material). O mapa da janela será aberto, e escolha o shader "Ambient / Reflective Occlusion".(FIGURAS 3 e 4)
Embaixo das opções do shader "Ambient Oclusion Maps", altere os parâmetros do samples até 64. Eu normalmente começo imediatamente com 64 samples e não mudo muito, a não ser que queira mais detalhes nas quinas vivas dos elementos. Aumento mais e mais os samples poderá aumentar e muito o tempo de render, em compensação aumentará qualidade.
Se você estiver brincando com os samples de A.O é melhor manter os números em múltiplos de 8. (ex. 8, 16 ,24, 32, 64, 128... ETC)
No parâmetro "Spread" e "Max. Distance", estes dois valores definem a partir de que distância a oclusão começa a ser traçada. Normalmente deixo o Spread como está (0 .75), e altero o "Max Distância" por valores de 1-20 (DEPENDEM DA ESCALA DA CENA). (FIGURA 05)
Este é apenas um valor inicial para o "Max Distance". Nós precisamos fazer renderings de teste para obter o valor desejado e que funciona para você. E isso sempre mudará a cada cena que for fazer. Então aumentar ou diminuir esse número, se a oclusão está saindo para claro ou muito escuro. (FIGURA 06)
Ok, agora com o material criado, não aplicá-la em nada ainda. Então abra a janela de render do Mental Ray, teclando F10 e procure a aba "Processing".
No "Material Override" todos os materiais que estiverem na cena com o Mental Ray ativo ficarão com o mesmo material que for colocado no Material Override.
Clique e arraste o slot do shader de Ambient oclusion do material editor do Max (M) até o parâmetro do Material Override na ficha do Mental Ray. Quando o fizer, Mental Ray irá aplicar este material para todos os objetos em uma cena, de forma que você não precisa se preocupar em re- texturizar tudo novamente. (FIGURA 07)
Neste ponto, vc deve guardar uma cópia extra da sua cena apenas com a oclusão. Então, no final você terá 2 arquivos. Um para o "diffuse" que guarda a cor dos elementos e outro para um pass de "oclusão".
E enquanto você não mudar a câmera ou o posicionamento dos objetos na cena "diffuse, você pode manter o arquivo da oclusão com você. Você pode até alterar as texturas dos objetos.
Salve esta imagem em qualquer formato que você quiser. Eu normalmente salvo os arquivos da oclusão com extensão .tga, mas pode ser também .jpg, só que perde qualidade.
Abra o Photoshop. Neste ponto você precisará de um arquivo com o "diffuse" da cena.
Este arquivo "diffuse" é o render com todas as suas texturas e iluminação; você precisa agora do arquivo com oclusão. Uma vez que esses dois tipos de arquivos são abertos.
Copie a imagem da "Oclusão" para a imagem "diffuse". Você pode fazer isso no Photoshop de 2 maneiras.
1) Clique e arraste, com a ferramenta move tool, a oclusão para a imagem diffuse.
2) Pressione Ctrl + A e depois Ctrl + C na oclusão imagem e, em seguida, pressione Ctrl + V na imagem diffuse. (FIGURA 08)
Nas paletas dos layers, certifique-se de que o layer da oclusão está na camada superior do layer "diffuse". Em seguida, selecione a camada oclusão e altere a mistura de modo "Normal" para "Multiply". (FIGURA 09)
O mais provável será a oclusão realmente ficar escura para a imagem neste momento. Então você tem duas opções.
A primeira opção é para diminuir a opacidade. Esta é a maneira rápida para misturar a oclusão na imagem.
A segunda maneira, é um pouco mais precisa e que parece melhor. Você quer adicionar uma camada de ajuste> Curves (CTRL+ M). Então você quer dobrar a curva para cima, perto de uma curva 2/2 gama. Isto irá clarear a imagem consideravelmente, mas normalmente acrescenta um toque muito bom para ele. Para a oclusão não ficar tão escura, e deve combinar bem com o diffuse. Você também pode tentar baixar a opacidade da oclusão também, para um pouco mais de controle.
Se a imagem está com um brilho muito alto, certifique-se de que o ajuste da camada está acima da camada de oclusão, e transforme-o em um recorte de máscara. (clique com o botão direito do mouse sobre a camada de ajuste e escolha "clipping máscara") Isso fará o ajuste da camada apenas no layer que afeta a oclusão, deixando a camada difusa da forma que foi feita. ( FIGURAS 9 e 10).
A misture e combinação dessas técnicas normalmente é o que eu faço para conseguir o resultado desejado. Às vezes, você vai ter que testar muito a sua imagem, quando for adicionar essas técnicas em conjunto, então sugiro que você experimente as suas imagens para obter a aparência que você deseja ok??
Espero ter ajudado de alguma forma. Um grande abraço e até a próxima...vlws!!
__________________________
[i:b7816f3562]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:b7816f3562]