Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
Gaona   Brasil - AC
lima121   são luis -maranhão - AC
Rodrigo   Salvador, BA - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

Anderson Leao   São Paulo, SP
Erlon   João Pessoa - PB
Jaobrother   Santa Catarina
JOM   Portugal

Tutorial ShaderMap da versão free

Tutorial ShaderMap da versão free

Ver tutorial

Por: leleoteles  

Em: 16/04/2009 22:17

pq o que me pareçe esse mapa gerado para o AO é para ocludir sobre o próprio material. pq se fosse para a cena como um todo não precisaria gerar este mapa específico do próprio materia perfazendo quaze o mesmo desenho do material base (diffuse). dai bastaria usar o material Ambiente/Reflective Occlusion no material Override.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos! :) everson_rodrigo: ai cara! tudo bem? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1; ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO! ;) sobre a sua pergunta os materiais Arch & Design do Mental Ray já vem com um parâmetro embutido de A.O, em que vc pode definir os samples de A.O do quanto vc deseje que seus materiais tenham. Porém nesse caso o render irá ficar bem mais demorado, dependendo da quantidade de samples de A.O que vc colocar nos parâmetros do material Arch & Design. É importante que os samples sejam setados com cuidado para não gastar muito time de render à toa ok?? Sobre a sua dúvida nos parâmetros do material Arch & Design é importante que vc entenda o que significa cada item desse: Special Effects- MATERIAL ARCH & DESIGN Ambient Occlusion= quando ativado permite as configurações de Oclusão. Oclusão=ocultar) Samples= define o numero de raios que serão usados para fazer a oclusão. Max distance= define a distância até onde ocorrerá a oclusão. Use AO as detail...= resumindo, melhora a qualidade da oclusão. Shadow color= define a intensidade das sombras. Global Ambient...= define a cor da luz ambiente, que será usada na oclusão. Se vc está gerando um mapa de A.O dentro do parâmetro de shadow color não irá mesmo ocorrer nada, porque o parâmetro de "shadow color" guarda é a intensidade de sombra gerada pela oclusão. Portanto, até aonde eu sei claro, não irá ocorrer nada; vc tem que colocar esse mapa de A.O ou no material Override da ficha do Mental Ray, ou vc terá que aplicar habilitando um parâmetro do material Arch & design que já vem com A.O embutido e pronto para sair no render. Para criar mesmo o recurso de A.O existe duas formas: Uma é criando um material Mental Ray, colocando o Shader de AO no Surface e aplicando em todos os objetos da cena, mas daria bem mais trabalho porém vc define quais objetos irão receber ou não A.O; pode também usar o recurso do Material Override na ficha Processing, como eu mostrei no pequeno tutorial. Com o Material Override você não vai ter que trocar os materiais aplicados na cena e nem salvar o arquivo com outro nome só para ter o AO, apenas na hora do Render que vai sair com AO, se desligar o Material Override volta os materiais normais dos objetos. Veja que você deve desligar o GI e as luzes para fazer um pass de A.O --->> NUNCA SE ESQUEÇA DISSO!! ;) Assim, você terá uma imagem em tons de cinza com o passo de AO, depois vc abre a imagem normal e a imagem do AO no PhotoShop. Cole a imagem do AO sobre a imagem normal e mude para o modo Multiply na ficha Layers, assim, o AO é mesclado com a imagem normal, criando mais detalhes no sombreamento. A outra opção é usar o material Arch&Design, ele tem o AO embutido e você pode ligar junto com os materiais da cena, saindo pronto com AO e materiais normais fazendo apenas um render. Desta forma você também tem mais controle sobre quais objetos devem receber AO. Daria para fazer o mesmo com o Shader de AO separado, porém é mais trabalhoso. Espero ter ajudado de alguma forma. Um grande abraço...vlws!! __________________________ [i:873b0624c7]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:873b0624c7]
Putz...fiquei feliz, mas já fiquei triste...rs O programaminha tava funcionando q era uma beleza...fiz o teste com algumas texturas diferentes, qdo derepente deu um pau danado aqui...e agora ele não funciona mais...ele diz que não consegue carregar o difuse para renderizar as imagens....já desinstalei e instalei novamente, já reiniciei o pc, já refiz a linha de comando, já voltei a usar imagens que deram certo, mas nada fez ele voltar a funcionar....Vejam a imagem do "pau"...se alguém tiver alguma idéia pra ajudar, eu agradeço! Abraço, Sander
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos! :) sanderpalma: ai cara! tudo bem? sobre a sua pergunta é muito estranho porque esse programinha renderiza pelo ms-dos, o que deixa tudo muito leve mesmo. Até aonde eu testei ele, deu tudo certo, pelo menos até agora. Sobre esse seu erro, eu "supostamente" também pensei que tivesse tido esse mesmo erro que o seu, mas na verdade, raciocinei muito e descobri que é porque não estava interpretando os valores corretamente. Preste bem atenção mesmo no tutorial do nosso amigo e colaborador "leleoteles"; depois que vc criar um arquivo com o bloco de notas, vc deve salvar esse arquivo com extensão .BAT e depois dá um clique nele para abrir. Os seus diretórios estão certos mas o programa "shadermap" não vai carregar os mapas de normal map, displacement, specular e nem de A.Oclusion por esse arquivo .bat; ai é que está o segredo. Olhe com cuidado no diretório do ms-dos e veja os diretórios corretos das pastas. Vc vai achar as texturas corretas mesmo é nesse diretório: "C:\Arquivos de programas\ShaderMap CL 1.2.2\cl_examples\media". O Shadermap vai carregar e salvar as suas texturas é na sua pasta raiz de instalação, que é o mesmo diretório que eu lhe mandei ai em cima e não nesse pasta que foi criada com o nome "Tutorial3d1". Essa pasta ai só serve para o shadermap localizar a textura de pedra através do ms-dos. Depois que vc tiver feito isso acesse esse diretório e terá os quatro arquivos com extensão .bat e cada um dizendo o que é respectivamente: se é displacement, se é specular, se é a.oclusion, se é normal map ok?? Clique em qualquer um deles que o Shadermap irá abrir uma nova janela do ms-dos e mostrará em porcentagem (%) o render de cada um desses mapas respectivamente. O que demora mais no render pelo ms-dos feito pelo Shadermap é o mapa dessa textura de pedra para gerar o ambient oclusion ok?? pelo menos no meu aqui foi o que mais demorou. (questão de segundos) Quando terminar os renders de todos os mapas, que é questão de segundos, super e hiper rápido, vc terá que acessar a pasta com as texturas que o shadermap gerou. O diretório é o mesmo que eu lhe enviei anteriormente; o diretório é esse ---->> "C:\Arquivos de programas\ShaderMap CL 1.2.2\cl_examples\media". Segue a "imagem" em anexo para vc ver aonde ficam guardadas as texturas nos mais variados formatos. Outra coisa, quando ele falou no nome de criar uma pasta chamada "Tutorial3d1", isso é só um nome sugestivo que ele escolheu; vc não precisa colocar o mesmo nome que o dele. No meu caso em específico, coloquei já uma pasta com o nome diferente e não teve o menor problema, coloquei "Tutorial_shadermap" que facilita para mim ainda mais a identificação das texturas. Mas quando for jogar o segundo código (mais extenso) no bloco de notas e depois salvar em formato .bat, tenho que colocar "Tutorial_shadermap" no lugar de "Tutorial3d1" que ele colocou ok?? porque se não o shadermap irá procurar as texturas pela pasta que eu criei com o nome Tutorial_shadermap e não encontrará, porque eu esqueci de mudá-lo (ainda estava como tutorial3d1 e na verdade não existe) ;) Espero ter ajudado de alguma forma. Um grande abraço e até a próxima...vlws!! __________________________ [i:690480bc04]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:690480bc04]
Bom...sou eu novamente.....entrei no site do desenvolvedor e verifiquei que há um forum...lá percebi que tinham pessoas com esse problema tbém...não deu pra ver o q causou o problema, mas deu pra achar um jeito de resolver...então, se mais alguém tiver isso daqui pra frente, é só fazer o seguinte: Desinstale o programa e delete as pastas e arquivos que encontrar ... eu achei uma pasta na Raiz com nome de Shadermap com uma textura minha... inclusive a pasta de instalação do programa estava vazia e não podia ser deletada pq o windows dizia q estava sendo utilziada....bom...isso não vem ao caso agora... Depois disso volte a instalar o programa q tudo deve voltar ao normal! Abraço, Sander
Obrigado Danilo....mas o meu caso era diferente mesmo...vlw! Sander
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos! :) sanderpalma: ai cara! tudo bem? fico feliz que tenha dado tudo certo com vc. Boa sorte a todos e espero que o Shadermap não dê mais nenhum problema, pois ele realmente é um programinha que promete muito. Além de quebrar um galho enorme, porque fazer todas essas conversões de texturas no Photoshop é muito chato mesmo, vc ganha um enorme tempo e uma agilidade no seu trabalho muito grande, usando o Shadermap. Ainda bem que vc frequentou o fórum de lá e já postou a solução desse erro que já ocorreu com o Shadermap, pensei que o seu erro tinha sido de diretório de texturas. Um grande abraço e boa sorte a vc nos próximos testes com o Shadermap. Se é mesmo do jeito que vc falou, provavelmente vou ter que esvaziar todas as minhas pastas e reinstalar o shadermap novamente...huahua!! ;) Até a próxima e boa sorte a todos...vlws!! __________________________ [i:b9a0e2ca2c]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:b9a0e2ca2c]
Olá Grande Danilo, Fico muito feliz que minha contribuição tenha sido útil, estarei sempre disposto a compartilhar meus conhecimentos assim como vocês. Afinal foi assim que descobrir o programa, graças a 3D1! è...eu fazia no Photoshop e se perde muito tempo até encontrar um resultado que fique legal e ainda tem os testes de render pra ver se ficou bom, resumindo; trabalho um pouco chato onde se perde muito tempoo, e tempo é dinheiroo!!! E valeu mesmo aê as dicas e esse mini-tuto de AO, só sabia fazer-ló no V-ray... já copiei e colei aqui no bloco de notas!!rsrsrsrs quando a duvida do everson_rodrigo, eu entendi a duvida dele(eu acho). Exemplo: tem uma cena de uma interna e vc vai fazer o piso, o ShaderMap vai criar os mapa e assim o mapa do AO do piso, que no caso não terá serventia o mapa AO de uma parte especifica, sendo quo ele servi para uma pós, no xaso a cena como um todo! Sugestão: depois da cena finalizada e renderizada, pegue a imagem e gere os mapas no ShaderMap assim ele irá gerar o mapa do Ambient Occlusion para sua pós, assim não precisará gerar-lo no Max. Eu testei e gostei dos resultados da Pós!! =] Grande Abraço
sanderpalma eu acho que o erro foi como Danilo falou, devido há algum erro de diretório na linha de comando, não precisa especificamente usar a pasta com o mesmo nome que eu usei no exemplo...mas na hora que for mudar ter cuidado para mudar lá no bloco de nota e ter cuidado para n apagar nenhuma virgula e colocar o caminho corretamente, o erro que pode acontecer tbm é com o formato da imagem que você irá usar, veja se é "jpg" ou "png" para assim lá na linha de comando você colocar .jpg ou .jpg ahhh e a pasta deve ser criada sempre no "C" e os mapas gerados iram ser gerados sempre nas respectivas pastas que vc criou, é só seguir esse passos. Assim não precisa ficar desinstalando e instalando o programa!! 1º Vide imagem 1 crie uma pasta no diretório "C:" com o nome que quiser (no caso eu usei 3D1) 2º Vide imagem 2 jogue a imagem que irá usar dentro desta pasta 3º Vide imagem 3 abra o bloco de notas e cole o código, não esqueça de mudar, e indique ao programa onde está a imagem que irá usar, não esqueça também de verificar qual a extensão da imagem. 4º Vide imagem 4 agora vá em "salvar como" e coloque o nome do arquivo com o mesmo nome da pasta e coloque ".bat" 5º Vide imagem 5 depois desses passos sua pasta deverá ficar que nem a imagem 5, com a imagem e o arquivo executável. 6º Vide imagem 6 dê dois clicks no executável e deverá aparecer a respectiva imagem, mostrando o processo 7º Vide imagem 7 após terminar o processo a sua pasta deverá ficar como todos os mapas gerado pelo programa conforme a imagem. Até a próxima, Grande abraço a todos =]
pessoal fiz um teste parecido com o do amigo cretz (alias otima ideia pra cena de teste cara) para mostrar ai algum resultado com esse soft e mais uma vez MUITO OBRIGADO! realmente eh show... abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707628.

Total de membros registrados: 135238

Últimos membros registrados: GG-.NK, walle03, yasmimin, hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva.

Usuário(s) on-line na última hora: 830, sendo 28 membro(s) e 802 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rodolfosantos3d, Ronaldo Junior, Lucas Reis, Allen Anderson, Reinaldo Silva, Thiago, Carlos E. Nogueira, rubensitz, pinart, Henrique Ribeiro, mastermax, Pedro Juliato, budi, walle03, Abilio, gilson antunes, mario_3d_design, Gabriel.C, GG-.NK, Daniel Monteiro, SERPA, cristian rocha da silva, Frederico Wagner N. R., TadeuB79, Felipe Duarte, ricardo duarte, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.