Tutorial ShaderMap da versão free

Tutorial ShaderMap da versão free

Ver tutorial

Por: leleoteles  

Em: 16/04/2009 22:17

ae pessoal...to com uma duvida... qnd estou fazendo um material standard (sem vray ou mentalray, pra iluminação fake) como devo colocar o mapa de displace? pq toda vez q eu coloco no canal de displace do material ele acaba entortando tudo criando uns relevos mto fortes no piso todo por exemplo... tem algum modo de aplicar o displace pra que fique correto? vlw (pra texturização sou uma negação heheh)
Ow simplaesmente sensasional esse programinha e valeu ai pelo tutorial
portfólio: http://www.behance.net/rene123
"lawless" disse: ae pessoal...to com uma duvida... qnd estou fazendo um material standard (sem vray ou mentalray, pra iluminação fake) como devo colocar o mapa de displace? pq toda vez q eu coloco no canal de displace do material ele acaba entortando tudo criando uns relevos mto fortes no piso todo por exemplo... tem algum modo de aplicar o displace pra que fique correto? vlw (pra texturização sou uma negação heheh)
Caro colega lawless, na verdade esse mapa deve ser usado no modificar Displacement, mas para isso vc tem que mapear o objeto antes, aqui na 3D1 tem um belo tutorial produzido pelo nosso amigo Alexandre Longo, acho que irá te ajudar. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=18866 cesarfg: eh idéia mesmo... =] ahhhh os mapas caem bem também para modelagem LowPoly!! =] Rene: que bom que tenha gostado, e principalmente ajudado!! vlw Grande Abraço
vlw leleoteles no caso nao to usando vray mas pra usar o displace default do max eu preciso de uma malha hi poly pra poder mapear e colocar o displace funcionando né....a menos q sejam detalhes de ondulações bem grandes...mas como gostaria de fazer pedrinhas precisaria de uma malha com mto poligono pra funcionar blz... vlw...mto louco o programinha.... parabens pelo topico
lawless: entao cara esse modificador do max não eh bom cara, tente o usar o recurso de algum renderizador emsm pq o resultado eh bem melhor, no teste q eu fiz acima se fosse com o modificador padrão do max ia ficar uma porcaria...
lawless é como o cesarfg falou, se eu fosse vc passaram a usar algum render do tipow Vray ou MR pra fazer esse tipow de trabalho. Veja as imagens de cretz e do cesarfg... o displaciment se comporta perfeitamento com o mapa (parece até que as as pedrinhas foram modeladas...rsrsrsrs)
cesarfg Obrigado cara... é uma cena bem simples mesmo... mas me diz qual render vc usou? eu fiz os teste com MR e VR...
cretz: foi Mental mesmo cara...nem sei usar vray :p mas sabe uma coisa q eu vejo no vray q acho dificil fazer no MR? o sistema de daylight deles sempre deixa as cores mais "agradaveis" com aquele tom azulado q tem no seu render...pode ateh nao ser real mas fica mais bonito...na vdd pra fazer isso no mr te q mecher na cor do MRsky ou mudar o white point da exposição...naturalmente sem mduar nada fica como no meu render... mas ai tb agente resolve isso na pós...sem problemas :) leleoteles e lawless: mas vejam q nesse meu exemplo os planes q usei pro chao e pro muro estão beeeeeeeeem segmentados mesmo...alem disso tem q ver as propriedades de subdivisão global q nesse caso nao alterei...mas na vdd displacement é conjunto disso tudo...shader, segmentos do objeto e propriedades de subdivisão global...obviamente q cv ainda pode pedir para determinados objetos nao usarem as opções globais mas de modo geral eh isso estou pensando em continuar mechendo nessa cena de teste pra ir testando mais recursos e usá-la como exemplo...quem sabe uma arvore, uma parte de grama, uma parte de chao de madeira uma borda de piscina ai a cena fica show eh tudo com normal map!!! =D abraço
O mapa de AO melhora os detalhes da textura na composição do material com o composite do max 2009. Vc coloca o mapa composite no diffuse com dois canais, em um vc coloca a textura e no outro o mapa de AO. Com o multiply você mistura os dois e o AO faz a textura ter mais detalhes.
UERJ
Poxa Robson nao tinha pensado nisso... mas vale a pena tentar... entao cesarfg, esse azulado que sai na imagem em certos casos fica legal, mas prejudica muito quando ele se mistura com as sombras... se vc observar vai ver que no real as sombras sao "tons de cinzas" bem escuro, isso no MR, mas tem como vc fazer isso como o vray para as sombras ficar bem escuras, é so NAO mudar as setagem do vrSun e nem da camera fisica do vray... (dica valiosa) nao precisa mexer em parametro nenhum...(isso so pra camera do vray e pra luz viu?) a setagem de render é outra... :)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707124.

Total de membros registrados: 134886

Últimos membros registrados: Gu12, Bales, Fitspressoaustral, williamgueroa, 3010@Junior, Knkuro026, joaoddt, Guifaleta.

Usuário(s) on-line na última hora: 745, sendo 17 membro(s) e 728 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigosouza3D, Hot, Fabio Catelleno, gago, proj.evandro, Victor Mendonça, clastac, Abilio, WinterPT, magster, JMDesign, Vladis, Willmitnick, Adalberto Rocha, Renatto, Pedro Juliato, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.