Tutorial ShaderMap da versão free

Tutorial ShaderMap da versão free

Ver tutorial

Por: leleoteles  

Em: 16/04/2009 22:17

Graaaaaaaaaaaaande contribuição!!! nossa, eu tava aqui me batendo pra fazer uma textura de pedra palito, n ficava bom, já tava desistindo, com esse programa meu problema foi resolvido!!!!!!!!!! ficou perfeito!!!! Muito obrigado!!
\"Lembre-se sempre, mares calmos nunca formam bons marinheiros...\" MAX 2013 VRAY 2.0 RT
cesarfg e freenando: vlw pelos testes, acho importante pois ajuda muito a galera, principalmente aos iniciantes. =] Siuba: Aê cara vlw mesmo...posta aê seu teste sim!! gullart: Vlw cara!! espero q o ajude f.paolo: Vlw cara, que bom que foi util para vc, fico feliz!! B.3CK: aÊ cara vc olhou direito o a linha de comando se ta ok mesmo?? posta a imagem ai pra gente ver se resolvemos teu problema. Grande Abraço a todos
opa parabensW!!!!! grande abraçoo
\"Todo homem é o arquiteto de seu próprio destino.\"
http://rodrigolunardi.blogspot.com/
Cara, pra mim que sou programador, trabalhar com linhas de comando é "fixinha"... Não experimentei ainda o programa, mas pelos comentários feitos, resolvi baixar (tô usando o 3DS Max 2010 registrado! - Valeu...
opa otimo tuto. :) so que infelizmente como sou novato no assunto nao sei onde devo adicionar as devidas texturas. se puderem me ajudar ficarei grato :oops:
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) TS_Taciano: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua pergunta não precisa se envergonhar em perguntar nada, pode ficar a vontade para fazer qualquer tipo de pergunta, todos nós estamos aqui para aprender, eu aprendo muito com o site e com todos os leitores todo santo dia. Sobre a sua pegunta, vc tem que carregar as texturas sempre em "/C" para o programa shadermap reconhecer as texturas, é muito importante também que o caminho das texturas tenha sido corretamente copiado e colado do bloco de notas para o visualizador do shadermap. Existem diversos programas (softwares) que fazem esse tipo de transformação de texturas, gerando texturas em ambient oclusion, normal map, specular, displacement e muitos outros, um deles também é o Crazybump, tem também um plugin DDS da N-Vidia que gera mapas de Normal Map, sem falar de alguns shaders do Mental Ray que fazem esse papel, como no site do Jan Sandstrom, com alguns shaders extras do Mental Ray. http://www.pixero.com/downloads_mr.html ( SITE JAN SANDSTROM- SHADERS EXTRAS DE MENTAL RAY) Com o shader "Composite" do 3ds Max que está disponível a partir da versão 2009 do software, vc também pode já mesclar efeitos como mesclar a textura do canal diffuse com mapa de ambient oclusion, ok?? o ambient oclusion deixa a textura bem mais realista. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços e boa sorte. __________________________ [i:1620ae722d]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:1620ae722d]
galera eu não consegui por favor me ajudem, quando eu coloco o arquivo .bat para rodar, informa que a linha shadermap.exe não foi encontrado (essa parte esta na segunda linha), não sei o que fazer alguem tem dica?
obrigado
Lutar e Vencer, Render-se Jamais!
Boa noite
Segue os passos, mas não deu certo veja o erro!!
Oi Vander, tudo bem?

Antigamente a versão Free do Shader Map não tinha interface e dependia da linha de comando.
Mas o Shader Map 4 gratuito já tem interface gráfica normal e não precisa mais da linha de comando.

Você pode abrir o programa normalmente clicando no ícone que ele cria no Desktop e vai aparecer a tela mostrada na imagem em anexo.
Assim que ele abre tem uma pastinha para clicar e escolher a imagem, dai já aparece igual na imagem com os mapas gerados e o exemplo em 3D.
Os ajustes ficam nos quadros laterais.

Não sei se ainda funciona o esquema da linha de comando, mas se funcionar, você terá que apontar para onde estiver o arquivo Shadermap.exe.

Note na primeira linha da imagem que enviou, está mostrando que quando tentou entrar no diretório do Shader Map, ele já não encontrou, então, desprezou o comando, pode ser porque usou duas barras invertidas depois do Arquivos de Programas.

O arquivo Shadermap.exe do Shader Map 4 fica na pasta Bin dentro da pasta onde instalou o programa, então, vai estar no caminho: C:\\Arquivos de Programas\Shader Map 4\bin\ShaderMap.exe

Mas não vale a pena usar por linha de comando se agora pode usar pela interface.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi André, blza....
É, realmente não precisa linha de comando, neste caso seria somente para automatizar o processo

Sobre as linhas de comando, até conseguir usando seguinte comando...

CD \"C:\Program Files\ShaderMap 4\bin"
"C:\Program Files\ShaderMap 4\bin\ShaderMap.exe" 

START /WAIT shadermap.exe cdiff \"C:\\tutorial3d1\\pedra.jpg\" -disp (60,100,12,xy) -norm (100,200,xy,0) -ambo (100,10,10,35,25,0,xy) -spec (100,-50,52,xy) -v  

...porem, abriu somente o programa não processa a imagem.


Se temos o interface agora não há necessidade de linha de comando.

Abraço e obrigado pela atenção!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707699.

Total de membros registrados: 135307

Últimos membros registrados: nivialps, Jose10, amanda.goulart, Timothy, bdsantha, Faith, Lukasmiranda00, ViniBoy777.

Usuário(s) on-line na última hora: 645, sendo 23 membro(s) e 622 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Le_Andro, Reinaldo Silva, 3dbp, Ronaldo Junior, amanda.goulart, claro_lima, Abilio, Leonardo, nivialps, renaz, emersonforentin, Thiago, look, Roberto Trevelin, alej0, Alex Bastos , Jose10, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, Roberto Movanni, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.