Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

marcio.alain   Curitiba - PA
prata   Brasil - SP
Luiz   São Paulo - SP
Leandro   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

fejao   São Bernardo / SP / Brasi
Robison915   esteio - AC
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
diego ribeiro   sao luis - ma - MA

Tutorial > Grama com hair and fur

Grama com hair and fur

Ver tutorial

Por: Rodrigo P S  

Em: 18/03/2010 20:43

Oi pr0digyo, realmente se voce usar o buffer nao vai ter manchas, mas tambem nao tera sombras usando o mr PEC... Fla3D, eu estou com o max 2009 sp2... vou por a cena para download, depois posto o link aqui.... Nas cenas que voces fizeram, tentem pod uma inclinaçao na sun e algum objeto que gere uma boa area de sompra para dar uma olhada se realmente isso nao ocorre com voces. Ate mais!
http://www.panorama4d.com.br/Grama HF2.max A cena para download...
panorama4D, Uma forma que encontrei pra melhorar as manchas usando o mr prim foi usar iluminação auxiliar nas areas onde esta acontecendo esses defeitos... Eu acredito que essas manchas deve ser um bug do mr prim. Quando vc usa por exemplo uma portal light em cima, a mancha some, mas seria bom não usar de subterfugios para resolver tal problema.
Vixe! A resposta é fácil. FG pena pra sombrear detalhes muito pequenos usando só luz indireta, Precisa de valores altos de FG e dai o tempo vai na lua ou então usar photons que tb sobe o tempo em externas. Se em vez da skylight ou mrsky botar uma luz direta pra ajudar na iluminação da parte sombreada acaba o problema!!! Com luz indireta vai penar para tirar as manchas e o render vai demorar d+. Olha meus testes, o primeiro com pouca sombra quase não dá problema. O segundo com mais sombra aparece o problema. O terceiro com FG medium e interpolate 100 diminui as manchas mas sobe muito o tempo. Se por FG high acho que fica bom, mas vai demorar uma eternidade É mais fácil e mais rápido por uma luz direta fraca iluminando a sombra.
pr0digyo, se trocar pra buffer acaba com tudo meu! Ai não tem mais sombra, não tem GI nem nada meu! Buffer é efeito de pós, não tá na cena 3D!!! Não vai ter o mesmo resultado. É só iluminar direito sabendo o que é difícil pro FG que resolve o problema. Vou fazer um teste com a luz fraca que falei na mensagem anterior pra mostrar.
Partindo da observaçao feita pelo nosso companheiro Rodrigo P S, agora testei iluminando com uma tecnica que ha muito nao usava, mas que eu sempre gostei muito... skydome... e o resulatado foi uma grande melhora nas manchas.
Panorama, olha a diferença que deu no meu teste usando uma luz direta para iluminar a parte em sombra. Não deu nenhuma mancha e o tempo de render foi muito baixo, igual as primeiras imagens do tutorial, porque está com o preset draft. No teste que fiz na última mensagem aumentando a qualidade do FG ainda apareceu umas manchas e o tempo de render subiu muito. O melhor jeito é iluminar as sombras com luz direta!
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) Ai pessoal, Parabéns pelo ótimo tópico sobre Hair and fur, ficou muito bom mesmo as explicações do nosso amigo e colaborador "Rodrigo P S". O seu tutorial ficou ótimo cara, o hair and fur realmente melhora muito com mr prim e não com buffer. O buffer habilitado no hair and fur, é só resultado para pós-edição, ele realmente não está na cena 3d. Parabéns pelo seu ótimo tutorial e meus Parabéns por compartilhar conosco seu conhecimento. ;) panorama4D: ai cara!! tudo bem?? Parabéns pelo seu ótimo teste, realmente a segunda imagem ficou com bem menos manchas. As sombras do hair and fur realmente tem que serem iluminadas com luz direta. Gostei muito dos seus testes de render. Um grande abraço a todos e Parabéns por este maravilhoso tópico. __________________________ [i:a2ba3f830d]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:a2ba3f830d]
Vlw Danilo! Vou fazer um de quiosque.
Parabêns pelo tutorial. Mi ajudou de mais, achei muito 10 sua tecnica, vou usar na minha proxima cena com um gramado. FLW

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138518

Últimos membros registrados: Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 1398, sendo 18 membro(s) e 1380 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Adalberto Rocha, HALTTEMBERG, Eduardo Ramos, Anderson Miguel, Gabriel.C, sandrosp5, marcelo de moraes, Pedro Juliato, Duda, Ronaldo, Paulo Rodrigues Lima, Ricardo Paranhos, Eber.Silva, Frederico Wagner N. R., Luis Antonio, Fernando Cunha, Osires Mathoso, Diego Dneo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.