Lista de atalhos do Hot Key Map

Por: Leandrus  

Em: 02/01/2007 15:35

Opa Galera, em um tópico em q o Tyco perguntava sobre o Adaptive Degradation e um bug q deu no max dele, eu fiz uma lista de atalhos do MAX pra quem ainda nao conhece mtos ou nem todos, e o André me disse q seria melhor colocar essa lista aki. Aproveitando queria colocar o link do tópico dele, pq a dúvida dele n foi totalmente respondida ainda http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=18818 Bom, ai está a lista(um pouco modificada, pq alguns dos atalhos q e havia colocado eu sabia pra q servia, mas o André e o aeduardob nos ajudaram): 1- Apertando G vc escolhe se quer Grid ou n 2- T,U, P, F, L e B servem para as vistas TOP, USER(PERSPECTIVA ISOMÉTRICA), PERSPECTIVA(CÔNICA), FRONTAL, VISTA ESQUERDA(LEFT VIEW) E VISTA DE BAIXO (BOTTOM VIEW) 3- Z dá um close no objeto selecionado ou na cena toda qndo n há nada selecionado 4- X faz o Gizmo(creio q qualquer Gizmo) sumir ou aparecer 5- Para aumentar ou diminuir o Gizmo vc deve apertar os botões de + ou - 6- V aparece uma janela Pop-Up mostrando uma lista todas as viewports para vc escolher 7- C vai direto para vista da(s) Câmera(s), caso tenha mais de 1 aparece uma janela para q vc escolha a câmera q vc quer ver 8- N liga o botão AutoKey 9- M vai para o Material Editor 10- O botão 8 te leva para a janela de Environment e Effects 11- O botão 6 te leva para o Particle View 12- O botão 9 te leva ao Render Scene - Advanced Lighting 13- O botão 0 te leva ao Render To Texture 14- F9 renderiza a cena 15- F10 vai para Render Scene - Common 16- F5, F6, F7 escolhem entre os eixos X, Y e Z respectivamente 17- F8 escolhe os eixos XY ao mesmo tempo(Para vc ver isso clique com o botão direito do mouse na barra de ferramentas superior e ligue a opção Axis Constraints) 18- Os botões < e > "andam" pela seqüência de frames e o botão ";" da play 19- Ah, S liga o Snap 20- D - Disabled, n sei o q é isso (Ainda) Gostaria q alguém entrasse aki e nos explicasse o André explicou isso: "O D desabilita uma Viewport, é útil quando está trabalhando numa cena muito pesada para a sua máquina, então, quando vai mover qualquer coisa demora até atualizar em todas as 4 vistas, você pode desabilitar algumas e deixar habbilitada só a que estiver trabalhando no momento. As viewports desabilitadas não serão atualizadas até que você selecione ela. " e o aeduardob completou: (...)"quando voce apertar D, do lado do nome da View lá em cima (ex: Perspective) fica um /Disabled e no meio da view fica um <<INACTIVE>>. Caso apareça isso sem querer na sua cena é so apertar D novamente =]." 21- H - Select Objects by name 22- Barra de espaço - Selection Lock Toggle 23- CTRL+ALT e Botão do Meio(Mouse) - Zoom 24- Shift e MOVE em um objeto- Copiar 25- O J faz algo q n entendi a necessidade O André tb explicou isso: "O J liga e desliga o Brackets, que são indicadores que um objeto está selecionado. Com ele ligado aparecerá na Viewport Perspective umas arestas ao redor do objeto selecionado, ajudando a identificar a seleção." 26- A liga o Snap de ângulo 27- I centraliza a cena no cursor 28- O - Adaptive Degradation 29- F3- Modo Wire Bom, é isso, se alguém conhece mais atalhos, gostariamos q postassem aki. Flw
bom a maioria deve saber mas já q vc n postou eu coloco aqui =P 30. "Q" ativa a ferramenta seleção simples e caso clicada mais de uma vez muda o estilo da seleçâo quando se arrasta o mouse 31. "W" ativa a ferramenta select and move 32. "E" atuva a ferramenta select and rotate 33. "R" ativa a ferramenta select and scale e com mais de um clique muda entre os estilos diferentes de scale
Uns atalhos legais que eu configurei foi: ALT ´ = hide selection ALT [ = hise unselected ALT ] = unhide all também legal seria fazer algo parecido com freeze
Participe da campanha "Um wiki para este site!" : http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=29545
Po, gostei do ALT ', mas os outros achei meio "longes", eu gosto de atalhos q só precisem de 1 mão. É mais dinâmico =P
como faz pra ar zooom na time line?
Olá 3Designer, tudo bem? Esse esquema de zoom na time-line é bem legal. Faz assim: - Você irá pressionar ao mesmo tempo as teclas Ctrl + Alt e -> segurar o clique do botão esquerdo do mouse sobre a time-line para arrastar a time-line para esquerda/direita (em direção ao frame inicial) -> segurar o clique do botão direito do mouse sobre a time-line para arrastar a time-line para direita/esquerda (em direção ao frame final)
Sergio Feitosa
muito legal esse topico q o feitosa me indicou..bem util
http://justsitback.deviantart.com/?t...ldezz/28626410
http://vhalldez.cgsociety.org/gallery
Muito útil mesmo. Não esquecendo de agradecer a paciência do Leandrus por ter escrito o texto. Abraço e sucesso, Ricardo Montes
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
Não sei se é muito útil mas.... shift + G = Hiide Geometry shift + S = Hide Shapes shift + L = Hide Lights shift + H = Hide Helpers shift + C = Hide Cameras shift + P = Hide Particles Ctrl + L = Liga e desliga a default light na viewport Abraços!
Muito bom esse tópico, mas eu queria saber como usar atalhos para manejar a barra de frames. Eu vi num vídeo que o cara movia a barra de frames para ficar só na parte que estava animando, começava no quadro 500 e ia até o 700, depois ele movia o mouse na barra e voltava a ficar a partir do zero. Como faz isso?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710361.

Total de membros registrados: 137784

Últimos membros registrados: fernandadias371, Tomasleal-, moilveira, Jandir , ivonei.energia, JoaoMartins, victormartinsc, jvmagalhaes.

Usuário(s) on-line na última hora: 505, sendo 26 membro(s) e 479 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JMDesign, Ronaldo, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Gabriel.C, magster, Carlos E. Nogueira, Le_Andro, Ricardo Paranhos, Luana Chen, Sergio1987, Tomasleal-, pnetos, moilveira, nandao, Duda, fernandadias371, Baldo, Joao Barreto, Carla Franco, TadeuB79, Daniel Monteiro, KESLEY1SANTOS, NunoGarcia, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.