Opa Galera, em um tópico em q o Tyco perguntava sobre o Adaptive Degradation e um bug q deu no max dele, eu fiz uma lista de atalhos do MAX pra quem ainda nao conhece mtos ou nem todos, e o André me disse q seria melhor colocar essa lista aki.
Aproveitando queria colocar o link do tópico dele, pq a dúvida dele n foi totalmente respondida ainda
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=18818
Bom, ai está a lista(um pouco modificada, pq alguns dos atalhos q e havia colocado eu sabia pra q servia, mas o André e o aeduardob nos ajudaram):
1- Apertando G vc escolhe se quer Grid ou n
2- T,U, P, F, L e B servem para as vistas TOP, USER(PERSPECTIVA ISOMÉTRICA), PERSPECTIVA(CÔNICA), FRONTAL, VISTA ESQUERDA(LEFT VIEW) E VISTA DE BAIXO (BOTTOM VIEW)
3- Z dá um close no objeto selecionado ou na cena toda qndo n há nada selecionado
4- X faz o Gizmo(creio q qualquer Gizmo) sumir ou aparecer
5- Para aumentar ou diminuir o Gizmo vc deve apertar os botões de + ou -
6- V aparece uma janela Pop-Up mostrando uma lista todas as viewports para vc escolher
7- C vai direto para vista da(s) Câmera(s), caso tenha mais de 1 aparece uma janela para q vc escolha a câmera q vc quer ver
8- N liga o botão AutoKey
9- M vai para o Material Editor
10- O botão 8 te leva para a janela de Environment e Effects
11- O botão 6 te leva para o Particle View
12- O botão 9 te leva ao Render Scene - Advanced Lighting
13- O botão 0 te leva ao Render To Texture
14- F9 renderiza a cena
15- F10 vai para Render Scene - Common
16- F5, F6, F7 escolhem entre os eixos X, Y e Z respectivamente
17- F8 escolhe os eixos XY ao mesmo tempo(Para vc ver isso clique com o botão direito do mouse na barra de ferramentas superior e ligue a opção Axis Constraints)
18- Os botões < e > "andam" pela seqüência de frames e o botão ";" da play
19- Ah, S liga o Snap
20- D - Disabled, n sei o q é isso (Ainda) Gostaria q alguém entrasse aki e nos explicasse
o André explicou isso:
"O D desabilita uma Viewport, é útil quando está trabalhando numa cena muito pesada para a sua máquina, então, quando vai mover qualquer coisa demora até atualizar em todas as 4 vistas, você pode desabilitar algumas e deixar habbilitada só a que estiver trabalhando no momento.
As viewports desabilitadas não serão atualizadas até que você selecione ela. "
e o aeduardob completou:
(...)"quando voce apertar D, do lado do nome da View lá em cima (ex: Perspective) fica um /Disabled e no meio da view fica um <<INACTIVE>>. Caso apareça isso sem querer na sua cena é so apertar D novamente =]."
21- H - Select Objects by name
22- Barra de espaço - Selection Lock Toggle
23- CTRL+ALT e Botão do Meio(Mouse) - Zoom
24- Shift e MOVE em um objeto- Copiar
25- O J faz algo q n entendi a necessidade
O André tb explicou isso:
"O J liga e desliga o Brackets, que são indicadores que um objeto está selecionado.
Com ele ligado aparecerá na Viewport Perspective umas arestas ao redor do objeto selecionado, ajudando a identificar a seleção."
26- A liga o Snap de ângulo
27- I centraliza a cena no cursor
28- O - Adaptive Degradation
29- F3- Modo Wire
Bom, é isso, se alguém conhece mais atalhos, gostariamos q postassem aki.
Flw