GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

"nigel_naiguel" disse: ????????? vo esperar pela imagem mesmo!!!rsrsr vlw edson, vo tentar aqui!!! mas manda a imagem explicando ae!!! obrigado pela colaboração
Olá, Nigel! esculpa a demora da resposta (estava cheio de trabalho e sem tempo), mas vou ver se hoje faço um breve tuto para mostrá-lo como funciona essa técnica. Abraço.
Estou fazendo ele agora, mais tarde posto. Abraço.
Aí, Nigel! Um breve tutorial para mostrar como faço o skin da mão: Eu criei um cilindro para representar o dedo e criei os bones para os ossos; Criei uma animação base para verificar com está se comportando a malha; Após aplicar o Skin, vá em suas propriedades e marque a opção Vertices (só poderá habilitá-la se estiver no modo de edição de envelopes); Selecione todos os vértices, e também o primeiro envelope, e dê o valor 1,0 em Abs Effect, e veja como ficou a animação; Agora deselecione os primeiros vértices (segurando alt+seleção com botão esquerdo do mouse), selecione o segundo envelope e dê um pequeno valor em Abs Effect (geralmente 0,3 já fica legal) para que os vértices que ficaram selecionados sofram influência do segundo envelope também; Agora clique no Botão Shrink no começo das opções do Skin (ele age que nem o Botão Shrink do Editable Poly, deselecionando os vértices gradativamente) e dê um valor um pouco maior em Abs Effect; Logo após, clique no botão Shrink de novo e dê o valor total 1,0 para os vértices restantes; Faça o mesmo para os vértices seguintes, mas agora apenas com os envelopes do meio e do final do dedo; Agora é só configurar os vértices que se encontram entre um envelope e outro, dando um valor diferente em Abs Effect. Use a animação pré-gravada para visualizar o comportamento da malha; Não tem problema dos vértices se encontrarem um pouco, pois quando aplicarmos um modificador para suavizar a malha ela se comportará como desejamos (essa é uma técnica muito usada para modelagem low poly. Esta é a forma que considero ideal para configurar os envelopes dos dedos, ou até mesmo de qualquer outra parte que exija mais cuidados. Abraço.
Oi gente, tudo bem? Primeiramente parabéns a esse grupo que há anos vem ajudando pessoas e formando um grande grupo. Eu sou Juarez, novato no 3D e admirador do 3D1. Sem dúvidas é o site mais completo e amistoso que temos por aí. Fiquei sabendo sobre esse grupo de estudos através de outro usuário, depois que postei meu primeiro personagem aqui no fórum. Aqui tem renders dele: ttp://www.flickr.com/photos/30642827@N03/4949462108/ Quero muito participar do grupo e realmente lamento não ter sabido quando estava modelando, pois tive problemas, mesmo não sendo um personagem orgânico. Bem, mas superei muitas coisas. Agora estou tentando rigga-lo para animar as pernas. Como vocês viram no flickr, ele é um canhão móvel com 4 patas tipo aranha. Consegui rigar o pistão hidráulico com o "pé", com a ajuda desse ótimo tutorial: http://www.youtube.com/watch?v=T0zhIOU3fDg&feature=related (é em inglês, mas super didático - eu fiz mesmo sem som :P) Mas não sei que técnica usar para fazer a movimentação da perna. Basicamente é o pe, a junta do meio e a outra que rotaciona junto ao "corpo" dele. A junta do meio tem que permitir as duas partes da perna irem para cima e para baixo e a junta do corpo vai 180º. Em anexo segue uma imagem esquemática de como eu imagino. Espero que entendam. Aguardo ansiosamente pelo retorno de todos. Força e Honra sempre! Juarez Menegassi
Olá, Juarez! Seja bem vindo ao Grupo. Estava viajando e quando cheguei meu modem tinha parado de funcionar, por isso a demora da resposta. Mas agora de volta com a corda toda. Sobre sua dúvida, acredito que apenas com links você já poderá conseguir resolver seu problema. Se desejar uma coisa com mais controle aí poderá usar bones, como fosse colocar em uma erna normal. Eis um tutorial bacana para estudar sobre o assunto. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15050
Edson, muito obrigado por responder. Como ninguém falou nada, pensei que tivesse chegado tarde e o grupo tivesse sido desfeito :P Cara, eu tinha conseguido já riggar o robô. Se eu mexo o corpo as pernas se movem de acordo com o hi solver que eu botei. Agora tenho que ver - aí talvez o tutorial que vc me passou possa ajudar, embora eu ja tenha tentado fazê-lo anteriormente e dado errado - como fazer para que a malha dos pes não invada a perna e preciso tbm definir como as pernas vao se mexer, baseado no eixo de rotaçao central....preciso que elas possam dobrar tanto em V (pra baixo), como ^ (pra cima), entendeu? Bom, vou la ver o tutorial. Valeu brother
www.juarezmenegassi.com @juarezmenegassi
Ah, mais uma coisa: Quando tentei o mesmo tutorial que você me recomendou - há algumas semanas - eu baixei os arquivos e tudo mais, quando0 eu aplicava o hd solver no bone das pernas, ele retorcia todo e não aparecia nenhum parâmetro para alterar isso. Você imagina o que pode ser? Abraço, Juarez Menegassi
"Juarez Menegassi" disse: Ah, mais uma coisa: Quando tentei o mesmo tutorial que você me recomendou - há algumas semanas - eu baixei os arquivos e tudo mais, quando0 eu aplicava o hd solver no bone das pernas, ele retorcia todo e não aparecia nenhum parâmetro para alterar isso. Você imagina o que pode ser? Abraço, Juarez Menegassi
Temos que ter muito cuidado na hora de fazermos um RIG. Geralmente se você fizer um link à um objeto que foi alterado através da ferramenta Scale vão acontecer esses tipos de erros. Portanto, terá que desfazer o link para ver se volta ao normal, caso contrário, nos casos mais complexos teria que refazer o RIG da área.
Eae Edson Eu descobri ontem através daquele tutorial que você me indicou como se restringe a movimentação e rotação dos bones. É bem fácil, mas deve-se usar o HD Solver e não o HI Solver - pq o HD tem aqueles controladores que se moldam conforme as restrições q vc coloca, certo? O problema foi quando eu fui estudar os controladores de movimento...nossa senhora, aquilo sim foi difícil....eu acompanhei o tutorial da Wire Parameters da 3d1 e não rolou direito. Mas vamos uma coisa de cada vez. Forte abraço ae brother, valeu muito pela atenção!
"murcegão" disse: segue complemento do meu personagem, vou rigar ele agora e depois envelopar!!! ficou simples ele pra num pesar no render...
Primeiro parabéns pela modelagem, muito bacana. Gostaria de saber aonde você aprendeu a modelar dessa forma ? caso você tenha algum material e puder compartilhar agradeço. [email protected] Abraços.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142964

Últimos membros registrados: CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM.

Usuário(s) on-line na última hora: 460

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.