GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

Marcelo Guarrata e rodrigodeangelis sejam muito bem vindos a este Grupo de Estudos. Nunca é tarde para começar a estudar conosco aqui. É só ir postando os seus progressos e dúvidas que o pessoal irá tentar ajudar.
Sergio Feitosa
Sejam bem vindos ao grupo!!! como o Feitosa comentou... "Nunca é tarde para começar a estudar conosco". bem legais os modelos de vcs!!! vão postando as progressões aí que na medida do possível a galera vai tentando esclarecer as duvidas!! Abraço!!
aí galera!! eu estava dando uma estudada em animação de personagem novamente e pintou a duvida!! pra que serve Dummy? e aonde usa-lo? no primeiro modelo que fiz não usei!! vou tentar usar nesse agora!! Abraço a todos!!
Olá naomeescrevaa1, tudo bem? O Dummy é apenas um objeto auxiliar. Normalmente ele é utilizado como objeto linkado a outro para receber as animações. Imagine a seguinte situação: Você cria toda a animação do seu personagem diretamente nos Bones ou nos IkChain. A dificuldade em selecionar e ajustar alguma animação diretamente nesses objetos é grande. Quando você linka o bone ou o IKChain no Dummy, você terá mais facilidade em selecionar o Dummy (ao invés do bone ou do IKChain), já que o Dummy não estará dentro do seu personagem, como estarão o Bone e o IKChain. E ainda é possível associar os movimentos de vários objetos ao movimento de um único Dummy, através dos Controllers, ou seja, você animará apenas um objeto (o Dummy) e vários outros objetos se moverão automaticamente.
Sergio Feitosa
Olá pessoal tudo bom? Apesar de não estar postando nada aqui no gurpo de estudo estou sempre acompanhando e quero parabenizar a todos pelos resultados já alcançados! Vi a evolução q trouxe todos aqui e claro agradeço a vc tbm pois isso aqui está uma verdadeira aula. O que vim dizer é sobre algo que pode parecer bobo e óbvio, mas é crucial e vejo que muitos de vcs estão tendo problemas com isso. Para se fazer um personagem 3D é preciso algo mais que habilidade, conhecimento e talento. É necessário planejamento! Primeiro você deve pensar no personagem, até aí fácil. Depois é bom vc fazer um rabisco/esboço/sketch sobre como ele vai ser (fácil pra vocês). Ai você vai modelar... O planejamento deve começar a ser mais detalhado aqui. É que como modelador, vc deve pensar como animador, e fazer a malha de acordo com o que você precisa. Onde precisar dobrar a malha deverá ter mais edges(arestas). Partes que não irão dobrar por exemplo, não precisam de tantos edges. Porisso num é tão necessário tantos edges na nuca de um personagem. Eu recomendo também... e atenção isso é uma questão de gosto, fazer o próprio esqueleto do personagem. o Motivo é simples: você terá masi controles sobre o que vc criou do que sobre um padrão. Espero que isso tenha ajudado quem ta começando... e relembrado quem ta treinando. Abraço grande a vocês!
Caramba, a galera aqui é boa mesmo ^^ Bom eu comecei a modelar esse hoje, nunca tinha feito um boneco ou personagem organico antes, bem como essa estrutura de bones e Rig, mas tentei fazer um carinha, vou chamar ele de Sem rosto. ^^ Espero que gostem, vou ver se consigo arrumar aqueles Edge Loops que eu nem sei o que são, e também o encontro das juntas pra não ficar deformado. Flws! :)
Calma pô! To aprendendo ainda ^__^
Fala Renan Torres blz!! bem vindo ao grupo!!! Como o Tomodachi comentou, primeiramente vc precisa ter um esboço do seu perçonagem!! ou seja, cria-lo primiro no papel, e de pois modelar!! tipo um projeto!! primeiro se projeta depois se executa!! Vc aplica os Edge Loops praticamente em todas as areas dobravel do seu personagem!! tipo cotuvelos, joelhos, as articulações dos dedos etc... da uma olhada nesse site que sempre recomendo pra que esta iniciando em animação de personagem, não é o b-a-ba mais se acompanhar direitinho vc entende!! Abraço!! e firmeza aí!!!
[Fala pessoal ! :D bom tambem estou acompanhando esse grupo de estudo ! e iniciando na animaçao de personagens ! ate entao so mexia com modelagem ! modelei um Cachorro robo, depois coloco a imagem dele por aqui ! mas ainda nao tenho noçao da melhor forma de começar ...... :(:( se é com Bones , Biped e etc... estou procurando entender qual o melhor caminho :seila:
Beleza, Tomodachi! Gostei da mensagem, boa contribuição! Allansbass, para iniciantes acredito ser mais eficaz o Biped, por já vir pronto necessitando apenas da edição e envelopamento no personagem! Utilizar bones te dará mais liberdade na animação, mas para configurar terá que ter um pouco mais de conhecimento! Beleza, naomeescrevaa1, seus modelos estão muito bons, só falta a animação! Renan Torres, mostra um wire do seu personagem que na medida do possível a galera comenta! Abraços a todos!
Aí, galera! Resolvi animar um personagem que fiz para o Contest da UNIDEV! Aqui está ele: Aqui está ele na imagem antiga! Não vou parar de mexer no outro não, apenas resolvi dá uma incrementada nesse! Abraços!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142964

Últimos membros registrados: CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM.

Usuário(s) on-line na última hora: 343

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.