GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

Olá Mega_Therion, tudo bem? Se você está começando os seus estudos agora, então é muito importante a utilização de Gabaritos, para você entender bem a idéia de proporção e localização dos detalhes. Outro detalhe muito importante é a utilização da técnica Edge Loop que permite ajustar a sua malha de forma que as deformações ocorridas na animação sejam as mais reais possíveis. A minha sugestão é que você use um gabarito para este primeiro exemplo e estude o artigo sobre Edge Loop indicado no primeiro post deste Grupo de Estudo.
Sergio Feitosa
O problema Feitosa, eh q os gabaritos, realmente me confundem! Qnd eh apenas uma imagem como referencia, ainda é de boa, mas aki no caso teria q usar duas uma de frente e outra de perfil... e tb não consegui encontrar nenhum gabarito neste estilo pra usar como referencia, tenho mts img de personagens em 2D q poderia usar como referencia no MAX, mas tão todas com pose, e não numa posição ideal para se modelar! Acho q vou usar o gabarito da Joana d' Arc mesmo pelo menos pro corpo. Ou então desenhar o meu! Qnt a malha eu sempre me esqueço de tomar cuidado... Eh que a principio, eu não ia animar. Mas já q vou entrar nessa então é melhor fazer bem feito. Mesmo q eu não vá animar agora, pelo menos eu tenho um personagem "funcional" para uma futura animação! Agora se tiver tudo configurado certinho. malha, bones, rigs facial etc... dá pra fazer uma animaçãozinha "perfeita" mesmo fazendo tudo quadro a quadro, ou isso só é possível com Motion Capture? E provavelmente impossível para um "rales" mortal estudante de CG como eu :D
Olá Mega_Therion, tudo bem? O ideal é que você se acostume a trabalhar com os Gabaritos que ajudam muito, principalmente no início dos estudos. Com experiência, você já consegue modelar corretamente sem os gabaritos. Animação de Personagens para mero mortais como nós, é feita na mão mesmo, sem sistemas de Motion Capture que custam uma fortuna... No primeiro post desse grupo de estudo, existem diversos links para tutoriais que explicam como criar um bom RIG para o seu personagem, além de explicarem algumas técnicas de animação de personagens que podem ser executadas em qualquer computador, já que são técnicas e não ferramentas pesadas.
Sergio Feitosa
Vlw a dica Feitosa... Mega_Therion... manda ver, pega uns tutos de modelagem e pratica, só praticando que a gente pega a manha...;-)... este é um link p/ um ótimo video tutorial de modelagem de personagem (p/ baixar é só clicar em DOWNLOAD), me ajudou um monte: http://3dquakers1.com/webroot5/download.php?det=14 Este é meu personagem com os bones... continuo o trabalho! Abraço a todos... Don´t worry, be happy... :D
Pessoal queria uma ajudinha com as maos, alguem sabe algum tutorial bom ou tem dicas boas pra modelagem de maos cartoon? mais bem simples mais q possam ser animadas com qualidade depois.. se alguem souber ajuda ai,.. essas sao as q eu tava fazendo.. nao to satisfeito com resultado.. tao meio podres demais huahue
Olá, Gustavoo3! Esse tuto chega próximo do que quer: http://www.amazzing.com/tutor11.htm mas acredito que com essa malha que já está você já conseguirá dar uma melhorada, até mesmo se baseando no tutorial! Mameluco, está ficando legal seu rig, mas você tem que colocar os bones nod locais exatos para uma rotação adequada, tipo, o bone do fêmur deveria estar mais centralizados na malha das pernas! Fazendo isso terá menos dificuldades em animar essa parte do corpo! Abraços!
Ae Edson, tava mesmo com dúvida sobre este bone (fêmur), escolhi deixar ele desalinhado com a malha p/ não deixar ele desalinhado com o outro bone da perna, acho que assim como está o movimento ficará mais real, se desalinhar ele com o outro bone o movimento pode ficar estranho... o que tu acha? Abraço... Don´t worry, be happy... :D
Ae pessoal, Edson, ainda espero tua opinião sobre o bone do fêmur, mas já to fazendo os controladores, links, etc. Essa parte tá quase pronta, to seguindo o tuto animação de personagem do site www.escultopintura.com.br, mas to com uma dúvida sobre o controlador da cauda, como posso fazer??? Outra coisa, depois quero mostrar uns vídeos de como ficou mostrando os controladores, como posso fazer videos mostrando toda a tela do max, como já vi em diversos tutos? Vlw... Don't worry, be happy... :D
Deus do céu como eh dificil!!! Olhando os tutos parece ser tão facil modelar um personagem... mas na pratica... pelo amor de Deus... nada q eu faço da certo ¬¬ Respira fundo... começa de novo! E de novo... e de novo... E ainda por cima não saber ingles mata eu! Putz meu sonho no MAX vai indo por água a baixo... Felizmente sempre qnd vejo o videozinho do cara do meu avatar me anima um poko a continuar... Mais o coisinha dificil viu!! Ainda chego lá..
Xiii Mega, é difícil mesmo, mas é claro NUNCA é impossível! :D O mais divertido é ir modelando seu personagem, se sair errado no final, nada que uns Cuts e Delete Polygons não resolvam ^__^ O principal é ter paciência, eu estava modelando um personagem também, fiz ele rapidão, mas ficou ruim, agora comecei outro, mas como sempre estou sem tempo, vai ser difícil terminar ele =/ Aí vai uma imagem dele ^__^
Calma pô! To aprendendo ainda ^__^

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716859.

Total de membros registrados: 142966

Últimos membros registrados: RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d.

Usuário(s) on-line na última hora: 282

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.