blz Edson... vou postar aqui....
tá lá... qualquer coisa só perguntar... pois sou iniciante em animação, mas já brinquei muito com o biped com uma personagem que tinha criado e editado no velho creature creator... não ficou perfeita, mas deu pra divertir com animações e brincar um pouco no reactor.. e sempre com o biped... aparentemente é mais fácil de mecher que na criação dos bones... (isso eu ainda tenho que aprender), mas vamo que vamo...
criando pelo bibed.. vc vai editando cada membro com a ferramenta de escala... e na aba motion.. cm figure mode. vc edita se vai ter cabelos longos ou não,, qtos dedos... quantas costes.. mais automático, depois só vir ajustando com scale ao tamanho do seu personagem... apos isso tudo, aplica-se pelo physics... e dá um intialize . ele vai abrir uma janela vc seleciona tendões e ele cria uma polilinha por todo o corpo finalizando o rig.. depois só ajustas os envelopes..
abaixo está a solução que consegui para o problema que o nhucks teve
1 - de alguma forma os tendões da cabeça foram retirados e o boneco perdeu o link, no entando roda-se a cabeça e nada. todo o corpo meche normalmente.. então eu apliquei um skin para corrigir este defeito.. pois ele dá pra usar individualmente. pois se eu reaplicar o physics.. ele vai reconhecer todo o biped. e aí teria que rearrumar todos os envelopes... apliquei apenas no bone head (biped). e editei os vertices removendo todo o resto do corpo deixando a cabeça apenas.
2 - no caso da roupa, o ideal é fazer por animação...vc precisa ir em motion, seleciona o biped. e desclica a opção "figure mode". agora vc liga o animate. dá um auto key e move um pouco pra cima, pouco de nada.. pra ele criar uma chave naquele ponto, pois não está funcionando o key.. apartir daí. vc coloca a barra de tempo em 50.. e coloca todo o seu boneco na posição...depois disso. vc volta a barra para o zero e desliga o animate. seleciona a roupa a ser modificada. vai no cloth e manda simular no "SIMULATE". não dá pra usar o SIMULATE LOCAL. tem que ser o SIMULATE. para simular animação. aí vc verá o processo de deformação de acordo com a animação do biped..
tá tudo ae...
qualquer dúvida diz ae.. foi o que deu pra fazer na correria. acho que pode ajudar vc...
abraços.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg