GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

guais, agradeço muito por suas palavras, fico feliz que tenha gostado. Somos colegas em duas profissões, que coincidência massa! :D Sua sugestão é perfeita, porque somente a parte onde se encontram os olhos do verme não vão sofrer deformação. Muito obrigado, cara! Abraços!
Alma, força, paixão e trabalho.
Galera, encontrei 3 links daqui (como quase sempre acontece) que podem ajudar nessa dúvida do verme. Abraços! http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=26462 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=26462&postdays=0&postorder=asc&start=0 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=12375
Bem pessoal, como André Vieira sugeriu em um dos links que li, tentei com HD Solver. Funciona perfeitamente sim, além dessa solução excelente, eu coloquei também em Bone Tools os bones com scale, e desabilitei auto-freeze. A única coisa que não está como eu queria é que os bones não tem limitação de deformação na distância. Mas não importa, aí seria querer perfeccionismo demais...Estou satisfeito. Muito obrigado a todos. Mais tarde volto pra postar as experiências aqui. Abraço! (desculpem por ter postado muitas vezes)
Pessoal, aqui vai a sequência do teste que funcionou perfeito para a probóscide do verme: Técnica usada: SPLINE IK 1º Criei os bones como na imagem; 2º Criei uma line e apliquei SPLINE IK do primeiro ao último bone da sequência, em seguida cliquei na linha e habilitei pra aparecerem os helpers, marquei axis tripod pra aparecerem as setas verdes (facilitam a seleção do helper); 3º Fiz Skinning na malha pra testar a solução. Para movimentos laterais ou verticais, mover os helpers. 3º Seleciona-se cada bone, em Bone Tools desabilita auto-freeze, deixa scale marcado. Somente no bone da região do olho não se marca auto-freeze. 4º Quando quiser retração, move os bones na horizontal, até que eles encurtem quase ao máximo. Move no sentido inverso para retornar à posição original. Resolvido! Se alguém melhorar isso, eu agradeço por avisar. Um abraço!
coincidência muito massa andrei.... q bom q tenha conseguido resolver o problema da probóscide. eu faço alguns projetos em 3d na área de didática na faculdade, porém por aqui esta área é muito pouco compreendida mas to conseguindo avanços, em breve posto aqui um personagem q estou desenvolvendo pra educação infantil abraços
"guais" disse: coincidência muito massa andrei.... q bom q tenha conseguido resolver o problema da probóscide. eu faço alguns projetos em 3d na área de didática na faculdade, porém por aqui esta área é muito pouco compreendida mas to conseguindo avanços, em breve posto aqui um personagem q estou desenvolvendo pra educação infantil abraços
Poxa que legal guais, investir em educação é show de bola cara. Vá em frente, porque isso dá retorno, o uso desses recursos está ocorrendo cada vez mais, é uma tendência em vários nichos, inclusive em EAD. Parabéns, sucesso! E que bom que resolvi o problema da probóscide. Vai ser a mesma solução para os apêndices laterais também. Abraços!
Pessoal, está perto da finalização do rigging, até agora tudo certo. Segue aí a imagem. Bom fim de semana a todos! Valeu!
Galera, muito bacana esse Grupo de Estudo sobre animação, faz tempo que eu e um amigo meu tentamos fazer um curta mais esbarramos em algumas dificuldades, é o seguinte, já fizemos o personagem e o esqueleto (com bones e biped "CS") tudo certinho e ficou muito bom. Mais na hora de animar ta complicado, ta muito difícil de conseguir uma animação mais suave sem ficar com cara robótica, alguém teria algum tuto que ensina os macetes pra animação, sei que não existe receita de bolo mais é que esta difícil mesmo! Valeu galera, abraços...
Belutti, tudo bem? Cara, o Feitosa deu uma dica excelente de um curso traduzido da MSFX, o link está logo abaixo: http://www.geocities.com/desenhoanimadomsfx2/index2.html É perfeito o curso, tem animações em gif animado mostrando de A a Z cada etapa do processo, explica com uma riqueza de detalhes inimaginável o mundo da animação de personagens. Vale a pena estudar, isso certamente vai te dar muito mais segurança pra ir adiante no seu curta, A propósito, tá bem legal seu personagem. Boa sorte, sucesso!
Oi pessoal, acabou o processo do rigging e do skinning do verme. Agora é animar e renderizar. Não estou vendo muita necessidade de fazer uso do wiring parameters, porque o modelo do verme é muito simples, sem muitas variações na sua expressão. Quero agradecer imensamente a vcs pelo apoio que tive até aqui, 3D1 é uma escola mesmo, tenho aprendido muito mais do que ensinado. Graças a esse oásis, muita coisa boa tem acontecido na minha vida. Abraço a todos! Pessoal, em respeito aos guais, estou postando a imagem do verme "em movimento" somente com as isolines, bones, helpers e o rigging. Valeu! Obrigado por tudo.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716871.

Total de membros registrados: 142971

Últimos membros registrados: CAROL SF, EpiCooler345, VultrioxTrimmer435, ZUCORYNGlucose, paulovini0315, RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS.

Usuário(s) on-line na última hora: 390

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.