Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fabio Teles   Goiânia-GO - AC
luisgejao   campo grande - MS
ti_roc   Mauá, SP - AC
Grasiano   Campo bom - RS - RS

Portfólios Ver Mais

Johnrestos   Natal, RN
guilliaugusto   Guarulhos/SP - SP
erudger   Paulínia SP - AC
batata25   padre miguel

GRUPO DE ESTUDO: V-Ray Render

Por: Leo  

Em: 13/11/2003 01:11

E ae galera! Putz eh isso mesmo q eu quero fazer uma animação usando o v-ray mas ateh onde o Pile fez eu consegui q eh usar o add incremental, funciona certinho mas pq quando um objeto se move acaba dando bugs na imagem renderizada? Alguém sabe o q posso fazer pra q naum aconteça isso? Falow ae! T+
Veja quando o objeto se move vai dar bug porque ? Os raiod luz tentam achar o objeto, que foi calculado e ele nao esta la. Entao vai dar um erro. Imagine vc calcular o irradiance com uma bolinha vermelha em uma quina de uma sala branca e renderiza. As paredes vao assumir uma cor um pouco vermelha, agora apenas delete a bolinha e renderize denovo, a cor ligieiramente vermelha ainda deve permanecer, mas da onde vem ? Saca acho que e esse o problema, apenas eu supondo nao sei se tou certo. Alguem ai me corrige se falei bobagem.
http://www.fengel.com.br
Ctrl V: é verdade a primeira ta melhor, e n vi nenhuma diferença, tanto q da pra notar as luzes ultrapassando a parede (como o pile mostrou) em ambas imagens!
É isto mesmo Morpheus! Vamos pegar por exemplo uma bola azul e um chão branco. No primeiro frame, a bola azul está no lado esquerdo do cenário, e no útlimo frame está no lado direito. Mandamos então o Vray calcular o primeiro quadro. Ele calcula os samples e o irradiance map em relação ao primeiro quadro, ou seja, a bola na esquerda. Se você renderizar o útlimo quadro e pedir para o vray apenas adicionar os novos samples ao mesmo irradiance map, a cena realmente ficará estranha. Num mesmo frame, ou melhor, num mesmo irradiance map você terá tando as informações da bola na esquerda como na direita, entende? Já ví gente falando que tem como fazer com o Multiframe incremental, mas não sei, duvido desta técnica. Algo a mais deve ser configurado, caso contrário ficará quase a mesma coisa que utilizar o incremental add. Um workaround não muito legal é ele sempre calcular novamente o irradiance map, mais ai vai demorar como disse. Se eu descobrir algo compartilho aqui. Abraços,
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
E o que eu acho, para uma animacao com movimento dos elementos tem que calcular frame por frame, e por isso que grandes animacoes de cinemas demoram muito para renderizar mesmo com os grandes renders farms.
http://www.fengel.com.br
Fala Waching! Mas ali acredito que esteja certo no caso do Sandro porque tem uma luz batendo diretamente na parede. O problema estaria se viesse uma luz na mesma parede em que a luz principal está batendo. Nos outros casos a luz vinha da parede do fundo, neste é diferente, vem da parede da lateral. Acho que está certo, dá uma conferida :joiad:
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
É ai que está a idéia do FR Morpheus com o HyperGI. Com este sistema, os samples ficam grudados em cima da superfície dos objetos. Para este caso eu acho que eles não chamam de samples, não me lembro o nome que utilizavam para estas informações. Enfim, como os samples estão grudados no objeto, você pode movê-lo e os samples moveriam junto. A idéia deles foi excelente, pena que não aplicaram direito. Abraços,
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Hummm.... então esse lance da luz ultrapassar a parede é uma má configuração? Eu achei que era defeito do objeto... :oops: Hoje a noite vou fazer mais uns testes e quero ver se consigo consertar isso, pois se vc´s perceberem, em todas os testes que postei, a luz ultrapassa a parede. :( Agora, Pile, sua animação ficou legal! Gostei muito daquele "estouro" de luz qdo a câmera é direcionada para a parte onde não tem parede. ;) Flw proce´s! T+! :joiad:
Fala Hawf, é uma má configuração sim :) O Vray disponibiliza uma opção para ajudar neste caso, ela se chama 'Check Sample Visibility' e só pode ser usada quando você escolher Irradiance map como forma de cálculo. Dá uma olhada nesta comparação abaixo que fiz rapidinho: Ao lado esquerdo a opção desabilitada, e a direita habilitada. Não é um recurso 'habilite e seus problemas acabaram', mas ajuda um pouco. Porém, utilizar ele aumenta um pouco o tempo de render. Abraços,
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Valeu pela dica Pile! ;) Hoje vou testá-lo, tb quero mudar algumas configurações do photon map que estou usando, acho que dá pra melhorar o tempo de render. Flw! T+! :joiad:

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710369.

Total de membros registrados: 137789

Últimos membros registrados: Genevievebonds, sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview, fernandadias371, Tomasleal-, moilveira.

Usuário(s) on-line na última hora: 538, sendo 3 membro(s) e 535 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NunoGarcia, Genevievebonds, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.