Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo 3D   Brasil - BA
J.F.Verissimo   Recife - AC
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC
Lucas   Campos dos goytacazes - RJ

Portfólios Ver Mais

Kamus   Petrolina PE - PE
NickBoy3D   Breves-Pa - PA
Adilson projecto   lisboa portugal
Rick Rici   Brasil - SP

Vale Tudo (Ler linhas vermelhas na primeira postagem)

Por: Ramon F. Zancanaro  

Em: 08/07/2008 02:33

Bokeh, é um "fenomeno" optico. Na verdade é um nome dado para descrever o efeito da difusão da luz na lente quando acontece o desfoque. É muito comum, em cinema. Geralmente acontece em pontos de luz mais fortes e que estejam muito defocados. O Dof normal, ou Blur simplesmente borra as imagens perdendo contraste e luminosidade. No Bokeh, esses pontos "explodem" na lente, formando shapes que mostram o formato da abertura da Iris da máquina.
Esperto é aquele que aprende errando, inteligente é aquele que aprende vendo os outros errar.
DOF = Depth Of Field = que é o fato de borrar os objetos que estão fora do campo de visão principal da cena, no caso só ocorre quando se foca a lente da camera para dar destaque em determinado objeto, e todos os outros que estão ao redor vai ficando cada vez mais borrados de acordo com a distancia focal. Bokeh Effect = Nem imagino... kkkkkkkkkk Chromatic Aberration = É um efeito de camera, ou defeito... no caso é quando da meio que a impressão de movimento, quase um motion blur, só que mais tenue (hauhauhauhau... não to sabendo explicar... ^^)
Site sendo reformulado!!!
"so3d" disse: Bokeh, é um "fenomeno" optico. Na verdade é um nome dado para descrever o efeito da difusão da luz na lente quando acontece o desfoque. É muito comum, em cinema. Geralmente acontece em pontos de luz mais fortes e que estejam muito defocados. O Dof normal, ou Blur simplesmente borra as imagens perdendo contraste e luminosidade. No Bokeh, esses pontos "explodem" na lente, formando shapes que mostram o formato da abertura da Iris da máquina.
aaaahhh sim.... hehehehehe vlw...
www.faimerson.com.br
Pessoal, DOF é a abreviação de Depth of Field, que é o ajuste do foco, gerando desfoque como nas câmeras reais. A aberração cromática também é um efeito de lentes, que causa a difração da luz, ou seja, um desvio nas ondas de luz, que faz com que percebamos as cores que compõem o a luz branca. Esse efeito bokeh, pelo que pesquisei, também é um efeito de desfoque. ;)
Doe medula óssea! Doe vida!
"evilwata" disse: DOF = Depth Of Field = que é o fato de borrar os objetos que estão fora do campo de visão principal da cena, no caso só ocorre quando se foca a lente da camera para dar destaque em determinado objeto, e todos os outros que estão ao redor vai ficando cada vez mais borrados de acordo com a distancia focal. Chromatic Aberration = É um efeito de camera, ou defeito... no caso é quando da meio que a impressão de movimento, quase um motion blur, só que mais tenue (hauhauhauhau... não to sabendo explicar... ^^)
Agooooora sim ficou melhor entendido... hehehehehe vou fazer isso aí nas minhas tbm... agora como fazer é q é o negoçu! hhahahahaha
www.faimerson.com.br
Ahh sim.. o DOF eu nao tava associando que era o Deph of field... eu conheço apesar de ter usado apenas uma vez, acho que nem lembro mais como ajusta... valeu Abraços
Então amigos, a definição do so3d sobre o bokeh foi perfeita. Mas chromatic aberration não é motion blur. É um defeito criado por lentes reais que fazem o DOF ou o Motion Blur dispersar o desfoque nas cores do arco-íris. Olha os pontos que marquei na imagem, vejam como o DOF (desfoque) cria um colorido. O DOF normal dos renders mais simples não cria este efeito, só faz a desfocagem. Uma sala comprida como essa não dá pra focar de fora a fora com perfeição na realidade, a parte mais distante e mais próxima vai desfocar um pouco se deixar o plano de foco no centro da cena. O DOF simula essa desfocagem da cena e na realidade também cria aberrações cromáticas dependendo da lente, que é esse desfoque iridescente marcado na imagem. O Bokeh Effect eu liguei mas não aconteceu nitidamente nessa imagem, porque ele depende de certas circunstâncias, tipo posição da câmera em relação ao reflexo da luz. Tinha que testar a posição no Rendition pra ver em tempo real e parar bem no ponto que cria o efeito. Ai ele vai fazer um Glare desfocado. Glare é o efeito de halo luminoso em volta de objetos muito brilhantes ou reflexos brilhantes, também não dá pra fazer em render mais simples. Não liguei esse recurso na minha cena, vou fazer um teste com ele pra ver se fica legal. Então resumindo: DOF: Desfoque da câmera que é criado por qualquer lente, câmera digital e analógica, não existe foto ou filmagem real sem DOF. Chormatic Aberration: Desfoque com dispersão iridescente (nas cores do arco-íris), porque parte da luz é dividida nos espectros primários quando desfoca na realidade. Bokeh: Desfoque do Glare, quando o halo luminoso em volta de objetos ou reflexos brilhantes desfocam, as vezes criando abrerrações geométricas como círculos, pentágonos ou exágonos, dependendo do obturador da câmera. EDITADO Não tava aparecendo as imagens de exemplo, então carreguei no site e só aparece lá em cima. Segunda imagem - Exemplo de Chromatic Aberration Terceira imagem - Exemplo de Bokeh Effect sem abrerrações geométricas
Doutor Ego
ups
Esperto é aquele que aprende errando, inteligente é aquele que aprende vendo os outros errar.
Aí marcola EXCELENTE explicação....!!!! agora o exemplo de Chromatic Aberration e Bokeh Effect naum abriram... hehehehehe mas ja tah entendido... hehehe
www.faimerson.com.br
Marcola, se eu aplicar o shader glare na cena, e configurar o DOF, então eu simulo o bokeh, mas tem um shader que simula diretamente o efeito? É isso? Eu vi algumas fotos de bokeh no google fica bem interessante mesmo. Mas dificilmente se nota nesta cena. Acho que só será bem visível se o foco estiver bem próximo à Câmera, mas não terá sentido nesta cena, com esta posição de câmera, sacou? Seria interessante se a câmera estivesse em outra posição, focando, por exemplo, a torneira. Aí eu acho que ficará bem legal!
Doe medula óssea! Doe vida!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.

Total de membros registrados: 138595

Últimos membros registrados: Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro, NowSlimKapselnRezensionDE.

Usuário(s) on-line na última hora: 804, sendo 8 membro(s) e 796 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: PalamiteSa, JesusEnzo , Vladis, Osvaldo Arquiteto, Geraldo Nunes, klogg, Jucartoon, Adalberto Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.