boa noite pessoal, firmes no estudo? grande faraó blz? descobri algumas coisas A versão do meu v-ray é 1.5 RC5 Ao abrir o arquivo que vc mandou apareceu essa mensagem: Imagem 1 [i:dcf3ee495a]"Esta versão do V-ray inclui modelos atualizados para VraySun, VraySky, VrayPhysicalCamera e Vray Light. Você gostaria de usar os modelos atualizados? Se você escolher não, estes plugins vão renderizar da mesma forma que nas versões anteriores."[/i:dcf3ee495a] ai eu renderizei 2 imagens. primeiro es escolhi não, assim o vraysun e sky foram usados da mesma forma que da sua versão RC3 e a imagem ficou igual a sua, imagem 2 depois eu renderizei escolhendo sim na mensagem, assim o vraysun e sky foram usados na versão mais nova RC5 (a minha) aí a imagem ficou mais escura. imagem 3 lembrando que não alterei nenhum parâmetro. Aqueles que fizeram tudo do zero, seguindo o tutorial mas a imagem ficou escura, confiram suas versões do V-ray, a do faraó é 1.5 RC3, a minha é 1.5 RC5. espero ter ajudado e prossigamoooooooooooooos com o estudo