Bom a primeira coisa e mais importante é termos uma foto (live ou still) de ótima qualidade,para podermos "enxergar" todos os detalhes.
Em geral fico olhando a foto por alguns dias pra poder conhecer o maximo do rosto(pelo menos no geral).
passo 1 costumo escolher uma cor de fundo media (entre o mais escuro e o mais claro),isto porque não costumo trabalhar com layers (neste caso)
2-gaste o tempo necessario para fazer um otimo esboço(este em layer pois eu ativo e desativo pra ver os efeitos claro e escuro)
3-encima da cor base marque as sombras com 5 por cento de visibilidade,e va sobrepondo com calma ate obter algo suave,pois lá na frente iremos trabalhar nas mesmas,em seguida
com os mesmos 5 por cento va colocando os claros como no desenho
4- sempre trabalhe com a foto original aberta do lado pra vc não se perder,sempre ative e desative o layer "esboço", pra sentir o efeito
5-perceba que tudo esta claro,porque gosto de ver se os olhos lembram o original
aqui eu trabalho com o pincel e queimo as cores com a ferramenta sub e sobrexposição no valor de + ou - 4 ;5 por cento.(USE E ABUSE do UNDO)
(na proxima farei os olhos em etapas).
eu particulamente gasto tempo olhando,viro de ponta cabeça,inverto os lados,pra ver se a imagem convence (exmplo deste olho,ele não esta pronto ainda, mas acho que consegui captar o ohar do modelo,isso È O MAIS IMPORTANTE em um retrato
bom por hora é isto durante a semana tentarei postar o olho2 em detalhes(prints).desde ja obrigado.
Ah eu uso a bamboo,com uma ponta de aço que adptei,pois eu gasto muiita s delas hehehe.abços