GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Mic cria um novo topico para postar teu tutorial, assim fica melhor. panorama4D acho que ficaria melhor com um mapa de gradient e deposi o noise para faze as gotas. O que acha? Eu não testei mas acho que seria interesante. Abraço
Essa dica sobre o vidro meio escovado, que fica meio embaçado, testei aqui e funcionou, obrigado pela informação sobre usar Noise no glossiness, o resultado é esse da foto
E ai pessoal, aqui vai uma dica de um script que funciona associado ao particle flow e server para fazer um Mr proxy de primeira qualidade :D Aqui esta o link do script, na verdade é um macroscript, então deve ser colocado no local correto (C:\Program Files\Autodesk\3ds Max 2009\ui\macroscripts), para achar ele no max, basta ir no menu Customize> Customize User Interface, na aba Toolbars em categoria procure bobo_s Tools, vai aparecer Uma Action chamada BakePFlow2Obj, basta arrastar para um menu do max e pronto, esta instalado o macro script. Link do script> http://www.scriptspot.com/bobo/mxs2009/pf2mrproxy/BakePFlowToObjects.zip Para configurar o pflow pra distribuir os objetos segue um tutorial da 3dtotal> http://www.3dtotal.com/team/Tutorials_3/video_particlefoilage/foliage.asp OBS. como o pflow não distribui o mr proxy, vc configura o pflow exatamente como mostra no tutorial, porém quando vc tiver que selecionar o objeto a ser distribuido, vc não seleciona nada, a seleção vai ser feita com o script. Pronto é isso, simples e fácil ;) Segue uns prints do feito, tem 50000 proxys na cena, só não queiram ver render pq ai é pedir muito da minha pobre máuina, hehehe. Aplicado apenas em "poly select"
E ai pessoal, hoje eu tive um insight sobre composição de shaders. Pensei, poxa imagina se desse pra compor shader com modos de mistura iguais aos do photoshop. Então lembrei, bom o composite trabalha com layers e modos de mistura, e logo em seguida lembrei tb que o mr tem um recurso legal chamado material to shader. Portanto juntando os 2 charammmmmm!!! Eis como compor shaders com modos de mistura, mas sera que daria certo mesmo, na teoria muitas coisas bem que poderiam dar certo. Bem essa deu certo :D Aqui vai o resultado dos testes que fiz: Esse é um print de exemplo de uma composição: Pra compor os testes usei 2 materiais arch&design simples, um de madeira e outro de metal cromado: E aqui os testes das misturas Average Addition Subtract Darken Multiply Color Burn Linear Burn Lighten Screen Color Dodge (único modo de mistura que deu erro nessa composição, isso não significa que em outras não funcione, isso pode variar com cores, reflexos...) Linear Dodge Spotlight Spotlight Blend Overlay Softlight Hard light Pin light Hard mix Difference Exclusion Hue Saturation Color Value Aqui um teste de metal com brilho furta cor
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos! :) tiagodmed: ai cara! tudo bem? Parabéns pela ótima colaboração e contribuição; essa técnica de compor com layers igual no PS é fenomenal Thiago, parabéns! de verdade. Realmente o composite é uma ótima opção para vc fazer isso; ele oferece um material base e as outras "mesclas" de material digamos assim. O material composite é muito útil também para vc renderizar em formato de massinha de modelar com wire aparecendo na malha... ;) render com wireframe mesmo. Parabéns pelas ótimas contribuições Thiago! ficaram ótimas mesmo; qual será o erro da "Color Dodge"?? as outras composições foram em uma boa e só essa que não foi!! estranho mesmo. Abraços e muito obrigado pelas informações...vlws! __________________________ [i:9732615f86]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:9732615f86]
Nossa muito legal cara. Quando preciso de variações de textura eu uso o color correctiom e mexo no hue pra variar as cores. Abraço
É o color correction é de grande ajuda para se trabalhar com texturas dentro do max. Pórem o fato de vc poder trabalhar com a mixagem de um shader vai muito além de simplesmente mudar a cor de uma textura, deixá-la mais clara ou mais escura. Nesses exemplos que eu mostrei a coisa é realmente simples. A aplicação mais complexa que vc pode perceber nesse exemplo é simular uma aplicação de verniz sobre o objeto. Pórem quando vc começa a viajar nas composições vc começar a criar coisas interessantes, como efeitos de brilho furta cor em metais ou em vidros. Aqui da pra ver os shaders compostos pra gerar o efeito de brilho furta cor: Claro que esse efeito é algo que vc nunva vai ver acontecer sobre uma madeira pintada, hehehe, isso foi só pra mostrar a quantidade de resultados diferentes que vc pode conseguir apenas misturando os shaders existentes dentro do max, sem precisar usar shaders externos.
Esse shader é muito bom mesmo. Eu acabei de usá-lo para fazer o meu tablet em 3d. Esta parte do meio foi toda com o Composite, inclusive o símbolo da Genius. Abraços.
"tiagodmed" disse: E ai pessoal, aqui vai uma dica de um script que funciona associado ao particle flow e server para fazer um Mr proxy de primeira qualidade :D
1) vc saberia como fazer uma variaÇão de tonalidades entre os proxies da cena? 2) vc saberia como fazer uma variaÇão de tamanhos entre os proxies da cena? 3) vc saberia colocar num mesmo terreno varios tipos DIFERENTES de arvores proxies sem q as mesmas não se toquem? ex.: colocar coqueiros e arbustos no mesmo terrreno e os mesmos não ultrapassem as geometrias entre eles. 4) vc saberia colocar uma variação de rotação entre os proxies da cena? com estas possibilidades acima teriamos quase um pé de igualdade entre um plugin vendido no icube para o v-ray. Seria o maximo fazermos as mesmas coisas q este plugin do icube faz, sendo claro, com o mental ray - ja q so uso ele. na realidade eu queria era um plugin p mental ray q tivesse uma solução parecida com este scrit feito p o v-ray: ttp://www.icubeviz.com/services/VRayScatter/
DEUS é maior!
Eu não cheguei a testar tudo isso, mas o particle flow faz essa variações de tamanho, vc pode configurar a distância entre partículas e selecionar varios objetis diferentes para serem distribuidos. O que eu não sei agora é se o script permite essa seleção, mas em último caso vc pode fazer um proxy de um grupo de plantas. Quanto a variação das tonalidades isso já é na parte de materiais, o mas 2010 tem esse recurso, versões antigas do mas precisam de um script para fazer isso mas agora não lembro onde achar ele.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716969.

Total de membros registrados: 143009

Últimos membros registrados: ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx, carlosspy, TruvoraME.

Usuário(s) on-line na última hora: 755

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.