Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

georgeluisnunes   Rio de Janeiro - AC
elisalage   italia - Internacional
cristiano.porfirio   Indaiatuba - São Paulo
GeorgeFleming   Niteroi - RJ - AC
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

Lukaum   Rinópolis - SP
VFX Daniel   rua das domésticas - SC
fejao   São Bernardo / SP / Brasi
Joao   Itapetininga-SP - SP

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Oi Dudamel, tudo joia? Mas se voce notar um detalhe, quando voce usa so o exposure control os materiais no render ficam com uma cor muito diferente do que apresentam no slot de materiais... ja com o lwf e o control os materiais do slot e o render ficam bem proximos. Faz o teste para voce ver. Te mais!!!
Oi, panorama4D, a questão é essa: Quando o habilito o gamma a 2.2, e faço a correção do gama das texturas (para não ficar "lavadas", como os tutoriais ensinam), a imagem mais "clara" (com maior ganho de midtones) proporcionada por este gamma 2.2 só sai quando faço renders sem exposure control ou ainda saem assim com o logarithim exposure control habilitado. Mas, quando tento usar o gamma 2.2 usando o MR EXPOSURE CONTROL, a imagem sai até mais escura do que a mesma sem o gamma 2.2 habilitado. Ela não sai com ganho de midtones, aquele aspecto mais "clareado", que resultaria em uma imagem de qualidade com menos intensidade das luzes e menor tempo de render. Mesmo que houvesse uma real fidelidade das texturas no material slot e no render, não adianta se ele ficar até mais escuro do que sem o gamma habilitado. Será que esta técnica não funciona com o MR EXPOSURE CONTROL? Abraço!

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Vc configurou o mr photographic exposure? Pq se não configurar fica muito escuro ou muito claro, tem que configurar igual câmera fotográfica. Eu estou usando gamma 2.2 e exposure e estou gostando, ainda tenho umas dificuldades com algumas coisas, mas tá indo melhor assim.
Eu uso tanto com o mr exposure como sem ele... na verdade costumo usar mais o esposure em cenas externas. Eu ja estou acostumado a usar o gamma 2.2, tanto que quando formatei o pc um dia desses estranhei de cara quando fiz um render... tinha esquecido de configurar o gamma. Aqui comigo quando uso o lwf junto com o exposure configurado de forma adequada, a imagem fica mais clara um pouco, dai voce pode controlar os valores de midtones por ele tambem, isso ajuda ate quando se usa apenas o exposure, para tirar um pouco daquele branco sem contraste.
eu uso o mr exposure. Sei configurá-lo, e uso tanto para externas, internas. O controle de midtones dele é muito bom, da para ter um bom resultado, evitando a imagem lavada. Mas o fato a que me refiro é o seguinte: Numa mesma cena, usando o mr exposure o control: desabilite o gamma 2.2 (e antes de desabilitá-lo, certifique-se que as texturas carreguem usando o gamma default do max - 1 - ) e renderize. Veja o resultado. Depois, habilite o gamma 2.2 e certifique-se de carregar as texturas com o gamma corrigido (para não ficar "lavadas") e renderize. Veja o resultado. Neste caso (e somente do modo que falei) o resultado com o gamma habilitado saiu razoavelmente mais escuro. Seja em qualquer configuração do exposure - para as duas situações é a mesma configuração de mr exposure - seja interna ou externa, a imagem saiu mais escura. Isto é o que está acontecendo aqui e está me deixando encafifado.

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Bicho, nos meus estudos eu percebi que mudar o gamma não é importante pra conseguir bom resultado, o importante é usar o exposure. O gamma faz os materiais no material editor ficarem com as cores certas e ajuda na configuração deles, mas se não mudar o gamma e configurar os materiais do mesmo jeito, o resultado final da imagem fica idêntico. Mas olha os materiais sem o gamma modificado, eles ficam bem escuros, bem diferente do que aparecem na imagem. Quando modifica o gamma os materiais ficam iguais aos materiais que aparecem na imagem. É isso. Se desligar o exposure ai fica bem mais escuro e aparecem os estouros de luz, pq é o exposure que controla a intensidade da luz na imagem. Outra questão importante é salvar a imagem renderizada com o mesmo gamma, se não ela fica escura! E precisa ver no seu monitor qual é o melhor gamma pra trabalhar, muita gente fala do 2.2 mas este valor depende do seu monitor. Na configuração do gamma no max tem um quadro pontilhado com uma cor cinza no centro. Com o olho desfocado vc tem que mudar o gamma até a cor do centro ficar igual a cor do pontilhado. Esse é o gamma certo pra usar no seu monitor, tanto faz se der 1.8 ou outro valor, é o valor que vai mostrar os tons de cinza certo no seu monitor.
Deus é maior!
oLá galera, bem já que estão falando do mental ray, to conhecendo esse render agora gostaria de fazer uma pergunta a respeito, venho tentando fazer um material vidro meio embasado e metal.. e sinseramente tentei de varias maneiras seram que vocês poder mim dizer como pelomenos saber usar que material.
ESTUDOS PARA SEMPRE , SABER UMA ICOGNITA?
Marcio Corel dependendo de como vc quer... no material Arq&Design mesmo ja tem o preset destes materiais.
DEUS é maior!
Oi Marcio, tudo joia? Olha, o vidro embaçado nao tem complicação, se usar o A&D poe um maga em tons de cinza no glossiness, ai nesse mapa voce pode brinca com caminho de gotas que fica bem legal, fiz um teste bem simples, usei o padrao de vidro solido do A&D e adicionei um mapa noise... o resultado foi esse ai... Sobre o metal, se voce fizer um busca rapida aqui no forum vai ver muita coisa boa sobre o assunto... quais as caracteristicas desse metal que voce pretende fazer? Te mais, espero ter ajudado!
Galera, fiz um tutorial, queria saber se pode postar aq mesmo? abraço!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 1271, sendo 10 membro(s) e 1261 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, jessicatorres, moisesratts, Celso Borttoloto, Jhio Design, Roberto Movanni, Duda, Gebio, MARCELO1977, Osvaldo Arquiteto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.