GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

muoito legal essa cena do Sandro, e realmente ajuda e inspira... ...pelo menos pra mim me ajuda muito. Edson
Edson Junior Portfólio: www.ejsite.com
OIE! Voltei, apos muito tempo... Bom, vou tomar vergonha na minha cara e entrar p esse grupo aki e estudar tb mental ray agora que mudei minha makina e estou com o max 7.5.. a vida fica muito melhor. Agora eu estou com tempo e vou voltar a estudar 3D de novo.... Que tal fazer um estudo tb p hair and Fur? OU ja teve? Ou nem vale a pena? Sei la.... BEijao!
tresd1, Valeu, me toco , é qu eu tinha imaginado uma escala só real e proporcional em metros e tal. mas saco que cad caso é um caso. mas tipo... uma sala com a luz d sol entrando pela varanda,móveis dntro, imagino que deve se usar a mesma quantidade e tipos de luzes e sombras para qquer ambiente desses, num é naum? imagino , anum ser que tivesse mais um janela, ou uma luz acessa dentro da sala. ou então uma maquete , imagem externa de um prédio escala real, pra mim iluminando uma, não iria mudar Tando para outra maquete externa de outro prédio. por isso pedi algumas cenas dessas. Mas sou leiguíssimo em mental, já fiz imagens até bacaninhas com vray, mas posso ta falando bestera. Qquer coisa dá os toque aí. e d qquer forma ta valendo! grato: Ricardo Mendes
i, uma menina aqui no forum. rsrsrsrs Oi Carol!
Oi gente, tudo bem? Ejsite> O pessoal que participa do estudo continua postando direto aqui, inclusive, entre os tópicos de grupo de estudo, este é o que recebe mais postagens. Ricmage> É muito simples de explicar isso. O Mental Ray é usado em TV e cinema, não em arquitetura. Se for procurar imagens legais do Mental Ray, vai encontrar imagens ultra-realistas, só que tudo em movimento, tudo em animação, tudo em cinema e TV. Não existe isso de melhor ou pior, existe o que é mais indicado e o que é menos indicado em cada situação. O Mental Ray é melhor em animação, por isso é usado em cinema e TV, se você trabalha com arquitetura, então é melhor usar o V-Ray, que vai te oferecer certas facilidades que o Mental Ray não oferece, você só vai usar para imagens still, são outros quinhentos. Agora que o Mental Ray foi integrado ao Max, o programa 3D mais popular do mundo, o Mental Ray vai passar a ser usado em muitas áreas que antes nem sonhavam com ele, e arquitetura é uma delas, pode ser usado sem problema, mas é muito novo para essa área ainda, acho que vai levar alguns anos para começar a ver imagens legais de arquitetura feitas nele, o pessoal que trabalha nessa área tem que aprender primeiro para depois começar a fazer imagens legais, quem trabalha com TV já sabe, mas não usa nisso, usa em animação. Quanto ao lance das cenas, mesmo que seja tudo na mesma escala, mesmo que tenha moveis e materiais nos objetos. Não adianta ter uma cena assim para se basear. Porque se mudar a cor dos objetos vai mudar a iluminação da cena, os materiais tem influência na iluminação da cena com GI, sendo assim, qualquer mudança muda tudo. O mais importante de tudo é saber iluminar no render padrão do programa, conhecer todos os recursos das luzes das sombras e dos materiais, porque isso é a base para estudar o Mental Ray e qualquer outro renderizador. Com essa base a pessoa não fica mais segura quando passa a estudar um render mais complexo, porque só precisa aprender as coisas dele e não os recuros padrões do programa, já que todos são aplicáveis ao Mental Ray. Mas de qualquer forma, a cena está ai na mensagem anterior que postei, está configurada certinho no Mental Ray para gerar GI neste ambiente. Pode servir para tirar as bases que necessita. Carol> É um prazer receber uma menina no grupo de estudo, é tão difícil mulher nessa área, e deveria ser ao contrário, porque isso é arte e mulheres são mais sensíveis, arte depende de sensibilidade mais do que tudo. No que eu puder te ajudar nos estudos de Mental Ray, será um prazer, trabalho com ele desde o 3D Studio Max 3, quando houve a primeira conexão, depois do Max 6 virou uma maravilha com a integração total do render, recheando o Max de Shaders e abrindo muitas possibilidades. É bom que você está com o max 7.5, isso vai facilitar sua vida, porque o Max 7.5 e 8 tem o Mental Ray 3.4 Nessa versão ele ganhou um recurso de Diffuse Bouce no Final Gather só para fazer imagens rápidas e sem precisão de GI como estes renderizadores modernos fazem, igual V-Ray, Brazil Render e Final Render. Está muito mais fácil de configurar, principalmente para Still. Você só define os Bounces e boa. Neste caso não usa Photon Map. É tipo um Irradiance do V-Ray, mas só tem um parâmetro para configurar, é facílimo. Dá uma olhada lá no painel do Final Gather, se precisar de ajuda, dá um toque. Abraços
8) Olá pessoal do Mental Ray, tudo bem??!?!! - Como faço para a luz direta e os photons atravessarem o vidro sem abilitar o caustics no Mental Ray? *pergunto isso pq inevitavelmente, de vez em qnto, preciso q a luz atravesse uma janela de vidro, de fora p dentro, para iluminar uma cena internamente e qndo eu coloco vidro na janela e não abilito o caustic a luz não passa, sendo assim eu sou forçado a deixar sem vidro ou colocar o vidro no Photoshop (fake de vidro no PS). O q eu quero: - Colocar vidro na janela, colocar uma luz do lado de fora da interna, não abilitar o caustics e a luz passar pelo vidro, iluminando minha cena internamente. Alguem pode me ajudar? obs.: para ficar mais claro eu vou mostrar 2 imgs aonde eu gostaria de colocar vidro nas janelas e toda vez q tentei a luz não passou de fora para dentro, deixando a cena TOTALMENTE preta, não abilitei o caustics.
DEUS é maior!
3d1 Valeu, e eu quero aprender mesmo é o mental só perguntei pedi pra mostrar pq vejo mais cenas de maquete com o vary. to mei ocupado agora mas vou apredner oMR, e ainda vou aperrear muito vcs Abração. té mais Ricmage
Aí, Três! Gostaria muito de aprender sobre o MR, mesmo tendo gostado muito de testar o V-Ray. Acho o V-Ray bem mais fácil de configurar. Mas, pra mim, o MR dá show de bola até mesmo em still. Pergunta: esse grupo de estudo se baseia em um arquivo enviado por vc ou em vários arquivos de usuários e vc vai dando um toque pra cada dúvida da galera?
:00: Ótimo trabalho parabéns!!! :00: :D
\"Knowledge is Power!!!.\"\"A arte é mental\" - Leonardo Da Vinci.
Eu postei uma pergunta no forum sobre decomposição de luz.... igual aquela q o andré fez falando sobre o mental ray.... eu to tentando e nao consigo fazer..... peguei fiz um vidro,caustics ta normal, ai coloquei no mental ray connection-caustics and gi-photon,nesse canal eu coloquei o shader photon basic (base)....mas nem sei como regular isso para dar o efeito, q no caso parece um arco iris...prisma etc.. q é o q acontece na realidade se vc colocar uma luz direta em um cristal...etc etc...eu gostaria de fazer esse efeito e acho q aqui na parte de MR é melhor ainda para alguem ver...pois esse efeito q eu quero é no mental ray mesmo q eu quero fazer..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711091.

Total de membros registrados: 138582

Últimos membros registrados: uemersonhenrique, leogsalvador, luiza002, fastactiveindia, luisfelipealves21, nowslimkapselnkaufen, cardizoom, NowSlimCapsulesBeoordelingNL.

Usuário(s) on-line na última hora: 872, sendo 9 membro(s) e 863 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Renatto, Ricardo Paranhos, Eduardo Ramos, Thiago Couto, Pedro Juliato, tsmodelagem3d, Duda, Roberto Movanni, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.