Oi gente, tudo bem?
Ejsite>
O pessoal que participa do estudo continua postando direto aqui, inclusive, entre os tópicos de grupo de estudo, este é o que recebe mais postagens.
Ricmage>
É muito simples de explicar isso.
O Mental Ray é usado em TV e cinema, não em arquitetura.
Se for procurar imagens legais do Mental Ray, vai encontrar imagens ultra-realistas, só que tudo em movimento, tudo em animação, tudo em cinema e TV.
Não existe isso de melhor ou pior, existe o que é mais indicado e o que é menos indicado em cada situação.
O Mental Ray é melhor em animação, por isso é usado em cinema e TV, se você trabalha com arquitetura, então é melhor usar o V-Ray, que vai te oferecer certas facilidades que o Mental Ray não oferece, você só vai usar para imagens still, são outros quinhentos.
Agora que o Mental Ray foi integrado ao Max, o programa 3D mais popular do mundo, o Mental Ray vai passar a ser usado em muitas áreas que antes nem sonhavam com ele, e arquitetura é uma delas, pode ser usado sem problema, mas é muito novo para essa área ainda, acho que vai levar alguns anos para começar a ver imagens legais de arquitetura feitas nele, o pessoal que trabalha nessa área tem que aprender primeiro para depois começar a fazer imagens legais, quem trabalha com TV já sabe, mas não usa nisso, usa em animação.
Quanto ao lance das cenas, mesmo que seja tudo na mesma escala, mesmo que tenha moveis e materiais nos objetos. Não adianta ter uma cena assim para se basear.
Porque se mudar a cor dos objetos vai mudar a iluminação da cena, os materiais tem influência na iluminação da cena com GI, sendo assim, qualquer mudança muda tudo.
O mais importante de tudo é saber iluminar no render padrão do programa, conhecer todos os recursos das luzes das sombras e dos materiais, porque isso é a base para estudar o Mental Ray e qualquer outro renderizador.
Com essa base a pessoa não fica mais segura quando passa a estudar um render mais complexo, porque só precisa aprender as coisas dele e não os recuros padrões do programa, já que todos são aplicáveis ao Mental Ray.
Mas de qualquer forma, a cena está ai na mensagem anterior que postei, está configurada certinho no Mental Ray para gerar GI neste ambiente. Pode servir para tirar as bases que necessita.
Carol>
É um prazer receber uma menina no grupo de estudo, é tão difícil mulher nessa área, e deveria ser ao contrário, porque isso é arte e mulheres são mais sensíveis, arte depende de sensibilidade mais do que tudo.
No que eu puder te ajudar nos estudos de Mental Ray, será um prazer, trabalho com ele desde o 3D Studio Max 3, quando houve a primeira conexão, depois do Max 6 virou uma maravilha com a integração total do render, recheando o Max de Shaders e abrindo muitas possibilidades.
É bom que você está com o max 7.5, isso vai facilitar sua vida, porque o Max 7.5 e 8 tem o Mental Ray 3.4
Nessa versão ele ganhou um recurso de Diffuse Bouce no Final Gather só para fazer imagens rápidas e sem precisão de GI como estes renderizadores modernos fazem, igual V-Ray, Brazil Render e Final Render. Está muito mais fácil de configurar, principalmente para Still.
Você só define os Bounces e boa. Neste caso não usa Photon Map. É tipo um Irradiance do V-Ray, mas só tem um parâmetro para configurar, é facílimo.
Dá uma olhada lá no painel do Final Gather, se precisar de ajuda, dá um toque.
Abraços