8) Antes de mais nada, valeu ai a atenção!
André: Agora são +/-5:00 am, quarta, 14 dez 2005.... e acabo de fazer uma descoberta! pelo menos para mim! :lol: eu vinha observando isto desde qndo eu estava desenvolvendo esta cena:
http://www.lua4.com/imagem_forum/Zulmar_Forum_01.jpg mas achava q era paranoia da minha cabeça! :-P num tava querendo acreditar, alguma coisa do tipo, mas Hje comprovei. É verdade! :P
É o seguinte:
-Qndo estamos fazendo os pré-sets de uma imagem; ex.: Arrumando o tamanho dos Photons, setando a qntidade dos photons, setando os samples do FG etc... Nos primeiro renderes de teste colocamos o [i:4d31c077ae]Output size[/i:4d31c077ae] (tamanho da imagem qndo renderizamos) num tamanho pequeno ou médio, para vermos logo como esta ficando a imagem, certo? pelo menos eu faço assim! qndo vejo q esta +/- a configuração dos photons, +/- a luz direta, +/- o samples do FG etc... começo agora uma etapa de tentativa de encontrar
definição dos detalhes e foi justamente ai a minha descoberta pessoal de hje no Mental ray! :P
obs.: acompanhe as imagens e comentários q vc vai entender, as imagens valem mais q mil palavras! :lol:
obs01.: (esta é aquela cena de Sandro Medeiros, q tem aqui no Forum! estudo de iluminação, lembra?)
-se vc abrir o arquivo do Sandro Medeiros e observar a imagem renderizada por ele vera q tem um armário no canto esquerdo inferior da imagem postada por ele! pois bem, é justamente o "vinco" (abertura entre a porta e o corpo do armário) q mostrarei o meu estudo descoberta!!! :P kakakakakkkkk
obs02.: Nesta cena estou usando GI e FG e renderizei somente o "Crop" do detalhe da porta do armário.
http://www.lua4.com/imagem_forum/descoberta01.jpg
pois bem, como não esta aparecendo o "vincu" todo
(1) e ainda tem aquela manchinha ali na sombra
(2) então o normal seria aumentar o samples do FG, e ou ajustar o os Radius do FG, e ou mudar o filtro do Super Sampling (ex.: Box, Gauss, Mittchell) e ou Ajustar o Spatial da cena, certo?.... é justamente ai que mora o perigo! com certeza se aumentarmos a setagem de alguns destes parâmetros, deixando-os mais precisos conseguiriamos resolver nosso problema! mas quem garante q não gerariamos outros probleminhas para ser sulucionados ou aumentariamos o tempo de render consideravelmente se mechecemos em algum destes parâmetros citados? :? ....mas sabe o q foi q eu fiz, para resolver estes problemas? Look na imagem abaixo!
http://www.lua4.com/imagem_forum/descoberta02.jpg
simplismente aumentei o "Output size" (tamanho da imagem qndo renderizamos) de 800px para 1000px
(4) SÓ e pronto! o problema da sombra
(2) sumiu! e o "vincu"
(1) apareceu por completo! :P simmm... e o tempo de render subiu um pouquinho claro +31seg! :)
obs03.: [i:4d31c077ae]'- Comecei a fazer estes testes de mudança de tamanho, qndo certa vez vc me disse q o Final Gather é Viewport dependente! numa resposta de uma dúvida que vc tinha me respondido num post passado."[/i:4d31c077ae]
Agora me surgiu uma pergunta na cabeça! será q para grandes formatos ex.: 3000x3000px o Mental Ray precisa de uma setagem "mais leve" no FG? e "menos precisa" no Super sampling? comparando com a mesma cena agora com "Output size" de tamanho 600x600 e permanecendo com a mesma qualidade final ambas qndo renderizadas? :? :00:
8) Bem pessoal é isso ai! espero q alguém entenda alguma coisa do que escrevi acima! :) até mais e obrigado mais uma vez André pela atenção e boa sorte no Casamento!