Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
Mepi 3d   Goiania - GO
bender   Lajeado-RS - RS
Andeciuala   Brasilia - DF

Portfólios Ver Mais

lord3ddesigner   Goiânia - GO
valldivio   valldivio
HEBERSON   Macapá/AP - AP
SONIC   Piedade-SP - PR

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

oi andré, tudo bem??? cara, de forma nenhuma eu esqueceria do pessoal aqui da 3d1. é que o negócio tá muito complicado pra mim mesmo esse fim de ano, to fazendo tcc sobre realidade virtual e animação com interações em vrml, fiz 5 artigos sobre realidade virtual e aumentada e ainda tem as matérias da faculdade que foram meio chatas, só agora to tendo umn pouco mais de tempo, mas tive a noticia que eu e meu amigo vamos ter que resescrever os artigos em ingles pro simposio de realidade virtual do ano que vem, aí é outro trabalhao, mas é muito legal tb. as figuras ficaram muito legais mesmo, sem demagogia, a iluminação ta show, feito no mental ray né? e os efeitos nas partículas ficaram lindos tb. eu ultimamente tava meio sem tempo de mexer no 3ds, to até com saudade, mas vou voltar a pegar firme. um abração pra todos aí!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
8) Bom pessoal! esta imagem eu já terminei, mas queria a opinião de vcs! ela é baseada num imagem (*. JPG) que vi lá no www.evermotion.com que achei legal e tomei como ponto de partida a ideia da sala e disposição de alguns móveis. 3dsMax7.5 (Mental Ray 3.4) e Pós-Produção: Photoshop CS Tam.: 1000x1000px - render time: 11Horas. [i:21ff847d15]"-Obrigado a todos q de uma forma ou de outra contribuiram para evolução do meu conhecimento sobre o Mental Ray!"[/i:21ff847d15] :D Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! 8) att.: Zulmar Júnior
DEUS é maior!
Ha!!! Olha o cara arrasando aí, parabéns Zulmar belo trabalho... Abraços fera!!! André, belas imagens cara, parabéns!!!
\"Knowledge is Power!!!.\"\"A arte é mental\" - Leonardo Da Vinci.
Oi gente, tudo bem? AABB> Obrigado cara, fico feliz de saber que gostou. Tudo foi feito no Mental Ray, no Max 8 sem plugin nenhum. Sobre você ter sumido, eu sei que você está enrolado com TCC, estava só te enchendo o saco. :) Zulmar> Cara, nem sei o que te falar, eu realmente fico muito orgulhoso de ver que você está conseguindo se entender legal com o Mental Ray e começou a obter bons resultados. Com mais prática você vai fazer essa mesma cena em um terço do tempo, pode apostar. Lembro quando entrou aqui perguntando de Mental Ray sem conhecer nada, e hoje, com uma ajudinha do fórum e com grande empenho da sua parte, você está colhendo os frutos. Você é mais um exemplo de que pode aprender qualquer recurso do programa com a ajuda dos amigos e se empenhando muito nos estudos. Parabéns mesmo, do fundo do meu coração. Espero que não se esqueça da gente quando tiver mais prática, como muitos fazem, e ajude os mais iniciantes. Vitruvius> Obrigado cara, as imagens são para a nova seção de tutoriais do site novo. Abraços
"tresd1" disse: Zulmar> Espero que não se esqueça da gente quando tiver mais prática, como muitos fazem, e ajude os mais iniciantes.
8) Andre: -Se tem um cara que gosta de ajudar o pessoal sou eu! ja ajudei muitos caras a iniciar no estudo do MR! "... Só comecei a entender alguma coisa de Mental Ray de verdade qndo comecei a encinar o pouco que sei! :) Quem encina aprende 2 vezes! pq vc é forçado a organizar mentalmente oq sabe para passar da melhor forma para a outra pessoa! qndo vc faz este exercicio mental acaba se beneficiando dele tb! ja que o conhecimento organiza-se em sua mente, é Incrível como isso q falei é verdade!...."
DEUS é maior!
Oi Zulmar, tudo bem? Eu fico mais feliz ainda por saber que os artigos da DD te ajudaram bastante. Tem mais dois artigos lá com eles, inclusive, são os artigos que escrevi baseado na sua dica, de falar sobre setagem de cena externa, expliquei sobre HDRI, IES Sun, IES Sky, Glow, SkyLight, entre muitas outras coisas, mas não sei quando vão publicar. Esse é o problema, tenho que ficar muito em cima, tem confusão com imagens, tenho que mandar diversas vezes, e não tenho tempo para isso, minha vida é muito corrida, eu adoro escrever, mas tenho que dar prioridade para o que me rende mais, quero casar e tal, então, não sei se vou continuar escrevendo direto, ou só quando tiver mais tempo. Tem o site novo que está vindo por ai, terei que atualizar e cadastrar todo o conteúdo novamente. Mas depois disso eu pretendo fazer um curso decente de Mental Ray em CD para oferecer na Três D1. Ai sim eu vou poder mostrar realmente o que o Mental Ray pode fazer, porque em artigos escritos é difícil e levaria anos. Para baixar o tempo de render da cena, é só uma questão de prática, vai ter que fazer diversas outras cenas antes de conseguir baixar o tempo dessa. Daqui um tempo, vai setar o render de primeira, quando estiver nesse ponto, vai baixar pacas o tempo dessa sua cena. 11 horas é muito mesmo, é absurdo se for nessa resolução que postou aqui. Mas é normal, no começo todo mundo desperdiça pacas para obter um bom resultado, depois, configurando melhor os Shaders, as luzes e principalmente os Radius, tanto dos Photons como do Final Gather, você consegue baixar os Samples sem aparecer machas. Você vai ver, agora vai ser difícil mesmo, mas guarda essa cena e volta nela daqui um ano, aposto que faz o mesmo render em menos de 4 horas. E sobre aprender ajudando os outros. Putz, é a mais pura verdade, e a forma como você passou isso para palavras foi perfeita. Muita gente me pergunta como eu consigo ficar tão afiado em todas as áreas do programa, já que não uso diariamente todos os recursos do programa. Certamente é graças as respostas que dou para todo mundo, porque sou obrigado a lembrar de todas as partes do programa, dos detalhes, e as vezes até testar para ver se é aquilo mesmo, então, fico afiadíssimo, o que é muito bom para mim. Acaba sendo melhor para mim do que para quem recebe a resposta. :) Abração
8) Antes de mais nada, valeu ai a atenção! André: Agora são +/-5:00 am, quarta, 14 dez 2005.... e acabo de fazer uma descoberta! pelo menos para mim! :lol: eu vinha observando isto desde qndo eu estava desenvolvendo esta cena: http://www.lua4.com/imagem_forum/Zulmar_Forum_01.jpg mas achava q era paranoia da minha cabeça! :-P num tava querendo acreditar, alguma coisa do tipo, mas Hje comprovei. É verdade! :P É o seguinte: -Qndo estamos fazendo os pré-sets de uma imagem; ex.: Arrumando o tamanho dos Photons, setando a qntidade dos photons, setando os samples do FG etc... Nos primeiro renderes de teste colocamos o [i:4d31c077ae]Output size[/i:4d31c077ae] (tamanho da imagem qndo renderizamos) num tamanho pequeno ou médio, para vermos logo como esta ficando a imagem, certo? pelo menos eu faço assim! qndo vejo q esta +/- a configuração dos photons, +/- a luz direta, +/- o samples do FG etc... começo agora uma etapa de tentativa de encontrar definição dos detalhes e foi justamente ai a minha descoberta pessoal de hje no Mental ray! :P obs.: acompanhe as imagens e comentários q vc vai entender, as imagens valem mais q mil palavras! :lol: obs01.: (esta é aquela cena de Sandro Medeiros, q tem aqui no Forum! estudo de iluminação, lembra?) -se vc abrir o arquivo do Sandro Medeiros e observar a imagem renderizada por ele vera q tem um armário no canto esquerdo inferior da imagem postada por ele! pois bem, é justamente o "vinco" (abertura entre a porta e o corpo do armário) q mostrarei o meu estudo descoberta!!! :P kakakakakkkkk obs02.: Nesta cena estou usando GI e FG e renderizei somente o "Crop" do detalhe da porta do armário. http://www.lua4.com/imagem_forum/descoberta01.jpg pois bem, como não esta aparecendo o "vincu" todo (1) e ainda tem aquela manchinha ali na sombra (2) então o normal seria aumentar o samples do FG, e ou ajustar o os Radius do FG, e ou mudar o filtro do Super Sampling (ex.: Box, Gauss, Mittchell) e ou Ajustar o Spatial da cena, certo?.... é justamente ai que mora o perigo! com certeza se aumentarmos a setagem de alguns destes parâmetros, deixando-os mais precisos conseguiriamos resolver nosso problema! mas quem garante q não gerariamos outros probleminhas para ser sulucionados ou aumentariamos o tempo de render consideravelmente se mechecemos em algum destes parâmetros citados? :? ....mas sabe o q foi q eu fiz, para resolver estes problemas? Look na imagem abaixo! http://www.lua4.com/imagem_forum/descoberta02.jpg simplismente aumentei o "Output size" (tamanho da imagem qndo renderizamos) de 800px para 1000px (4) SÓ e pronto! o problema da sombra (2) sumiu! e o "vincu" (1) apareceu por completo! :P simmm... e o tempo de render subiu um pouquinho claro +31seg! :) obs03.: [i:4d31c077ae]'- Comecei a fazer estes testes de mudança de tamanho, qndo certa vez vc me disse q o Final Gather é Viewport dependente! numa resposta de uma dúvida que vc tinha me respondido num post passado."[/i:4d31c077ae] Agora me surgiu uma pergunta na cabeça! será q para grandes formatos ex.: 3000x3000px o Mental Ray precisa de uma setagem "mais leve" no FG? e "menos precisa" no Super sampling? comparando com a mesma cena agora com "Output size" de tamanho 600x600 e permanecendo com a mesma qualidade final ambas qndo renderizadas? :? :00: 8) Bem pessoal é isso ai! espero q alguém entenda alguma coisa do que escrevi acima! :) até mais e obrigado mais uma vez André pela atenção e boa sorte no Casamento!
DEUS é maior!
8) Como fiz com Mental Ray postei lá no estudo da interna, neste mesmo Forum e aqui tb! :) 8) Bom pessoal, aqui vai minha versão desta famosa Sala do Sandro Medeiros! Render: Mental Ray (utilizei GI + FG) 8) Feliz Natal e um Próspero Ano Novo para Todos! Fiquem com Deus! :P http://www.lua4.com/imagem_forum/Zulmar_forum_02.jpg
DEUS é maior!
8) um colega meu insistiu em ver.... e eu resolvi postar um detalhe da cadeira, blz?!? :wink: http://www.lua4.com/imagem_forum/Zulmar_forum_02_detalhe-cou.jpg _______ Editado por Lígia: Quando a imagem exceder a 800x600, favor deixar sob forma de link. ;)
DEUS é maior!
juro q fiquei em duvida se postava ou não, mas to aki pra marcar o inicio de minha jornada eu até hoje só usei scanline como podem notar nesse site aqui www.marcospaulo.uni q fiz com win 98 duron 1.8 com 128 ram agora adiquiri um athlon 64bits 2gb ram e to estudando a possibilidade de usar um render mais poderoso nessa parte to escolhendo o MR ao inves do VRay mais pelo fato de ja vir instalado no 3ds max7 se alguem quiser responder fique a vontade pra me orientar nessa escolha pois pretendo fazer perspectiva interiores e no maximo uma animação de apresentação do espaço do interior se vcs com as experiencia adquirida puder me orientar caso a resposta seja MR eu me lancarei a ler as 18paginas de discussão dessa sala de MR e so postarei novamente qdo tiver duvidas + pertinentes a renderizaçoes e suas possiveis configurações obrigado

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711099.

Total de membros registrados: 138591

Últimos membros registrados: cardioton, lumileanukprice, iqblastpro, NowSlimKapselnRezensionDE, holdybeech, Arthursgifford, Drive, xenoprostactive2025.

Usuário(s) on-line na última hora: 743, sendo 4 membro(s) e 739 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cardioton, Jurants, Elis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.