"tresd1" disse: ....Essa de colocar o AO numa luz eu não conheço. Passa o endereço do tut ai....8) Eai André blz? eu ja fiz uns testes aqui e particularmente faço assim... Mini Tutor em Português (risos :) ): 1) faça uma cena simples para testar a nossa aplicação do AO na própria Luz! 2) aperte aperte "M" (editor de materiais) > coloque a cor Branca em difuse no primeiro material do "editor de materiais" - "01 - Default" (ver figura logo abaixo). 2.1) aperte "F10" (Render Scene) > procure e clique na aba "Processing" > agora abilite o parâmetro "Material Override" > arraste o material "01 - Default", como Instance, para o "Slot Material" do parâmetro "Material Override". Explicação mais detalhada: oq vc acabou de fazer foi aplicar o material "01 - Default" em todos os objetos da cena, SÓ! risos! :lol: 3) coloque uma OMINI na cena. 3.1) selecione a luz > vá em "Modify"> abilite o parâmetro "Ambient Only" (vc encontra na aba "Advanced Effects") 3.2) Com a Luz ainda selecionada e com o painel "Modify" aberto, vá em "mental ray Light Shader" > abilite o parâmetro "Light Shader" > Agora simmm! ufa! (RISOS) :P > clique em "None" em "Light Shader", abrirá o "Material/ Map Browser", procure o "shader Ambient/Reflective Oclusion (base) - clique 2 vezes nele! pronto, vc acabou de aplicar o AO na sua luz da cena! blz? :) :lol: ainda não acabou... mas prometo q logo, logo, termino este tutorial! palavra de MEntal Ray! :) 4) Agora é só mandar renderizar usando o Mental Ray, claro! :) 5) Para vc ter um maior controle sobre o efeito do AO na cena, tem-se q "arrastar" (copiar como instance) o "shader Ambient/Reflective Oclusion (base)" que esta no slot "Light Shader" da luz e colocar em um slot do editor de materiais > seleciona-lo no editor de materiais e configurar os parâmetros do "shader Ambient/Reflective Oclusion (base)" para se obter o efeito desejado do AO! 8) espero ter ajudado e quem me deu os primeiros toques sobre este processo foi o Underline, valeu ai! *Link para uma materia explicação a utilização do AO: http://www.cg-academy.net/pages/free_tutorials/tut_ambient_occlusion_shader/tut_mentalray_ambientocclusion_shader.htm Bom, se alguém quiser explicar com mais detalhes os parâmetros do "shader Ambient/Reflective Oclusion (base)" fique avontade! até agradeceria! :P
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.
Total de membros registrados: 138595
Últimos membros registrados: Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro, NowSlimKapselnRezensionDE.
Usuário(s) on-line na última hora: 825, sendo 8 membro(s) e 817 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: PalamiteSa, JesusEnzo , Vladis, Osvaldo Arquiteto, Geraldo Nunes, klogg, Jucartoon, Adalberto Rocha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .