GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

sorry agora ta certo aqui www.marcospaulo.uni.cc
Oi gente, tudo bem? Zulmar> Realmente tem alguns bons motivos para isso acontecer. O Final Gather é view dependent, por isso o cálculo de render depende da vista que deseja renderizar. Mas nunca ele poderia gerar defeitos de acordo com a vista renderizada, caso contrário seria impossível fazer uma animação, que muda de vista a cada quadro. Uma coisa que me passa pela cabeça mas é apenas especulação, é quanto ao formato da vista, o Mental Ray foi feito para cinema, pode ter algum deslize quando usa formatos estranhos como esses, como acontece com Codec de vídeo, dependendo o formato que for converter um vídeo para Divx ele não aceita. Essa diferença de resultado também aconteceria se estivesse usando a opção Radii in Pixel no Final Gather, porque essa opção trabalha em pixels da imagem em vez de medidas da cena 3D. Mas na minha opnião, o defeito e a diferença de resultado é por outro motivo, tenho quase certeza absoluta. É devido ao sampleamento. O sistema de anti-aliasing é adaptativo, ele concentra mais Samples onde precisa e menos onde não precisa, de acordo com o contraste do filtro de anti-alias e de acordo com os valores em Min e Max Samples. Dependendo do valor do Sampling, o MR estima muitos dos pixels, porque ele não tem Samples para calculcar todos, ai acontece um erro como esse, e num próximo render do mesmo tamanho ele pode desaparecer, porque o Max estima outros pixels aleatóriamente e pode não causar o erro, ou causa em outro lugar. Se fizer um sampleamento de um Eye Ray para cara Pixel, também pode acontecer artefatos, porque fica muito linear, cada pixel será estimado por um raio. Se usar um sampleamento maior, um pixel é dividido em quatro partes por exemplo, cada raio estima uma parte e depois a média é a cor do pixel, muito mais preciso e perfeito, o que não deixaria aparecer artefatos na cena. O sistema de Anti-aliasing do MR é super poderoso e cheio de minúcias, é muito importante pegar a manha dele. E sobre a sua cena do Sandro Medeiros, parabéns, o pessoal reclamava aqui que não viam cenas legais de arquitetura com o MR, agora estão começando a ver, porque quem trabalhava com o MR até hoje, não usava para arquitetura, ele vai passar a ser usado nessa área agora que foi integrado ao Max, o que o tornará cada dia mais popular. Parabéns pela cadeira, gostei muito do couro. Marcos> Que bom que postou então, eu espero que daqui a um ano você esteja começando a colher os frutos no Mental Ray como o Zulmar fez. E no que eu puder ajudar, será um prazer. Se você já trabalhou bastante com o Scanline, conhece bem como criar materiais nele, conhece bem todos os mapas e materiais disponíveis no render padrão, os recursos das luzes, das sombras, as técnicas básicas de iluminação no render padrão, pode ficar tranquilo, é tudo que precisa para aprender mais facilmente o Mental Ray e qualquer outro render profissional. Quanto a escolha do render, eu posso tentar te falar as vantagens e desvantagens de cada um, mas no final acaba sendo um troço pessoal mesmo, porque as vezes você se adapta a um render com menos recursos e se dá bem, supre todas as suas necessidades. A principal vantagem do V-Ray é aceitar tudo que é plugin de terceiros, quem usa muitos plugins deve levar isso em conta. Atualmente o Max praticamente não precisa de plugins, mas quem usa algum, não vai funcionar no Mental Ray a não ser que tenha um Shader escrito para ele entender como renderizar o plugin. Só será aceito pelo Mental Ray os plugins que não interferem no Render, qualquer plugin que interfira no render vai depender de um Shader apropriado para ele. O MR tem a vantagem em arquitetura de trabalhar perfeitamente com luzes Photometrics e materiais Architecturals, permitindo perfeição física, também tem a vantagem da perfeição em animação com baixa setagem. No V-Ray, a animação sai flicando se a setagem for muito baixa, normalmente precisa de setagens bem altas para a animação ficar perfeita. Isso se reflete no tempo final de animação, o Mental Ray será mais rápido nessa situação. Em imagens Still, você vai conseguir o mesmo tempo nos dois se manjar igualmente dos dois. OBS: Isso só vale para o Mental Ray 3.4, em relação ao MR 3.3, o V-Ray é mais rápido em Still. O Mental Ray tem muito mais recursos que o V-Ray porque outras pessoas podem escrever Shaders para ele fazer o que quiser, e cada Shader desse atribui novas funções ao render. Para fazer um material novo para o V-Ray, tem que ser programador e usar o SDK para desenvolver um plugin, o que é muito mais complicado, apesar que escrever Shaders do MR não é para qualquer um, mas tem muita gente na net que escreve e diponibiliza, então, encontra com certa facilidade, já novos materiais para o V-Ray são raros, e quando tem são comerciais. O V-Ray tem um lance muito legal para animação de arquitetura, onde nada se move, apenas a câmera, que permite renderizar essa animação com menos cálculos de Radiance e consegue um tempo de render inacreditável, mas nada pode se mover, só a câmera. Em qualquer outro tipo de animação, onde objetos e luzes se movem, este recurso não pode ser usado. Quanto a facilidade, eu acho o Mental Ray mais fácil de configurar, tem menos parâmetros e está tudo na sua cara, é mais difícil de configurar os materiais no Mental Ray, porque tem muito mais recursos, mas a configuração do render em si, o Mental Ray é bem mais fácil. No V-Ray é super fácil de configurar os materiais, ele usa um material muito bom e simples, mas o render tem trocentos parâmetros para configurar e conseguir diminuir o tempo mantendo a mesma qualidade. É mais ou menos isso. E como te disse, qualquer um dos dois que escolher, vai ter bons resultados se dominar o renderizador. Abraços
8) André: bom q gostou do couro da cadeira! ...Me responde 4 coizinhas q achei interessante e tô pensando aqui com meus botões: :lol: 1)_ Qual é a resolução, tamanho em pixels, para cada Frame renderizado para uma animação para as telas de Cinema? e do DVD? 2)_O q é Eye Ray? 3)_O Mental Ray renderiza utilizando um Cluster? http://www.infowester.com/cluster.php *Falo isso pq se for possivel, o calculo do Final Gather será dividido entre os computadores do cluster! 4)_Existe Mental Ray para Linux? obs.: Meu próximo teste sera mudar o aspecto do pixel! :00: Será q mudadrá alguma coisa na hora do render?
DEUS é maior!
Bem legal a imagem Zulmar,q nem....o material da planta teria como vc falar +- como vc fez o shader? eu tenho dificuldade para fazer materiais de plantas....e a sua fico bem real... valeu! abraços
"Marco Tomaselli" disse: Bem legal a imagem Zulmar,q nem....o material da planta teria como vc falar +- como vc fez o shader? eu tenho dificuldade para fazer materiais de plantas....e a sua fico bem real... valeu! abraços
8) esta planta foi colocada no Photoshop! mas de qualquer forma valeu ai! e qndo vc souber como fazer um material bem legal p planta vem aqui e me ensina tb! (risos) :D
DEUS é maior!
Oi Zulmar, tudo bem? A resolução varia um pouco, depende do equipamento que for usar. Para ser chamado de HDTV tem que ter no mínimo 1280 x 720, mas pode ter até 1920 x 1080. Cinema também depende do aspecto e tem muito mais variações, depende de qual cinema está falando. Dá uma olhada no Max que tem tudo lá, abre a lista Custom na janela Render Scene>Common, lá tem todos os formatos para escolher. DVD para ver em TV comum, é 720x480 mesmo, mas DVD para ver em HDTV é no mínimo 1280x720. Tudo depende de onde for exibir. EyeRay é o raio traçado pela câmera, é o raio que indica o que a câmera está vendo, poderia dizer a grosso modo que cada pixel da imagem é um EyeRay. Sobre Cluster, é uma ótima pergunta, eu tenho quase certeza que aceitaria numa boa, mas nunca testei, não posso afirmar que funcionaria. E pode ser necessário o Mental Ray Stand Alone em vez dessa versão que vem embutida no Max, para poder gerenciar o render no cluster, mas tudo isso é especulação, nunca testei. Que eu saiba, existe Mental Ray para uma porrada de plataformas, desde Irix até Windows, então, acho que tem versão para Linux também, se tem XSI para Linux tem Mental Ray para Linux. Não sei se a versão Stand Alone, mas a que roda dentro do XSI roda no Linux numa boa. Sobre o aspecto do Pixel, não creio que mude a qualidade do render, porque isso é apenas a forma de representar o pixel depois de renderizado, ou seja, se vai representá-lo quadrado ou retangular. Abraços
Saudações a todos!!! Primeiro, gostaria de parabenizar a todos pelas contribuições! Muito obrigado, porque me ajudaram muito a melhorar meus conhecimentos dentro do Mental ray! Em especial, 02 pessoas aqui me ajudaram de maneiras diferentes: André (que me acompanha desde que apertei F9 pela primeira vez com o mental ray) e o Zulmar (por sua força de vontade e demonstração de que com vontade se consegue). Minha dúvida: Costumo usar o AO assim: Imagem com AO aplicado ao material Override Shaders aplicados e render apenas com GI Composição no Photoshop Tempo total de trabalho (incluindo os 03 renders) : menos de 40 minutos Como faço pra usar o AO junto com a renderização normal, de modo que eu não precise renderizar cada parte separada e juntar no photoshop? Eu sei que tem jeito, mas a explicação que li não me ajudou, já que é muito superficial. Lá diz que tenho que colocar o ambient occlusion numa luz (que pode até ficar desligada na cena), mas não consigo. Alguém pode me ajudar? Grande abraço!
CGSOCIETY Enhancing Digital Arts
Sobre o Cluster: Bom (apenas especulando também), segundo o que conheço sobre cluster, deveria funcionar numa boa, já que cada programa jogado no computador principal (o controlador dos nós), vai trabalhar nesse computador apenas, não vai ser gerado um renderfarm, ou seja, uma renderização em rede onde cada computador precisa ter o max instalado. Num cluster se trabalha em vários computadores como se fossem 01 só. Nem se usa Distributed render num cluster. Agora a pergunta é: Como se monta um cluster com windows? ;) Grande abraço a todos!
CGSOCIETY Enhancing Digital Arts
Ola pessoal estou fazendo estudos de mental ray, bem iniciante mesmo, ma s ja estou apanhando nos configs dele. tenho um arquivo onde pus um material basico e gostaria dar uma iluminacao com raio de sol e spots, vcs poderia ajudar? vou postar a imagem e se quiserem mando o arquivo... grato desde ja pela atencao
Oi gente, tudo bem? Telmon> Eu fico feliz de saber que ajudei de alguma forma, e o Zulmar, realmente é uma prova que com esforço qualquer pessoa consegue, ele ainda vai melhorar muito no Mental Ray, esse foi o primeiro passo, espere alguns meses para ver as cenas que ele vai estar fazendo. Sobre sua dúvida, você usa o AO no Material Override apenas quando deseja substituir tudo na cena pelo AO, isso é usado quando vai compor com passes de AO no PhotoShop ou Combustion. Neste caso, que é o que descreveu no início, não precisa usar GI, nem tem sentido, é o AO que vai simular a iluminação global. É até provável que tenha problemas no passe de AO, porque está tudo muito branco e ainda vai gerar o blend das cores, pode ser que fique tudo muito branco e certamente terá áreas de Ao que receberão a luz refletida, deixando-as mais claras do que deveriam. Se você quer o blend de cores na composição e as sombras softs geradas pela iluminação global, faça um passe com GI e sem o AO, e outro passe sem GI e com AO, depois componha os dois no PhotoShop. Para aplicar o AO num objeto só da imagem, você pode simplesmente usá-lo como material. Pega um Material Standard, abre o menu Mental Ray Connection e aplica o AO no Surface, só isso. Dentro do AO você tem o Bright e o Dark, que são as duas cores que ele interpola, você pode usar Shaders e texturas nessas cores, fazendo um material com AO. Essa de colocar o AO numa luz eu não conheço. Passa o endereço do tut ai. Sobre o Cluster, se não me engano tem uma versão do Mental Ray Stand Alone para Linux. Então, se tiver um cluster em Linux, poderia exportar o render do Max em MI e renderizar depois no Mental Ray no Cluster em Linux. Isso seria demais!!! :) Se eu podesse escolher alguma coisa, escolheria para sair uma versão do Max em Linux, porque não aguento mais o Windows. O 2000 está velho, o XP é uma porcaria, o Vista que vem por ai parece que será pior que o XP, pede recursos de jogos 3D último tipo para rodar, é o fim do mundo isso, nem parece que é um sistema operacional, não sei mais o que fazer, por enquanto só tem o Windows 2003 Server Enterprise que é decente. Ganael> Realmente não é fácil no início, depende de entender e praticar muitas coisas para conseguir configurar qualquer render profissional adequadamente. Só o Scanline que renderiza direto sem ter que configurar nada. Tem muitas coisas envolvidas, no Mental Ray não se usa tantas luzes como está usando, tem regras para seguir, nem tudo é aceito por outros renders. Eu sugiro que estude o Mental Ray como todo mundo, fazendo testes simples para entender como ele pensa e como controlar os Photons. Assim, renderiza rápido e você pode fazer muitas modificações para testar a funcionalidade de cada comando. Crie um Box, faça uma abertura nele, coloque material cinza e a luz Spot do lado de fora, ligue o GI e configure os Photons, é assim que se faz no Mental Ray. Com os Photons configurados, habilite o Final Gather para suavizar a cena. Leia as postagens neste tópico do Mental Ray que tem muita coisa importante, tem também uma cena simples com GI para você ver como funciona. Os materiais também são muito importantes em qualquer renderizador profissional, com Shaders corretos aplicados nos materiais, você pode aumentar o efeito da reflexão da luz no interior, sem ter que aumentar a energia da luz. Dá uma olhada nos posts desse tópico que terá muita coisa para estudar, lembre-se que vai levar um bom tempo estudando o Mental Ray, tem que ir com calma, mas vale a pena. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716859.

Total de membros registrados: 142966

Últimos membros registrados: RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d.

Usuário(s) on-line na última hora: 226

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.