GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Opa, ficou legal esta imagem....mas gente, n repara n, só to respondendo aqui como um teste. Valeu galera!
alguém ainda tem o arquivo da digital designer 69? a cena da estatua na sala com mental ray ? eu perdi e não está mais na hp da 3d1.. tem como alguém me enviar por favor?
www.maquetes3d.weebly.com
"ricardo_duarte" disse: alguém ainda tem o arquivo da digital designer 69? a cena da estatua na sala com mental ray ? eu perdi e não está mais na hp da 3d1.. tem como alguém me enviar por favor?
8) mandei p o seu e-mail: [email protected]
DEUS é maior!
Zulmar, ^poxa baixei aqui teu arquivo mas deu defeito, e reclamou de umas classes, abri no max 6, se der pra tu v se ele ta ok, se bem qu eu ia pgar ele era pra aprender, rsrsrrs, fuçar e tal. mas derepente até onseguia resolver o prób das manchas nas sombras. Valeu Ricmage
"Ricmage" disse: Zulmar, ^poxa baixei aqui teu arquivo mas deu defeito, e reclamou de umas classes, abri no max 6, se der pra tu v se ele ta ok, se bem qu eu ia pgar ele era pra aprender, rsrsrrs, fuçar e tal. mas derepente até onseguia resolver o prób das manchas nas sombras. Valeu Ricmage
comigo foi o mesmo,manda em 3ds....ok? :-P
8) Ricmage e ricardo_duarte, blz? Rapaz esta cena que poste o arquivo, interna.max, esta em 3ds Max 7.0. Como ja esta toda setatada com minhas configurações e fiz no max7.0 então só abrirá em max7.0 em diante! não adianta eu mandar lea em "*.3ds", ja que estou querendo q vcs vejam a minha confiruração e tentaem analizar oq esta errada!
DEUS é maior!
Oi gente, tudo bem? Ricardo-Duarte> Eu vou procurar a cena que tinha colocano na net e posto aqui para você. Na mudança de servidor eu não carreguei todos os arquivos de volta, vou procurar e te aviso, assim, o link no tópico da página 8, onde tem o download dessa cena vai voltar a funcionar. Ricmage> Isso é uma coisa normal de qualquer pessoa que está iniciando pensar. Mas não acontece dessa forma, todo mundo pede um pre-set, mas é impossível. Simplesmente porque depende do tamanho das coisas na cena. Vamos supor que você ajuste a iluminação de uma cena perfeitamente, se pegar tudo e escalonar para metade do tamanho, já vai ficar tudo ruim no render, a mesma cena. A configuração depende do tamanho, você vai ajustando o raio dos Photons e do Final Gather olhando nos renders de preview, sabe se está bom ou não só olhando, o valor varia muito de cena para cena, é normal fazer vários renders de teste até acertar a iluminação, mas em baixa qualidade para renderizar rápido. Só a prática vai permitir isso. Se deseja estudar um render assim, tem que pegar tudo que é informação que conseguir, então, é bom ler todas as páginas do tópico, tem algumas mensagens nada a ver, essas você pula, mas as interessantes você lê, pega as cenas que tiverem para baixar, na primeira página tem um teste para baixar, lá tem a cena configurada. Zulmar> Sobre a qualidade do Glossy Reflection, é o parâmetro Samples mesmo, sempre que ver Samples é a qualidade do negócio. Sobre usar imagens menores de PM e FG num render maior, eu acho que pode, nunca tentei isso, mas certamente a qualidade será inferior. No mínimo vai perder detalhes. Porque o render é View-dependent, depende da vista da câmera, tanto que um render em alta resolução tem muito mais detalhes. os únicos parâmetros que pode modificar são os raios, mas se precisar de informação em alguma mudança leve de material ou coisa parecida, você vai ver que ele calcula um pouco do Final Gather, não tudo, mas faz um certo cálculo. No caso dos Photons você pode modificar também o Energy, o Multipler das luzes não pode modificar mais, justamente pela mudança da versão do Mental Ray, a principal mudança foi justamente essa, no Max 7 o Mental Ray 3.3 e 3.4 usam o Multipler da luz para definir a intensidade e a forma de emissão dos Photons. Tudo que falo nas edições 68 e 69 se referem ao Max 6, no Max 7 muda muita coisa, e no 7.5 muda também. Na edição 70 eu expliquei as principais diferenças para o Max 7 em tudo que eu havia falado nas edições anteriores. Sobre as manchas na sua cena. Certamente é o tamanho do Radius, tanto do Photons como do FG. Podem estar grandes ou pequenos de mais, eu vice versa. Tem que ajustar melhor os Radius. A modelagem também é importante, como em qualquer render profissional, defeitos na modelagem ficam bem visíveis, passagem de luz, superfícies com apenas um lado, essas coisas geram diversas problemas. Mas neste caso me parece que são os Raius. Por fim vou deixar mais umas imagens renderizadas no Mental Ray da mesma série anterior. Não houve pós produção em nenhuma imagem, a da lâmpada saiu assim do 3D, usei o Shader Bream da Lume Tools. O resto é padrão, como expliquei na mensagem anterior. E essa imagem é um preview da cena que estou fazendo para usar de exemplo no próximo artigo da Digital Designer, onde vou falar sobre Volume Light. Está no comecinho ainda, estou ajustando a iluminação. Os arcos foram modelados com Boolean no Max, dependendo da situação e respeitando certas regras até dá para fazer algumas coisas com ele sem dar problema. :) O entalhe na mesa é Displacement. Abraços
Oi gente, tudo bem? Encontrei a cena que tinha colocado aqui no fórum para Download. É a mesma cena que usei no artigo da Digital Designer 69, com as mesmas configurações, só mudei o tamanho da imagem no render, porque estava imenso, já que era para impressão. As configurações do render não estão bem otimizadas, é possível obter o mesmo resultado em dois terços do tempo dessa cena. Como era para impressão, eu exagerei um pouco nos parâmetros. A cena foi feita no Max 6, nele não muda nada. Pode ser aberta no Max 7 e não vai mudar nada também, mas as configurações são diferentes. Se entrar no menu das luzes, verá que está habilitado a configuração antiga no painel do Mental Ray da luz. Essa parte foi mantida no Max 7 apenas para ter compatibilidade com o Mental Ray do Max 6, que é uma versão abaixo. Se for estudar no Max 7, leia primeiro o artigo da Digital Designer 70, onde explico as mudanças no render. Dessa forma vai poder desligar a configuração antiga nas luzes e usar a configuração geral na janela Indirect Illumination. OBS: Se mudar os parâmetros na janela Indirect Illumination do Max 7, não vai alterar o resultado, porque o Energy, os Photons e o Decay estão sendo controlados pelo menu nas luzes. Imagem da cena O arquivo ZIP com a cena e as texturas tem 1.7 MB. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A CENA 3D ORIGINAL Abraços
o que aconteceu, niguem posta mais aqui, tava super interessante Edson
Edson Junior Portfólio: www.ejsite.com
Pô pessoal, sei que o mental é muito bom, quero aprender ele, acho que seja melhor q o V-ray, também sei que vcs se garantem , eu é que num sei quase nada, mas eu quase não vi ou Não vi imagens de internas ou externas aqui no forum e em outros lugares também muito pouco, de maquetes Massas mesmo iluminadas com o Mental ray Tipo as do Sandro Medeiros, só que ele mexe com V-Ray. um exemplo dele que achei, mas tem varias outras melhores: http://img.photobucket.com/albums/v16/sandromedeiros/Intdd1.jpg Se tiverem esse tipo de imagens em mental feitas por gente daqui, coloca aí que serve de inspiração e incentivo. Abraço! Ricmage

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716857.

Total de membros registrados: 142965

Últimos membros registrados: VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio.

Usuário(s) on-line na última hora: 272

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.