"Marco Tomaselli" disse: objetos num tamanho normal,dentro de um quarto,é uma coisa...objetos num tamanho normal,envolvidos por uma esfera(céu)GIGANTE,em relação com os objetos,quantos bilhões de photons eu vo precisar ter para gerar um GI legal? não é mais interessante usar FG,skylight,e umas 2 mr omnis? essa q é minha dúvida,agora especifiquei melhor... qq vcs acham?8) AGORA vc chegou no X da questão! Objetos com proporções altamente contraditorias p se iluminar e distancias enormes para podermos dizer, navegação de photons rebatidos, entre um ricochete e outro! Sou novo no Mental Ray e ate hje fiz poucas cenas usando o mesmo, mas estou percebendo q é mais complicado se fazer cenas externas com o MR usando o GI e o FG abilitado e colocando o DOME GIGANTE ao redor da cena. Agora vai a dica: coloca este DOME bem pequeno, proximo ao maximo da "maquete" q se quer iluminar, sendo assim, teremos uma disparidade menor entre as distancias de ricochete! sendo mais facil o controle dos nossos queridos e preciosos PHOTONS! ;) - O principal problema é colocar a luz q faz o papel de sol dentro deste DOME arrochado! risos :P - Fazendo assim teremos uma externa com cara de setagem de interna! entendeu? :) Agora colega, sou a favor de resultados, sendo assim, se vc esta usando somente o FG e esta satisfeito! então pra quê quebrar a cabeça? continua usando so FG! 8) abraço a todos!