Oi Fabiano, tudo bem?
Veja só, a forma de pensar no MR é completamente diferente, o Max vem com tudo pronto, no MR não, só que no Max e nos outros renderizadores é justamente essa a limitação, tudo vem pronto, então só pode fazer o que eles prepararam para você usar, no MR não, você monta o material como desejar, compondo Shaders, é como um brinquedo de Lego para criar materiais 3D, você vai colcocando os componentes para fazer o que deseja, o Material Mental Ray é a base para essa montagem, todos os parâmetros do Maps do material Standard do Max são resumidos apenas ao Slot Surface do material do MR, todos aqueles parâmetros dos materiais Standard podem ser recriados dentro do Slot Surface do Material Mental Ray, mas para isso depende de conhecer bem todos os Shaders que acompanham o programa, componto com estes Shaders pode fazer tudo que tem no Standard e muito mais.
Para dar um pequeno exemplo, o DGS é um Shader que reproduz as propriedades de Diffuse, Glossines e Specular, ainda atribuiria funções de Reflection e Refraction.
Isso usando apenas ele no Surface, imagine então ir adicionando mais Shaders nos parâmetros do DGS, pode compor materiais altamente complexos, da mesma forma que compõe texturas com os mapas proceduriais do Max, o princípio é o mesmo.
Abraços