Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
Anderson   rio de janeiro
Ali   Caxias do Sul - RS - RS
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

leonardo teixeira   são paulo - AC
Fguassu   São Paulo
melon3d   Porto Alegre
vandeko1987   São Caetano do sul

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

em portugues é muito dificil, o andré está preparando um curso básico de mray, mas em ingles vc até acha alguma coisa, mas ainda assim é pouco e esparso. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
falando nisso, tem agum critehrio no estudo dessas cenas, ou tem q ser a mesma cena? toh conseguindo uns resultados muitos bons com mental ray no meu 3ds max 7, com uma cena parecida. posso mandar?
BWonder Blue
entrando nessa onda, fiz o mesmo teste: Primeiro Teste: Consegui este tom escuro, deixando os canais ambient e diffuse com um verde-agua claro e pus um bump de material áspero no diffuse: Tempo total de Render- 2:35 min Segundo Teste: Mantendo as memas configuraçoes, trocando o material do teapot pra vidro e desligando o final gather, obtive este efeito: Tempo total de Render- aproximadamente 6:28 min Terceiro Teste: Mantendo o mesmo material e mudando o shader pra Advanced Ray Traced em vez de Ray Traced, obtive este efeito escuro, mas bem realista: Tempo total de Render- aproximadamente 2:38 min Talvez depois teste mais radiosidade.......me digam o que acharam.... Obs- o "Tempo total de Render" é a soma de tudo, incluindo os calculos dos shaders. cada renderizaçao, demorou em mehdia 2:30 min pra renderizar.
BWonder Blue
tem tambem esse que fiz agora pouco pra testar a caustics com radiosity ficou com um excesso de caustica, mas ficou com aspecto bom
BWonder Blue
Ai gurizada!!! Trabalho com o Max a mais ou menos 6 meses (sem contar anos de mechidinhas...hehehe) para maquetes eletronicas. Como a realidade é o meu objetivo, achei que era bom estudar um render melhor do que o SL. Por isso estou entrando aqui nesse tópico. Vou tentar passar algumas coisas do meu estudo sobre o materiais...aquela coisa que vc's estavam falando de pensar diferente no MR. []'s ps.: aqui em Porto Alegre o serviço de banda larga também é pessimo, do tipo: so tem banda larga se comprar outro serviço... :? pps.: quando souberem de algum tuto, mesmo em igles, por favor repassem o link.
resolvi estudar seus diferentes efeitos com luzes e materiais variados, aih vaum os primeiros testes: Obs- os testes foram feitos com um: AMD Athlon XP 2000+ 1.17 GHz 512MB RAM HD 40Gb 7200rpm Video GeForce4 MX440 64Mb Windows 2000 Professional SP3 (NTFS) 3ds Max 7 Primeiro estudo: Teapot Material- Vidro Luzes- 5 Omnis com 2 Inversas (todas com Ray Traced Shadows) Material das paredes- Cromo Tempo de Render- 6:28 minutos Render- Mental Ray "Cru" Segundo Estudo: Tempo de Render- 9:24 minutos Render- Mental Ray com Global Illumination habilitado Terceiro Estudo: Tempo de Render- 10:34 minutos Render- Mental Ray com GI e Caustics habilitada(com todos os objetos gerando e emitindo GI e Caustics) Quarto Estudo: Tempo de Render- 9:24 minutos Render- Mental Ray com GI Luzes- 5 Omnis com 2 inversas (Todas com Area Shadows) Quinto Estudo: Tempo de Render- 12:21 minutos Render- Mental Ray com GI Luzes- 5 Omnis com 2 Inversas, cada uma usando um dos 5 shaders de sombra espero q isto seja util para aqueles q naum sabem ainda qual render usar pra obter o efeito desejado........ tambem tah aqui o arquivo texturizado: Estudo Mental Ray blz, aih tah o estudo q tava no outro tohpico....
BWonder Blue
Oi gente, tudo bem? Lotah, eu acho que a melhor opção é estudar muito bem o render padrão do Max, Scanline, estudar o Radiosity e o Light Tracer para depois partir para um render mais robusto, como V-Ray, Brazil ou Mental Ray. Porque as técnicas usadas no Scanline serão úteis em todos estes renderizadores, tanto técnicas de iluminação como de criação de materiais e trabalho com mapas procedurais. Se inicia por um render mais robusto tem que aprender tudo isso e mais as coisas próprias deste render ao mesmo tempo, o apremndizado que torna muito mais difícil e demorado, já sabendo bem todas essas técnidas no Scanline fica fácil aprender apenas as novidades nestes outros renderizadores. Um outro ponto importante é que o Scaline renderiza rapidinho, e renderizadores com GI são mais demorados, por isso também que é bom aprender essas técnicas no Scanline em vez de aprender direto no Mental Ray, se o objetivo é chegar a criar cenas reais, vai chegar nele mais rápido pelo caminho certo. Bwonder Blue, seja bem vindo ao nosso fórum. Para você suavisar os Photons e deixar sua imagem limpa, deve aumentar o Size do Radius dos Photons no Global Illumination. Se o efeito de radiosidade ficar atenuado com o aumento do Radius você pode aumentar o valor de Energy para compensar. Isso no caso de estar usando apenas Photon Map. O ideal seria suavisar os Photons com o Final Gather, neste caso é melhor diminuir o Size dos Photons, gravar o Photon Map e ajustar os Samples do Final Gather para suavisar a solução de iluminação. EM qualquer uma destas opções não vai mais aparecer esses círculos coloridos dos Photons, vão ficar suaves mesclando as cores dos objetos. Abraços
Valeu pela dica tresd1!!! Confio na sua opinião...vou ficar só observando vc's para poder entender...hhehe TO me dedicando a saber as configurações dos renders mesmo...valeu!! []'s
que legal que o pessoal está retomando o estudo, este tópico estava muito parado, eu mesmo preciso voltar a fazer uns testes!!! Falou!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi gente, tudo bem? O estudo aqui é sobre GI, mas eu estava fazendo uns testes de Caustics no Max 7, que melhorou muito, e resolvi mostrar aqui no fórum, espero que não liguem pelo offtopic. Então, o Max 7 tem um recurso no Caustics que nenhum outro render tem, permite transparência com Caustics, o que não acontecia no Max 6 e eu achava que era Bug, até perguntei na Evermotion onde tem os fodões, e o Deus de lá, Pendzel, me disse que é normal isso nos renderizadores, ai que fui reparar, não é muito percebido quando usa GI com Caustics, porque o GI ajuda a atenuar a sombra bruta do objeto com Caustics, tinha alguns macetes para resolver isso, como o uso de HDRI no ambiente, para gerar um Caustics por todos os lados, controlando bem a transparência, mas não permitia certos efeitos, como gerar uma sombra transparente e colorida de um objeto com Cautics, só um Caustics colorido que controlaria a transparência, entendem? Para testar isso eu fiz este copo que mostro abaixo, obviamente o efeito de Caustics está super exagerado, mas o objetivo era este mesmo, mostrar bem o Caustics e a sombra colorida transparente coexistindo na mesma cena sem composição, direto em 3D. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1167, sendo 16 membro(s) e 1151 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, robsonhti, Geraldo Nunes, Daniel Monteiro, HALTTEMBERG, wilsimar, billypaul, fcostta, Allen Anderson, wagnerpsico, anaritacmoreira70, arquiluc, breno001, Duda, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.