bem, depois de algum tempo consegui fazer alguns testes também. primeiro, renderizando o teste padrão na maquina do escritorio (PIV 1.7 256 Ram DDR266) o tempo foi de 1minuto e 16 segundos. O primeiro teste que fiz por curiosidade foi o de mudar a cor de Diffuse no photon Basic. mudei a cor dos três materiais para verde, sem mexer no specular. eis o teste:
como pode se ver, a imagem ficou bem estourada, por que eu usei um verde meio claro no diffuse do photon basic, que pode ser considerado mais luminoso que o cinza que estava anteriormente. para corrigir isso eu mexi no especular dos tres materiais deixando um pouco mais escuros. na verdade, o specular do material branco já estava meio escuro, deixei os tres materiais com 0,5 de cinza no specular.
a imagem ficou bem menos saturada, mas como eu tinha mudadoas cores de diffuse originais para uma só, (na verdade nao fiz o verde igualzinho, mas bem proximo), ferrei com a vida do color bleeding, deixando a cena bem, mas bem irreal mesmo. por isso, deixei de lado as minhas experiencias com o verde e me concentrei nas cores reais mesmo de difusao. para isso, mexi agora nos materiais da seguinte forma, mudei o diffuse do photon basic dos materiais azul e vermelho para os valores das suas cores básicas em 1.0 e .5 nas outras duas (material vermelho R1.0,G0.5,B0.5 material azul R0.5,G0.5,B1.0). O material cinza eu fiz a seguinte conta, se tinha deixado a soma de 2 nos outros materiais (1 da cor principal mais .5 de cada uma das duas secundárias), tinha que fazer isso aqui também, nao sei se está certo mas foi uma forma de pensar. por isso dividi 2 por 3 o que me deu .66.... em cada um dos canais de cor (RGB). eis o teste com essa configuracao.
meu teste ficou um pouco mais claro que o original por conta do aumento de luminosidade nas cores de diffuse do photon basic. isso mostra que é possivel controlar um pouco da luminosidade pela cor de diffuse, mesmo que nao seja o mais adequado, agora clareei um pouco o specular dos tres materiais para aumentar um pouco do brilho da cena porque eu achei ela muito acinzentada. deixei o specular dos 3 materiais no photon basic com ,85 , um ponto de equilibrio onde os tres deveriam refletir igualmente a cor. o resultado foi esse realmente, o equilibrio entre vermelho azul e o branco.
estes foram alguns testes relativamente bobos e simples, se alguem tiver algo a acrescentar, legal. se falei algo que está errado me corrijam o pessoal que manja mais, sou um mero iniciante em mr.
Um abraço!!!