Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RaffaPrado   Hortolândia - SP
marciocmoraes   bento gonçalves
FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ
SONIC   Piedade-SP - PR
javier porcel   Rio de Janeiro - AC

Portfólios Ver Mais

Luiz Carlos   Carlos Barbosa - AC
afranio   formiga mg - AC
Rafaelart   São Pedro da Aldeia
LucasVasconcelos   fortaleza-ce - AC

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Uma pergunta para o pessoal: - se eu estiver montando um material para uma folha de uma árvore com material "mental ray", como eu faço para fazer a OPACIDADE* da folha? obs.: aquele mapa preto e branco, com o desenho da folha, q se estivessemos usando o material default stander do max colocariamos no canal Opacit.
DEUS é maior!
pessoal acho q consegui aqui... fazer oq eu queria. depois posto aqui como fiz.
DEUS é maior!
Olá zulmar jr, tudo bem? Você pode usar o shader Opacity (base) no canal Surface. Este shader possui dois parâmetros: - Input: imagem colorida - Opacity: imagem em branco e preto O Mental Ray ainda possui um shader chamado Transparency (base), mas ele funciona de forma oposta ao Opacity (base). Ele identifica a cor Branca como Transparente e a cor Preta como Opaco. Eu ainda não aprendi a forma de controlar a sombra do objeto com o shader Opacity (base) ou Transparency (base) para que a sombra não apareça quadrada e sim no formato do recorte da planta. Mesmo a sombra na Luz estamos cetada como Ray Traced Shadow. Esperamos o André... rs
Sergio Feitosa
8:) usando o [i:495878424b]matareial mental ray[/i:495878424b]. Feitosa: fiz de 2 formas, para a sombra acompanhar o formato de folha. 1)_ Apenas copiei o JPG q geralmente usamos no canal opacite do material standard para o Slot SHADOW do material mental ray. (ver PRIMEIRA IMG) obs.: nesta situação percebi q muitas folhas não apareceram na sombra projetada na parede. Parti então para diversas tentativas e cheguei nesta segunda maneira q considerei ser a q obteve melhor resultado e controle da sombra e material. 2)_ Colocar um shader "TRANSLUCENCY (lume)" no slot SHADOW do [i:495878424b]material mental ray[/i:495878424b] e configurar conforme a explicação.(ver SEGUNDA IMG) obs.: salve a img em seu computador e acompanhe o raciocínio do formação do material mental ray. - Na (TERCEIRA IMG) temos o resultado da plantinha setada como a "segunta maneira". Percebam q as folhas estão mais Claras e temos uma melhor qualidade de sombras de folhas projetadas na parede. [i:495878424b]Sinceramente: - Oq mais gostei deste material, "segunta maneira" , foi o mapa q usei para fazer o recurso de opacidade teve uma transição BRUSCA da região BRANCA para a PRETA e não apareceu nenhuma linhazinha branca ao redor das estremidades das folhas. Mesmo renderizando em 640x480px. [/i:495878424b] Bom, se alguem tiver outro método de se fazer material mental ray para folhas de árvore com planes favor falar. Abraço pessoal!
DEUS é maior!
Olá zulmar jr, tudo bem? Valeu, irei testar agora mesmo.
Sergio Feitosa
nesta img daqui, utilizei o mesmo material utilizado na "segunta maneira" explicado no post anterior. A única diferença foi q coloquei o valor 1,0 no Brightness do shader Glow. obs.: vejam como as folhas ficaram mais claras sem precisar mudar setagem nenhuma nas luzes da cena.
DEUS é maior!
consegui arrumar as manchas da minha cena.... o problema não era FG...e sim o GI...aumentei o radius do GI e a quantidade de photons tb. a cena em 1280 x 960 demorou 1 hora e 30... mas isso por causa da qualidade de Anti-aliasing. o GI e FG não demoraram tanto.
Oi Marco, A iluminação da imagem ficou legal. Agora para poder apreciar melhor os detalhes seria bom colocar texturas, com certeza vai demorar mais ainda o render mais a cena vai ficar mais realista.
esse é um testezinho q fiz
www.render3d.com.br
"estebanXRK" disse: Oi Marco, A iluminação da imagem ficou legal. Agora para poder apreciar melhor os detalhes seria bom colocar texturas, com certeza vai demorar mais ainda o render mais a cena vai ficar mais realista.
valeu ai esteban... hehe com certeza...eu vou fazer uns shaders depois....mas é q esse teste eu fiz especificamente pra testar iluminação e render... mas agora acho q é uma boa pensar em alguns shaders, pra aproveitar q ta legal a luz... mas antes vou testar um volume de luz entrando pela janela...nessa mesma cena... pq só agora to sacando o novo mr...quero ficar um pouco mais confiante...q nem eu tava no max 8... mas eu chego la hehehe

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711245.

Total de membros registrados: 138775

Últimos membros registrados: easyloss, godyx, kelliehalvorsion, Yanga026, janealva93, isac77, julianogpimentel, cito.

Usuário(s) on-line na última hora: 798, sendo 1 membro(s) e 797 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: easyloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.