Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

claudiosdr   Brasil - CE
netinho muniz   Itaperuna/RJ Brasil - RJ
MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

ze rodrigues de moraes   brasilia - distrito federal - AC
wilgo   braslia
Antonio   Campinas - SP
ederguit   Guarulhos-SP - AC

GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Iluminação (Fakeosity)

Por: Adminin  

Em: 20/09/2004 22:54

Oi, Sandro! Obrigada pela ajuda, minha iluminação melhorou 100%. :D Até + Jaque.
"Jaque_rl" disse: Obrigada pela ajuda, minha iluminação melhorou 100%. :D
Então posta pra "nóis vê"!! :lol:
Ola a todos, é a primeira vez que posto nesta area e estou com muita dificuldade em trabalhar com iluminação, e eu fiz a iluminação da minha cena mais tenho certeza que não ficou bom... por favor, me ajudem a entender e configurar... :( Tá aqui minha cena...
pra gente conseguir te ajudar, vc teria qwue mandar o wireframe da sua cena, mostrando onde estao as lampadas e talvez algumas configurações. so a cena ja renderizada é difícil. Falou!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Está aqui o wire da minha cena e a configuração... Aqui a configuração da target spot E por ultimo a configuração das omnis que estão todas em estance... antecipadamente sou grato a todos!!! :D
a primeira coisa qeu eu acho que vc deveria mudar é a sombra das monis, area shadows vão deixar muito pesado um monte de omnis. eu gosto de usar shadow maps nessas luzes de atenuação, como estao instanciadas vc pode testar varios tamanhos de mapas para observar o tempo de render e consumo de memoria. outra coisa, a luz spot eu penso que tem que estar com o multiplier mais forte, porque cenas desse tipo que vc está querendo com iluminação externa geralmente estouram um pouco no chao, tipo o sol fica mais forte. as luzes de atenuação vc tem que calcular o numero delas e multiplicar o multiplier que está colocando por esse numero para saber qual o multiplier final. uma dica é zerar o multiplicer das omnis e deixar a principio o multiplier da spot em +- 0,6. renderize pra ver o resultado, se deu certo deve ficar um quadrado no chao com a luz. depois via aumentando o multiplier das omnis e renderizndo pra ver o resultado, até onde achar que ficou legal. agora, a posição das omnis nao sei se é o certo, mas eu tento imaginar a trajetoria da luz, tipo ela bate no chao e reflete, entao teria que colocar algumas omnis excluindo o chao, mudar o tom um pouco pra simular o color bleeding e blz. essas omnis vao refletir tb nas paredes, entao poderia colocar omnis nas paredes, tb mudando um pouco o tom e diminuindo o multiplier a cada passo desses, porque a luz va se perdendo até acabar. sei lá acho que é isso. a luz target spot fica legal com area shadows, so configurar direitinho. Um abraço!!!
Videotutoriais e artigos
Fiquei com uma duvida :?: Qual o melhor mapa que posso usar para a shadow map. não sei qual usar!!!
assim, na verdade nao é um mapa como de textura, as shadow maps sao criadas utilizando a silhueta do objeto para gerar uma espécie de bitmap da sombra. a resolução desse bitmap é definida no campo size. para gerar sombras soft com shadow map temos o parametro sample range, ajustando ele as bordas da sombra sao borradas. de uma lida no tutorial da ed1 sobre isso, é bem explicativo e tem figuras exemplificando. como sao bastante luzes, diminua bastante o tamanho do map pra nao sobrecarregar sua cena. Falou!!!
Videotutoriais e artigos
Bem fiz as alterações como vc falou mais acabei vendo que nas paredes tem manchas, vc sabe me dizer o porque? Aqui está a cena!! Aqui tá a configuração das luzes. e aqui o wireframe da cena! O que vc acha?
eu acho que esse tamanho de mapa que vc colocou ta grande demais, a sombra vai ficar muito definida, principalmente se forem poucas luzes, porque o efeito de irradiação conseguido com as omnis precisa da sombra mais borrada uma pouco. nao tenho como testar aqui agora, tente aumentar o sample range desse valor 4 para uns 10 e veja se melhora, se melhorar aumente mais até ficar mais homogeneo, o sample range borra o mapa da sombra. agora, 2000 pro mapa vai ocupar memoria pacas, tente diminuir esse valor e ir ajustando junto com o sample range. os shadow maps são sensiveis a escala da cena, dependendo disso tem que aumentar o mapa ou reescalar a cena. falou!!!
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710370.

Total de membros registrados: 137791

Últimos membros registrados: lupym, jramrls, Genevievebonds, sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview, fernandadias371.

Usuário(s) on-line na última hora: 493, sendo 28 membro(s) e 465 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Leonardo, Junior Almeida, m.schnaider, TadeuB79, Celso Borttoloto, emersonforentin, Sergio1987, rafaelgmarotta, Eng Damasceno, mastermax, DeividRobert, Reinaldo Silva, Duda, João Von Rondow, billypaul, Le_Andro, lupym, rabellogp, Roberto Movanni, Gabriel.C, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Carlos E. Nogueira, Adalberto Batista, Gibran Farfud, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.