Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

3DStation   Goiania - GO
Leandro Malheiro   São José do Rio Preto - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
GARGAMEL   Maceio - AL
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP

Portfólios Ver Mais

ti_roc   Mauá, SP - AC
pietroniro   Jundiaí - SP
AndreMaia   Feira de Santana BA - BA
3DMais   Sorocaba - SP

GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Iluminação (Fakeosity)

Por: Adminin  

Em: 20/09/2004 22:54

Ae belza?! Esse acho que eh meu primeiro post aqui... Ai vai meu Fake do "fake"...hehe :seila: Abraços Arquivo: http://s6.yousendit.com/d.aspx?id=23BBB121582731D06BE7F123BDCA7EE4
www.aislan.com.br/archpro
Gostei, Aislan! Bem vindo ao fórum! []´s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
André, não lembrei mesmo do meu nome de usuário então criei outro... Bem aí está a minha imagem do Estudo. Usei 3 Targets Spot e 6 Omins, não usei nenhum plugin. O Render foi o do próprio 3d, até porque não tenho outro... Um abraço Arquiteto Claudio Vianna
Oi gente, tudo bem? Eu estou gostando muito das postagens de vocês, curti demais os testes, todos estão muito bons, curti a idéia do Sandro de colocar uns materiais depois do teste para ver como fica a iluminação junto com as texturas, parece que o pessoal gostou também e estão postando dessa forma, muito legal. Eu também não sou bom de fake, desde o Max 3 que uso renderizadores de terceiros, fazia muito fake na época do Max 2 quando trabalhava com maquete eletrônica, mas resolvi fazer um exemplo aqui tipo receita de bolo para iluminação artificial interna, que muita gente sempre pediu aqui no fórum, não é uma regra porque não tem regra, mas funcina bem em muitas situações e pode dar uma boa idéia de como fazer, é uma forma mais mecanizada que não é a melhor, pois o melhor seria estudar com cuidado onde vai colocar cada luz na cena de acordo com a necessidade de corrigir ou gerar sombras e luzes na cena para ambientar como deseja, mas esse exemplo pode funcionar bem na maioria das situações, servindo como base para um refinamento melhor da iluminação. Eu vi que quase todos os testes de vocês é para iluminação natural externa, mas é muito importante também testar iluminação artificial interna, nesse meu teste e nos dois primeiros eu fiz apenas com iluminação artificial, depois vou fazer um exemplo igual a esse de iluminação natural. No meu exemplo eu uso 3 anéis de Omnis sem sombra para atenuar as sombras ao redor do ambiente, uso um anel de Omnis interno com geração de sombra para difundir as sombras no ambiente, a luz que simulei é uma fluorescente, então usei uma linha de Omnis com sombra para simular a difusão da sombra gerada por esse tipo de luz, usei uma luz sem sombra como Flash para iluminar os objetos na vista da câmera, usei uma luz em baixo para atenuar as sombras de baixo e uma luz em cima para ajudar na iluminação, por fim usei luzes para corrigir os problemas de iluminação que apareceram nos objetos, essas luzes normalmente usam o Exclude para incluir apenas o objeto que ela vai atenuar, usei duas luzes para atenuar a sombra nos pés da mesinha, uma para atenuar a sombra na lateral do sofá e outra para atenuar o teto. Todas as luzes no arquivo Max estão com seus devidos nomes para facilitar o estudo. Espero que ajude. Cena com alguns objetos e materiais aplicados
Muito bons os testes, parabéns galera. :joiae: Aislan, tu por aqui meu fio? Seja bem-vindo, muito bom seu teste. :-P Galera, vou dar uma procurada por tutoriais de fake, achando algumas coisas eu posto por aqui. Na iMasters tem um muito bom que o Pile fez.
"Sandro Medeiros" disse: Muito bons os testes, parabéns galera. :joiae: Aislan, tu por aqui meu fio? Seja bem-vindo, muito bom seu teste. :-P
Valeu maluco! :lol: O fake ta medonhinho...mas ta valendo! hehe Abraço
www.aislan.com.br/archpro
Bem vindo Aislan e parabéns a todos que estão participando :) Abaixo mais um teste. O segundo é o mesmo que o primeiro com ajustes adicionais no Exposure do 3ds max.
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Ae PiledotNET blz, Muito bom esses seus segundos testes, gostei. Esse ajuste de exposure q vc mencionou é oque exatamente? Pq eu tenho uma ideia aqui mas nao tenho certeza, vc pode esclarecer ai?! Abraço!
:oops: :oops: :oops:
Calma, José...estamos de olho em vc sim! Bem vindo ao fórum! ;) Não entendi muito bem o que vc disse...foco? Seria o efeito Blur que utilizei nos meus primeiros posts? Se for, eu segui este tutorial aqui, dê uma olhada: http://www.3dzone.com.br/tut_luzes_6.html Quanto a reluzir materiais....não entendi tb!hauah Vc quer que o objeto brilhe? Se for, vc tem que estudar texturização...Se for a luz "bater" nele e a claridade dele se espalhar pra superfície onde este objeto está (efeito GI), na iluminação padrão do 3D Studio (sem uso do Light Tracer), é com omnis mesmo que se consegue...bom, fake, em inglês, significa falso. Vc simulará os raios de luz se espalhar na superfície, como ocorre na vida real... Na iMasters tem uma matéria boa do Filipe que explica o efeito GI...na Tresd1 parece que tem também... Cláudio Viana, na sua imagem vi 2 coisas a serem melhoradas, pra ficar ok: os objetos não geram sombras (não sei se é impressão minha, mas pelo menos o vasinho em cima da mesa não tem sombra...ou tem?) A parede da janela está muito boa, parabéns! ;) Mas o teto deveria seguir a mesma "lógica"...tipo..tem pontos vermelhos nele. Os seja, acho que terá que gerar mais omnis vermelhas, pra dissolver a cor do teto... André, tudo jóia? Esta imagem que postou por último está bem melhor! :D Mas o vasinho não ficou muito escuro? E você, Filipe, tudo tranquilo? Ficou ótima sua imagem (a meu ver de leiga :oops: )...por isso, como leiga, vou perguntar também: as grades da janela não deveriam ficar de fora da iluminação, tipo, ficar num exclude de alguma omni? Pra ficar meio escurinhas, saca? Pq a luz de fora é maior do que a de dentro...ou falei muita besteira? Credo Thiago, ignorou meu pedido, né? Nem um não eu recebi... :(:( []´s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710369.

Total de membros registrados: 137789

Últimos membros registrados: Genevievebonds, sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview, fernandadias371, Tomasleal-, moilveira.

Usuário(s) on-line na última hora: 439, sendo 3 membro(s) e 436 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NunoGarcia, Genevievebonds, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.