Oi Lotah, tudo bem?
Você me fez lembrar de uma época muito boa da minha vida, eu lembro exatamente quando estava estudando esse tipo de coisa, comecei a fazer tudo sujo :) Dá um realismo muito maior e ajuda muito na qualidade da imagem final, nem tanto para projetos porque o cliente quer ver bem limpinho mesmo, mas em ilustração ou vídeo comercial, institucional, educacional, e tudo mais, ajuda muito na qualidade e no realismo, além de mostrar a habilidade do artista, porque é muito mais difícil fazer uma textura assim.
Tem coisas que precisa mesmo pintar uma imagem de máscara no PhotoShop, para poder compor corretamente o efeito, mas muita coisa pode ser feito direto com mapas procedurais do próprio Max como você deseja.
Começe seus testes com o Gradient, ele vai dar uma boa idéia do que pode fazer, depois vai testando os outros, os valores, as imagens, as composições e tudo mais.
Começa com coisa simples, tipo uma parede com limbo, faz o limbo com Noise num Slot, depois num outro Slot faz a parede com o Tile (Brick), ai num terceiro Slot você junta os dois com o Blend, e usa um Gradient para mesclar, vai ficar meio tijolo, meio limbo, ajustando os parâmetros do gradient você pode fazer uma mesclagem mais realista, só na parte de baixo, e com noise na distribuição, é por ai que começa.
No azuleijo que perguntou, seria a mesma coisa, em vez de limbo faz um material de sujeira, e no lugar do gradient usa um outro Tile como máscara do Blend.
Abraços