Grupo de Estudo Blend de Materiais (sujeira)

Por: lotah  

Em: 07/11/2004 00:19

Ai gurizada!! To criando esse tópico pra falar de um assunto que venho estudando. A sujeira!! Acho que uma das coisas que imprimem mais realidade numa cena é a sujeira do local. Principalmente em cenas expecíficas para apresentação final (como um modelo) de um produto (não só na construção civil). Por exemplo: colocar um grafite num muro, ou sujeira da lama nos pneus de um carro. Acho que poderiamos contar aqui, como resolvemos isso. Pra começar: Como vocês fariam aquelas sujeiras que se formam nas juntar de azulejos? Qual o metodo que vocês usaram para isso? Principalmente usando apenas o MAX, sem periféricos. []'s Espero que esse tópico ajude bastente e seja bem aproveitado. ps: troquei o título do tópico pra galera entender melhor o significado de seujeira.
Oi Lotah, tudo bem? Você me fez lembrar de uma época muito boa da minha vida, eu lembro exatamente quando estava estudando esse tipo de coisa, comecei a fazer tudo sujo :) Dá um realismo muito maior e ajuda muito na qualidade da imagem final, nem tanto para projetos porque o cliente quer ver bem limpinho mesmo, mas em ilustração ou vídeo comercial, institucional, educacional, e tudo mais, ajuda muito na qualidade e no realismo, além de mostrar a habilidade do artista, porque é muito mais difícil fazer uma textura assim. Tem coisas que precisa mesmo pintar uma imagem de máscara no PhotoShop, para poder compor corretamente o efeito, mas muita coisa pode ser feito direto com mapas procedurais do próprio Max como você deseja. Começe seus testes com o Gradient, ele vai dar uma boa idéia do que pode fazer, depois vai testando os outros, os valores, as imagens, as composições e tudo mais. Começa com coisa simples, tipo uma parede com limbo, faz o limbo com Noise num Slot, depois num outro Slot faz a parede com o Tile (Brick), ai num terceiro Slot você junta os dois com o Blend, e usa um Gradient para mesclar, vai ficar meio tijolo, meio limbo, ajustando os parâmetros do gradient você pode fazer uma mesclagem mais realista, só na parte de baixo, e com noise na distribuição, é por ai que começa. No azuleijo que perguntou, seria a mesma coisa, em vez de limbo faz um material de sujeira, e no lugar do gradient usa um outro Tile como máscara do Blend. Abraços
Valeu pela resposta André... Estou estudando assim mesmo como vc falou. Só queria dizer que tem "sujeiras" que são boas em projetos. Por exemplo: Buracos no gramado. Locais, principalmente nas bordas onde não nasce grama. Dá maior realismo ao gramado. Ou até mesmo colocar algumas flores. O que vc's acham? []'s
uma sujeirinha na junção de uma parede e outra... eu quando preciso fazer uma sujeira eu faço no PS mesmo, ou como o André disse com mapas procedurais
www.greenlamp3d.com
:!: Mudei o nome do tópico pra ver se a galera se interessa mais...ok? :00: Tudo bem, em coisas bem específicas, fica mais fácil usar o photoshop. Mas tenho a idéia que montar uma textura e poder salvá-la para usar em quase qualquer desenho seria mais produtivo, já que na minha atividade (arquitetura) não tenho muito tempo de ficar esperimentando. Mapa procedual :ideia: Podia explicar melhor? Detalhar como vc faz para podermos criar um padrão. Obrigado! :? Desculpe se quero tudo meio mastigado, mas é que sou um usuário bem de MAX bem básico, trabalho muito com o Autocad, uso só o Max para renderização e montagem da cena. O que acham? []'s
Como eu falei...vou colocar aqui o que estou estudando...pra "ouvir" os comentários de vc's Nessa cena eu usei a mesma textura: na primeira coloquei só um bump na textura nas outras eu usei um specular color sobre o bump O que vc's acham? [/img]
essa textura que vc usou é um bitmap não é??? eu acho que para vc conseguir uma sujeira simples, ou mesmo so alterar a cor do reunte, seria so pintar as bordas dos azulejos, porque parecem estar da mesma cor que o azulejo. outra coisa que pode ser interessante é vc criar um mapa de mix , que mistura dois mapas conforme uma mascara e no segundo slot colocar um mapa de tile, esse mapa cria tijolos de uma diversidade de tipos, inclusive os rejuntes. nesse caso vc usaria so os rejuntes, teria que alterar os parametros dele pra ficar legal como os parametros de tile. depois voltando ao mapa de mix, colocaria uma mascara para criar os rejuntes, poderia colocar até o mesmo mapa de tiles invertido, com a cor branco nos rejuntes e preto nos azulejos. outra coisa, é interessante fazer o que o pessoal sugeriu, criar um novo material de mofo, limbo, essas coisas e com o blend mesclar eles através de uma máscara. a máscara funciona como um recorte, o que está branco é mostrado e o que está preto é ignorado na composiçaõ. o que da a mágica na coisa sao os valores intermediarios entre preto e branco, permitindo varios graus de transparencia 255. essa é uma área muito legal, eu tb trabalho com arquitetura, sei que nem sempre dá tempo da gente ficar experimentando, as vezes tem que se virar em dois pra terminar no prazo e com a qualidade que o pessoal quer. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Ai pessoal tenho uma grama bem filé....so queria saber como posta aqui no forum...pq num fiz isso antes.. tenho vergonha dos meus trabalhos. Yanes Sandes :oops:
Vamos que vamos....
Se alguem puder me arrumar uma testura de pedra portuguesa eu tambem iria agradecer muito. Yanes Sandes
Vamos que vamos....
sobre postar imagens no forum, de uma olhada no topico inicial do forum imagens dos leitores , la explica em detalhes como postar imagens e até sugere alguns servidores para armazena-las. Um abraço!!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707657.

Total de membros registrados: 135263

Últimos membros registrados: spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi, graceholan64.

Usuário(s) on-line na última hora: 555, sendo 5 membro(s) e 550 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: spiceland, RAPH, cadwillem, deathstars, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.