;) Olá de novo,
Vim dar a minha peq contribuição lá vai:
Arruma a parede usando o Brick, coloca um especular nela e adiciona um Raytrace em Reflaction com um valor muito baixo, tipo 4, pronto uma parede de azulejo legal 8)
Agora vamos sujar, adicione map Mix no lugar da cor do rejunto de seu azulejo no primeiro você pode criar o musgo que ficará entranhado no rejunto do azulejo, o Noise dá uma misturada legal, uma combinação entre verde musgo e um marrom fica legal. No Slot de baixo vc pode fazer o encardido do do rejunto um noise com cores cinza 50% e marrom meio claro ficam bons. No terceiro Slot vc pode usar outro Noise vai ajustando os valores até ficar uma mistura visível aos olhos e legal a cena.
Pronto o Rejunto sujo já temos ;)
O resultado está legal, mas um pouco estranho pois o rejunto está sujo mas os azulejos estam limpinhos, resolvemos isto da mesma forma q fizemos com o rejunto, procure combinar peq. variações de cores um azul com azul claro e cinza, e pronto uma parede suja e rapidamente configurada ... :):):):):)
Esse foi um peq. exemplo de como sujar uma parede rapidamente, note que uma parede realmente muito suja coisa de anos sem limpar haveria também um limbo escorendo do rejunto para o azulejo, bem como uns quebrados e tal ... mas o básico é isso ai, vlw?
Qualquer coisa tamos aê ... abraços :):):):):)
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --