Hoje (quarta) foi o terceiro dia da siggraph, em mais um dia ensolarado e quente do verão da california, mais quente do que presenciei em 2010. Começamos o dia conhecendo como funciona o chapters da siggraph, eventos locais que podem acontecer em qualquer lugar do mundo. Na sequencia fizemos varios contatos e esperamos que no futuro tenhamos um evento da siggraph no Brasil, as chances são grandes, começando com algo pequeno, claro. ;)
Com isso acabamos ficando a manha inteira fazendo contatos e conhecendo o funcionamento de um evento da siggraph, acabamos não assistimos nenhuma palestra e voltamos para a feira bem na hora da distribuição do brinde da Pixar. Dessa vez encarei uma longa fila para garantir a minha teapot e consegui, vai ser uma ótima lembrança. Na saída para o almoço aproveitei para bater uma foto do estande da Pixologic, é sempre um destaque com aprentações interessantes tanto das novidades do zbrush como de artistas demonstrando suas técnicas, foi assim em 2010 e continua sendo um destaque esse ano.
De volta à feira, outra coisa que não mudou em relação a 2010 são as impressoras 3D, sempre chamando a atenção com belos modelos impressos. Falando nisso, destaque para o estande da Scanline, uma produtora que trabalhou em grandes filmes e que tinha ali as melhores modelos do evento. :-)
Ao lado tinha um grande estande da Boxx, fabricante de workstations e render farms, onde ficamos sabendo de uma novidade: eles passaram a fabricar seus equipamentos também no Brasil. Boa noticia ja que eles tem uma reputação de fazer equipamentos de qualidade, usados em grandes produtoras. Para demonstrar o poder de fogo tinham alguns demos sendo renderizados nas maquinas e, compartilhando o mesmo estande, a equipe da Chaos Group demonstrava seus softwares, com destaque para o vray rodando em diversas plataformas: dos softwares 3D como Max, Maya e Softimage e até no Nuke e Katana. Apesar de não possuirem um estande próprio, Vlado e sua equipe estavam por lá fazendo demonstrações tanto no estande da Boxx como no da Evermotion e nVidia, além de apresentações no auditório da feira.
Falando no Nuke, a The Foundry era outra que despertava grande interesse do publico em seu estande, com boas demonstrações tanto do funcionamento como do uso de seus softwares em grandes produções. Nuke, Mari e Katana eram os destaques, todos com amplo uso na produção de filmes, sendo que o Nuke foi citado em todas as palestras das grandes produtoras, parece ter virado a referencia na area de composição de video. E fechando as fotos da feira, sempre temos a wacom para nos deixar com inveja, dessa vez com a nova Cintiq 24\" HD, não há nem o que falar...
Depois disso me dirigi ao hotel Marriott que fica ao lado da feira onde aconteceram uma série de palestras rápidas de algumas empresas e pesquisadores trabalhando com WebGL. Eram diversas apresentações diferentes e curiosas como o Exacortex Studio, algo como um 3ds max que roda no browser, mas ainda sem previsão de lançamento. O destaque aqui foi o encerramento com a empresa Teamup, criada pelo meu amigo Thiago Costa que apresentou o programa que estao desenvolvendo: um renderizador realista path tracer mas que funciona via browser, com interface em WebGL e um sistema de criação colaborativo. O render é feito na nuvem e por isso é extremamente rápido e não necessita de um computador poderoso para rodar, inclusive funcionando em sistemas moveis tanto iOS como Android. Ainda em fase de beta test, acredito que pode ter um grande futuro.
Como todos os dias, andamos muito pra lá e pra cá, é tudo muito grande e o cansaço no fim do dia é grande. Então voltamos para o hotel e fomos procurar um lugar para comer um bom hamburger e tomar uma cerveja, acabamos achando um lugar que literalmente não estava no mapa, ja que nem o google maps nem o gps tinham esse lugar marcado. É uma lanchonete chamada The Counter com uma boa variedade de cervejas e o slogam que nos atraiu dizia: \"Custom made Burgers\". Uma infinidade de ingredientes disponíveis para montar o seu hamburger como quiser, acho que foi um dos melhores hamburguers que ja comi na vida, por isso mereceu esse off topic para fechar essa quarta feira na SIGGRAPH.
Como sempre, fiquem à vontade para perguntas, quinta é o último dia e ja tem menos coisas que os outros dias, mas depois eu conto desse ultimo dia.
Abs,
Flavio