Oi Harley, tudo bem?
Fico feliz de saber que resolveu o problema da linha da pálpebra e deu tudo certo.
Mas você não vai mais terminar ela?
Sobre o futuro da animação de personagens, eu acredito que quem trabalha com isso já sabe faz tempo que o final está chegando.
O dia que alguém pegar as principais tecnologias desenvolvidas nos últimos anos e colocar tudo no mesmo programa, ninguém mais vai querer animar editando Key Frames se pode colocar o personagem num ambiente 3D e mandar ele fazer as coisas igual se fosse um ator de verdade.
Os esqueletos são treinados usando captura de movimentos reais, então, eles atuam como se fossem pessoas reais e só precisará definir caminho a seguir e ações que deve efetuar para ver acontecer igual uma simulação física.
Será muito mais divertido animar do que é hoje.
Sobre os Links dos esqueletos, creio que inicialmente usarão a técnica já conhecida e aplicada em diversos programas, inclusive no Max e Unreal, que é o remapeamento dos Bones.
O Bone é um elemento conhecido em todos os programas, então, só precisa repassar as medidas e as conexões entre eles de um programa para o outro, assim, o Bone do sistema de simulação se ajusta ao tamanho do Bone do seu esqueleto e tudo funciona perfeitamente.
Porém, imagino que pelo menos no início terá que criar o seu esqueleto de acordo com o padrão de Bones do programa de simulação.
Entretanto, uma das tecnologias mostra o remapeamento automático de Bones para qualquer tipo de esqueleto, neste caso não precisaria fazer nada, pois o programa reconheceria o esqueleto e tentaria fazer a animação com os Bones que tem.
Ou seja, você poderia testar como um personagem caminharia se tivesse 3 ou 8 pernas, se um braço fosse muito maior do que o outro, se a cabeça fosse gigante e coisas deste tipo.
Seria ótimo para criar alienígenas. rsrsrsrs
Sobre o Megascans, não é um programa de escaneamento, é uma biblioteca de objetos escaneados prontos para usar.
Melhor ainda, são feitos de forma modular, para você poder juntar e criar coisas diferentes, é excelente!
Entra na Mesgascans e baixa alguma coisa para você ver, o link é este:
https://quixel.com/megascans/library/freeAgora, se deseja escanear objetos reais a partir de fotos, conhecido como fotogrametria, você pode usar o Meshroom que é de graça e um celular.
Basta tirar várias fotos do objeto, colocar no programa e ele cria a malha 3D com mapeamento e textura do Diffuse.
Dai precisa levar a textura para o Substance Designer, onde poderá criar os mapas PBR.
O download do Meshroom fica neste link:
https://alicevision.org/#meshroomAbração e tudo de bom.
André Vieira