Oi Harley, tudo bem?
Essa biblioteca de orquídeas foi a que deu mais trabalho até hoje, pois nas outras eu só precisei configurar a renderização no Mental Ray, a parte de V-Ray era feita por outra pessoa.
Nesta de flores eu primeiro tive que modelar vasos para todas elas, depois tive que configurar para o Mental Ray e dai tive que configurar para o V-Ray também, então, realmente foi um parto, mas eu gostei muito do resultado final.
Só resolvi ter todo este trabalho porque as orquídeas estavam muito bem modeladas e valeu a pena, se fosse outra biblioteca eu tinha desistido.
Em anexo estão as imagens de 2 delas que gostei bastante.
Sobre esporte e treino, eu sei como é importante, pois meu irmão e meu sobrinho são fanáticos por academia, corrida, skate e tal.
Eu que nunca gostei de nada esportivo, não tenho saco para ficar puxando ferro em academia e por isso parece que estou grávido de um pernil. rsrsrsrs
Perdi um pouco de peso depois da cirurgia no mês passado por ter ficado 1 semana sem comer nada, só no soro.
Mas estou de mudança para o sítio e lá vou ter bastante coisas físicas para fazer, então, vou me exercitar com coisas que gosto em vez de academia, por isso acho que terei mais motivação para melhorar a forma física e poder dar conta de tudo sem se cansar tanto.
Sobre as árvores, para renderizar com qualidade e produzir os efeitos modernos de iluminação que são importantes para o realismo das folhas, como translucência, tem que configurar com o material adequado de cada Render.
O Scanline é um lixo, não serve para nada, não tem os efeitos mínimos para renderizar com realismo, o material Standard será aceito por qualquer Render, mas não terá qualidade gráfica e a árvore vai parecer que é de plástico.
Lembra como estava o render original das orquídeas?
Olha a diferença para as imagens que postei.
Olha a qualidade das árvores do Maxtree que postei hoje para download gratuito.
É o realismo e a facilidade de usar nos projetos que atrai compradores, se mandar eles configurarem o material certamente vão comprar de outra pessoa que esteja com material configurado.
Sobre os renderizadores mais modernos, o Octane é excelente, mas instável em certas questões.
O Redshift é o renderizador mais rápido que já usei com Ray Trace total, pois no Unreal o Ray Trace é parcial mesclado com rasterização.
O mais legal é o que você falou, ele pensa igual o Mental Ray, algumas coisas do Mental Ray que estão no Max funcionam no Redshift, ele parece uma mistura de Mental Ray com V-Ray na minha opinião.
É ideal para renderizar animação!
Sobre o lance da personalização das árvores, você precisa estudar um pouco de Blueprint, porque dai vai fazer coisas extraordinárias.
Tudo isso que você falou dos galhos e raízes separadas para as pessoas montarem manualmente pode ser feito automaticamente!!!
Se criar um sisteminha com Spline Component as pessoas poderão criar a árvore que quiser apenas desenhando Splines na Viewport em vez de mover galhos e ter que alinhar na mão.
Inclusive, um cara já fez algo parecido e está vendendo no Market Place, a Epic até deu destaque num dos downloads mensais.
Tem um vídeo mostrando ele nesta notícia:
https://3d1.com.br/noticia/68517Porém, o sisteminha com Spline Component é um pouco mais complexo e avançado do que aquele que falei antes para trocar os materiais das folhas e controlar as intensidades.
Sobre a projeção das texturas em X, Y e Z com transição suave entre as coordenadas, é chamado de Triplanar Mapping ou Blended Box Map.
No 3ds max é possível fazer com qualquer renderizador decente, pois todos possuem este mapa, o Scanline não é decente!
A partir do Max 2017.1 os vagabundos da Autodesk adicionaram o mapa Blended Box Map e dai finalmente o Scanline passou a aceitar o efeito.
Olha o vídeo dele ai:
https://www.youtube.com/watch?v=UQOBHmyMAvsAbração e tudo de bom.
André Vieira