Oi Harley, tudo bem?
Fico feliz de saber que você está morando num lugar tão tranquilo e sossegado, isso é uma benção.
O que mais me incomoda na vida é o barulho dos vizinhos e parece que jogaram alguma praga em cima de mim, pois fiquei 15 anos procurando um lugar tranquilo para viver e não conseguia.
Na época que a gente se conheceu eu morava numa edícula no fundo da casa da minha mãe em Valinhos, dai o vizinho do lado resolveu aprender a tocar bateria, foi na época que estava gravando meu primeiro curso.
Minha vontade era pular o muro e esfaquear o desgraçado para você ter uma idéia, eu jogava pratos no telhado dele, copos e o que via pela frente, até que fui para a justiça e consegui impedir o cara de continuar tocando bateria.
Mas tinha um barração no terreno de trás e tempos depois alugaram para uma marcenaria ou coisa parecida, só sei que era uma barulheira o dia inteiro.
Eu falei para o cara que iria por fogo na fábrica dele durante a noite porque já não aguentava mais, felizmente ele saiu de lá e tivemos alguns meses de sossego.
Depois, fiz a minha casa em Barão Geraldo num condomínio de chácaras, mas os vizinhos tinham 5000 cachorros e a vizinha de trás tinha um galo, foi um inferno viver lá.
Até que em Abril de 2016 alagou o condomínio inteiro e tivemos que sair da casa carregados na pá do trator dos bombeiros. Nunca mais voltei lá.
Dai moramos 3 anos e meio em Artur Nogueira, uma cidade de um povo totalmente escroto e sem noção, repleta de motoqueiros vagabundos, tem até carreata de motoqueiros que passam buzinando por toda a cidade nos domingos às 6 da manhã para você ter uma idéia.
Minha vontade era pegar o carro e atropelar todo mundo, depois dar ré e passar por cima novamente!!!!!!!
Então cara, a minha vida foi um inferno nos últimos 15 anos, quase me separei da Elis, não gravei mais cursos, não tinha cabeça para nada.
Graças a Deus a gente pegou as nossas últimas economias e compramos o sítio mais barato que encontramos no Estado de São Paulo, numa barroca distante 14 Km de estrada de terra até o asfalto mais próximo, é o penúltimo sítio da estrada, depois só tem mata atlântica nativa até chegar no litoral.
Fica bem no topo da serra do mar, então, é frio e chove muito, clima que eu adoro, porém, isso faz cair muito a energia nesta época do ano, já ficamos 5 dias sem energia para você ter uma idéia como se preocupam com este canto onde estamos, pois são apenas 5 sitiantes que pagam energia e o resto é tudo gato.
Mas sinceramente, eu adoro morar aqui, vivo em paz, no maior silêncio e tranquilidade, voltei a gravar cursos, estou vivendo bem com a Elis, vivo rodeado por uma mata linda e silenciosa.
Portanto, prefiro mil vezes ficar 5 dias sem energia e ter que andar 14 KM numa estrada horrível, que é praticamente uma trilha, para conseguir comprar qualquer coisa do que ter que aturar essa corja de arruaceiros que vivem nas cidades.
Eu sei que Louveira é uma cidade maravilhosa, super sossegada e tranquila, mas eu aposto que se me mudasse para uma casa no seu condomínio, em pouco tempo viraria putaria, iriam montar uma banda ou coisa parecida, porque me jogaram alguma maldição e eu não tenho sorte com vizinhos, em qualquer lugar que eu vá aparece um vaganbundo barulhento do lado, é incrível.
Por isso que vim para o meio do mato, porque aqui o vizinho mais próximo está a 400 m de distância, então, mesmo que ele seja um desordeiro, eu não vou escutar!!!
O mercado de Games é excelente no mundo todo e vem crescendo no Brasil, por isso que sugeri fazer Packs para vender no Marketplace do Unreal, pois seus objetos são ótimos para isso e no Marketplace ficará visível para o mundo todo em vez de apenas o falido Brasil.
Assim que eu terminar o meu curso vou desenvolver um Pack de arquitetura para o Marketplace, já tenho tudo na cabeça para fazer um sisteminha que vai facilitar muito a criação de maquete.
Sobre os comparativos que fez dos Engines e do Houdini, eu nunca testei a Cry, mas iniciei com o Unity e sei que ele é um programa muito mais estável e bem feito do que o Unreal, a interface do Unreal é o fim da picada, parece programa amador.
Mas como o pessoal de maquete começou a preferir o Unreal eu fui obrigado a dar uma olhada nele e me apaixonei pelo sistema de Blueprint, além do Material Editor, que no Unity era muito ruim na época, ainda não tinha o Node Graph dele.
Aprendi a escrever código no Unity, mas fazer com Blueprint é muito mais prático e divertido.
Até falava no início que se o Unity implantasse um sistema de Blueprint eu migraria de volta para ele, porém, o Unreal ganhou a preferência do público e agora é tarde para voltar.
Mas vi esta semana que a próxima versão do Unity terá finalmente um sistema de visual Scripting e fiquei super interessado.
Pena que demoraram tanto, acho que este foi o maior erro do Unity.
Abração e tudo de bom.
André Vieira