Eugênio, tudo bem?
Então, resolvi passar no buteco agora... domingo de manhã. É o dia em que posso acordar cedo, fazer um café pra mim e pra patroa... abrir as portas e deixar os cachorros entrarem na cozinha. :)
Então me deparo com este maravilhoso artigo. Sinto pena daqueles que não conseguem ou ainda, não conseguiram ler. Isso porque, possuem um bloqueio mental: "-Eu não gosto de ler!!!". Bom quem não gosta de ler é porque não percebe a necessidade de evoluir. Porque a verdadeira evolução está no poder da escrita. E ler... é um habito que deve ser construído. Até que um dia a gente percebe ... o quanto ler.. é ótimo, é saudável... enfim, fascinante!!!
Sou administrador, tenho mestrado na área. Recentemente sai da empresa da familia (fabrica de transformadores de distribuição www.poloelectro.com.br ) para voltar a ser professor de produção e me dedicar mais tempo ao 3D. Que de hobby, está passando a uma maneira de ser remunerado com algo que adoro fazer. Estudei 3 anos a fio para isso e hoje me sinto preparado para o mercado dos "homens". Mercado este que vc soube descrever muito bem ao meu ponto de vista. Destacando os 7 pecados principais normalmente cometido pelas "crianças", para as "crianças". Com certeza, todos nós já fomos crianças. Também, ja fui "criança" a ponto de fazer uma maquete suada para uma cliente de trabalho final de graduação e a menina ir embora da cidade sem me pagar. Além de não pagar a graficaçao da minha esposa que ajudou ela se formar e nem a plotagem...tufo de 1600 reais. Nem é bom lembrar dessa tal CLAUDIA. huehuehue
Enfim, compactuo com tudo o que foi dito. Esses dias uma outra menina queria uma maquete simples para uma das etapas de projeto, faculdade UFSM aqui da minha cidade. Eu cobrei 600 reais... tendo em vista que era uma maquete sem muitos detalhes, mais para volumétrica. A menina, foi agressiva dizendo que outro qualquer tinha combrado 120 reais.... Minha esposa é arquiteta e temos uma Plotter no escritório. Esta menina apareceu uma semana depois para plotar dentre suas outras pranchas, uma maquete "lixo" em scketch-up. Veja, digo lixo, por que existem inúmeras maquetes muita boas em sketch-up, dentro da proposta do mesmo. Maquetes de altíssima qualidade.
Bom, pensei com meus botões:
- Fazer uma makete de qualidade por 120 reais?.............. não ............
- Fazer uma "porcalhada" por 120 reais? ........ não ........ ( depois é meu nome que vai aparecer. Afinal foi eu quem fiz)
A resposta ficou clara...
"Desculpe minha querida, mas este escritório trabalha apenas com trabalhos de alta qualidade e por isto este valor."
... pois, fazer uma maquete simples... mesmo esta volumétrica... não quer dizer fazer algo feio sem qualidade. Ponto!!!
Esses dias também, outra menina queria maquete de tcc... bom... 1300 poderia fazer para ela para ser um preço justo para ambos os lados. Também nao gosto de colocar muito olho em cima. Não quis, fez por 800 e levou uma puxada de orelha na banca que as maquetes dela estavam horriveis... sim usaram o termo "horriveis".... azar dela. Bom isso que citei apenas exemplos de alunos... No profissional, quando a exploração pega, ai complica....
Daqui pra frente Eugênio, estou nessa caminhada.... Aqui se paga, mas aqui... é papo sério.... Qualidade e Prazo de entrega... quanto aos preços...bom algo que seja justo para os dois lados. O que chamamos na administraçao de:
CUSTO X BENEFICIO!!!
Eu tenho 32 anos, e este ano que estou me lançando o 3d. Tenho a vantagem de ter a escola da administração pela UNISINOS, também com muito suor nas costas. Espero começar o profissional logo, com muita seriedade.
Valeu Eugênio pelas sabias palavras. Ganhei o meu domingo com seu artigo. Forte abraço!!!!!! :):)