Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Rafaelm   Rio Claro - SP - AC
Osvaldo   São Paulo - Brasil - AC
Daian   Belo Horizonte - MG
Raphael Braga   Belo Horizonte-MG - AC

Portfólios Ver Mais

leonardo laipelt   Porto Alegre /BR - AC

Maquetes- Pecados capitais.

Por: equinonez  

Em: 08/09/2008 10:59

é exatamente isto mesmo que ocorre, e vou lhe dizer algo, trabalho em um escritório onde, o patrão valoriza todo o equipamento, é capaz de pagar R$ 90.000,00 em uma máquina, mas incapaz de pagar 500 pratas pra quem vai opera-la, quando vai vender um serviço joga o valor nas alturas, mas pra pagar um freela é aquela choradeira. Mas porque isso ocorre? simples, porque existem profissionais que aceitam a pressão. Espero que, com seus conselhos, a galera se atente a isto e não abaixe tanto a cabeça para estas pessoas e que possam cobrar o justo por seus trabalhos.
Cara....nossa...esse texto me ajudou demaaaaaais...vlw mesmo...certas coisas q vc falou ai q inclusive acontece comigo tbm e eu nem tinha percebido... Muito Obrigado mesmo pela colaboração. Parabens! abs
Rene Rodrigues Maquete Eletrônica youtube.com/rene3ds
Eugênio, tudo bem? Então, resolvi passar no buteco agora... domingo de manhã. É o dia em que posso acordar cedo, fazer um café pra mim e pra patroa... abrir as portas e deixar os cachorros entrarem na cozinha. :) Então me deparo com este maravilhoso artigo. Sinto pena daqueles que não conseguem ou ainda, não conseguiram ler. Isso porque, possuem um bloqueio mental: "-Eu não gosto de ler!!!". Bom quem não gosta de ler é porque não percebe a necessidade de evoluir. Porque a verdadeira evolução está no poder da escrita. E ler... é um habito que deve ser construído. Até que um dia a gente percebe ... o quanto ler.. é ótimo, é saudável... enfim, fascinante!!! Sou administrador, tenho mestrado na área. Recentemente sai da empresa da familia (fabrica de transformadores de distribuição www.poloelectro.com.br ) para voltar a ser professor de produção e me dedicar mais tempo ao 3D. Que de hobby, está passando a uma maneira de ser remunerado com algo que adoro fazer. Estudei 3 anos a fio para isso e hoje me sinto preparado para o mercado dos "homens". Mercado este que vc soube descrever muito bem ao meu ponto de vista. Destacando os 7 pecados principais normalmente cometido pelas "crianças", para as "crianças". Com certeza, todos nós já fomos crianças. Também, ja fui "criança" a ponto de fazer uma maquete suada para uma cliente de trabalho final de graduação e a menina ir embora da cidade sem me pagar. Além de não pagar a graficaçao da minha esposa que ajudou ela se formar e nem a plotagem...tufo de 1600 reais. Nem é bom lembrar dessa tal CLAUDIA. huehuehue Enfim, compactuo com tudo o que foi dito. Esses dias uma outra menina queria uma maquete simples para uma das etapas de projeto, faculdade UFSM aqui da minha cidade. Eu cobrei 600 reais... tendo em vista que era uma maquete sem muitos detalhes, mais para volumétrica. A menina, foi agressiva dizendo que outro qualquer tinha combrado 120 reais.... Minha esposa é arquiteta e temos uma Plotter no escritório. Esta menina apareceu uma semana depois para plotar dentre suas outras pranchas, uma maquete "lixo" em scketch-up. Veja, digo lixo, por que existem inúmeras maquetes muita boas em sketch-up, dentro da proposta do mesmo. Maquetes de altíssima qualidade. Bom, pensei com meus botões: - Fazer uma makete de qualidade por 120 reais?.............. não ............ - Fazer uma "porcalhada" por 120 reais? ........ não ........ ( depois é meu nome que vai aparecer. Afinal foi eu quem fiz) A resposta ficou clara... "Desculpe minha querida, mas este escritório trabalha apenas com trabalhos de alta qualidade e por isto este valor." ... pois, fazer uma maquete simples... mesmo esta volumétrica... não quer dizer fazer algo feio sem qualidade. Ponto!!! Esses dias também, outra menina queria maquete de tcc... bom... 1300 poderia fazer para ela para ser um preço justo para ambos os lados. Também nao gosto de colocar muito olho em cima. Não quis, fez por 800 e levou uma puxada de orelha na banca que as maquetes dela estavam horriveis... sim usaram o termo "horriveis".... azar dela. Bom isso que citei apenas exemplos de alunos... No profissional, quando a exploração pega, ai complica.... Daqui pra frente Eugênio, estou nessa caminhada.... Aqui se paga, mas aqui... é papo sério.... Qualidade e Prazo de entrega... quanto aos preços...bom algo que seja justo para os dois lados. O que chamamos na administraçao de: CUSTO X BENEFICIO!!! Eu tenho 32 anos, e este ano que estou me lançando o 3d. Tenho a vantagem de ter a escola da administração pela UNISINOS, também com muito suor nas costas. Espero começar o profissional logo, com muita seriedade. Valeu Eugênio pelas sabias palavras. Ganhei o meu domingo com seu artigo. Forte abraço!!!!!! :):)

www.trace3d.com.br
É Mansilha, além do que a maioria dos estudantes de arquitetura já fazem suas próprias maquetes, já usam softwares como Revit , sketchUp e o próprio autocad prá isso. Portanto não se justifica nem dizer que é pra faculdade, que é estudante, etc. Quanto ao texto longo mas sensato, já havia lido antes mas reli estes dias buscando fundamentos para me recolocar no mercado... Virar gente grande, aos poucos. O que jhá passei a fazer de imediato, foi destinar uma verba de 15% de tudo que entra para reinvestir no negócio. Só isso já faz uma enorme diferença. estou pondo tudo na ponta do lápis, principalmente pq em 2009 tomei uma f... em uma animação, por falta de experiência (foi a primeira que encarei profissionalmente!). Mas é isso aí, leiam este tópico e um outro de outro parceiro (economista) que não lembro agora, muito elucidativos. E bom domingo
Que bom que rescucitaram este tópico. Na minha opinião ele deveria ser fixo pela sua grande valia. Eu Mancilha, era um dos que antigamente não gostava de ler. É exatamente o que vc falou. Que quer crescer pessoal e profissionalmente, não pode se dar ao luxo de dizer que não gosta de ler ou que não precisa ler. Parabéns Eugênio! Você é um dos maiores exemplos de que há pessoas que realmente se interessam em ajudar ao próximo, compartilhando os erros cometidos sem medo de ser ridicularizado por alguns que, sem maturidade ou visão, poderiam enumerar teus erros, vangloriando-se de os nunca terem cometido. Parabéns aos que tem este prazer em fazer o bem. Principalmente aos que o fazem sem mesmo saber a quem está beneficiando, como é o seu caso Eugênio. Que Deus os abençoe!!! Boa semana a todos. []'s
Você é o resultado das infuências que recebe sob o filtro de suas escolhas.
Marco... é verdade :) !!! Alziro, então cara... até tem pessoas que nasce fascinado com leituras. Normalmente esses caras acabam ná área. O resto... digo nós.... só aprendendo a curtir mesmo. Eu nos meus 16 anos passava longe dos livros. Se podia tava "enforcando" uma aulinha... poisé... perdi tempo mas fazer o que. huehueue... abração meus velhos. Também estou de acordo que este tópico não deveria morrer. forte abraço nos 6. :)

www.trace3d.com.br
PARABÉNSSSS equinonez ótimo tópico pra quem está começando a trabalhar na área. veria Também acho q esse tópico deser fixo, pq quem está começando, não tem idéia de preços, e por isso combram tão baixo, no final das contas se prejudica, e prejudica os colegas de profissão (concorrência desleal...) Eu tô começando agora, e nem tenho como saber os preços cobrados aqui em Maceió e vou acabar cobrando pouco, não para sacanear ou querer ganhar do concorrência, mas por falta de informação! ÓTIMOOOOOOOO TÓPICO
Galera, fiquei muito contente com a repercussão do" 7 pecados", valeu para todos nós. Essa minha percepção do que me acontece, me fez perceber que se eu não passasse adiante para vocês que são meus parceiros, eu os veria cair nas mesmas armadilhas da profissão. Sei que aprender pela experiencia vale mais que tudo, mas ser masoquista,já é outra história. Espero que esse artigo, e todos os comentários ajudem a fazer essa nossa classe de profissionais chegarem num patamar mais elevado, e num mesmo pensamento, que é a da preservação do bem comum,e principalmente, o "nosso" bem comum cresça mais e mais em cada profissional que leia, e evite esses meus erros, e agradeceria que os demais, que possam fazer sua colaboração de alerta, também o façam. O que afeta um de nós, também afeta à todos, então, continuem ajudando a galera mais jovem, e também os mais experientes, para entendermos para onde nosso mercado caminha, para que ninguém se perda no caminho. Pessoal, quem quiser me inserir no messenger, ou enviar email, fiquem à vontade, no que eu puder ajudar, será pequeno, diante da imensa ajuda que este forum já me proporcionou. Grande abraço, e obrigado pelos comentários, é uma sensação muito boa saber que eu pude ajudar.
He, he Eu já reli umas quantas vezes, para não ir esquecendo. Sabe...brasileiro tem memória curta. Aquela "quem é bom para os outros é ruim para si mesmo" eu falei para minha mulher e ela disse "essa é para você". Obrigado também...
Aproveitando o embalo, gostyaria de lembrar a galera de ouro tópico que o ércles abriu, sobre formarmos uma associação ou sindicato, etc... Dêem uma olhada lá... Vamos nos organizar e promover nossa categoria!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711074.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1004, sendo 2 membro(s) e 1002 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo , Young03Uzziah.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.