Ola galreg2002,
Vc jah deve ter lido q n se deve preocupar mto com a iluminação no início, neh? Bom, se não... então te digo agora: não! hehehe
É o q tenho lido pelo fórum. Tb sou iniciante e tenho mta dificuldade em iluminar cenas q envolvmem mais de 1 objeto como essa sala q vc esta fazendo. Pois bem, sou iniciante mas vivo lendo os tópicos daki do fórum, então jah criei um olhar um pouco mais crítico e alguma experiência.
Tenho 1 pergunta: a mesa é de couro tb? haeuhauehae não deveria ser de madeira ou um vidro ou os 2 juntos ou algo do tipo?
Bom, para o sofá, creio q vc n saiba usar mto bem o MeshSmooth ou o TurboSmooth. Falo isso pq os cantos estão mto arredondados. Qndo q vc quer suavizar mas sem deixar tao curvo, então vc chanfra a Edge q seria o canto do sofá pra q o MSmooth/TSmooth "segure" essa curva. Aki no site da 3D1 tem um tutorial explicando o funcionamento do MSmooth, q vale tb p o TSmooth.
Bom, vc pode estar-se perguntando ql a diferença dos dois. Eu n entendo mta coisa n, só ouço o q os grandes do site dizem. E o q eles dizem é q o TSmooth é mais leve na Viewport, portanto é melhor, porém jah vi gente dizendo q o bom do Msmooth é q ele tem o modeo de visualização em Nurms, mas no fim acaba-se usando o TSmooth por ser mais leve.
Gostaria q vc mesmo procurasse o tutorial, pois tem pessoas q costumam n ir mto atras e ficam repetindo as perguntas q mtos outros jah fizeram antes e q jah foram respondidas trocentas vezes. N digo q vc faça o mesmo, mas...
Outra coisa q queria te falar é sobre o sofá tb. Kra, observando os sofás, a maioria deles possui akelas "almofadas presas"(Eu n sei o nome dakilo, mas espero q vc tenha entendido hehehe). Pra vc faze-las, vc pode tentar com o Bevel e tentar fazer de um jeito jah com a tendência de arredondamento em Low Poly.
Qnto à TV...n parece uma tv, apenas lembra. Experimenta usar uma imagem de referência e modelar com Box Modelling puxando os vértices e chanfrando algumas edges (Gostaria de lembrar q vc tb pode chanfrar vértices) para q o MSmooth q vc certamente terá q usar, por se tratar de um aparelho de Televisão.
Bom, outra coisa q percebi é q os ângulos de visão dos up's estão diferentes. Vc está usando câmera? Pq é melhor usar câmera, pq vc jah ajusta logo o ângulo q vc achou elhor e n precisa ficar rotacionando a cena e dando zoom + ou zoom - até achar o ângulo de novo.
Ah, pra chanfrar vc clica com o botão direito (depois de jah ter selecionado as edges, claro) e escolhe Chamfer. É mehor,porém, por vc obter MTO MAIS controle do chanfro, q vc clike no botãozinho do lado da palavra chanfro( no menu Pop-up mesmo) pra q vc coloke o valor q mais te agradou no campo do chanfro, pois na mão vc n tem mto controle. E use Editable Poly, é mais fácil e tem mais opções.
Bom, acho q jah escrevi d+. Espero ter ajudado.
Abraços