antes de fazer a propaganda, vou tentar te ajudar....
não sei se vc ja sabe disso, mas trace depth funciona da seguinte forma.....
vc tem o max reflections para controlar o maximo de reflexões dos photons...
vc tem o max refractions para controlar o maximo de refrações dos photons...
vc tem o max bounces para controlar o maximo de reflexões referente a radiação da luz...
vc tem o max depth q controla qtas operações vc pode executar no trace depth, ou seja, se o trace depth está marcado com 5 e vc tem 5 de cada um dos demais, ele só vai executar 5 operações por render, então poderia ficar 2 de refração, 2 de reflexão e 1 de bounce, ou qq outra escolha aleatória, lembrando q o MR só executa refrações se vc tiver um material q exige, senão ele nem executa....
o max bounce fará o papél de radiação e normalmente se usa o mesmo qdo vc não habilita o GI q serve para esta finalidade e tem mais controle....normalmente usa-se baixos valores de bounce para não saturar demais a cena e pq pesa DEMAIS no render...1 ou 2 está ótimo....
o q provavelmente faltou em sua cena foi reflexões....a luz deve chegar fraca na sala e por isso q ficou escura....tente deixar baixo o valor do bounce, mas aumente o valor da reflexão e deixe o depth com o valor da soma do bounce + o reflection....
isso q eu te falei é o ABC do curso de mr da 3D1....td bem q vc está sem verba agora, mas qdo vc puder comprar, tenha certeza q o mesmo irá te ajudar mto....infelizmente o único concorrente q é o da evermotion é extremamente fraco e eu não me arrependi nem um pouco do investimento....
PS: o trace depth do GI funciona com a lógica parecida com a do FG....