E ai Cesar, desculpa a demora pra responder, mas eu ando muito ocupado ultimamente.
Bom eu não tive tempo de ler o que os outros escreveram, portanto vou dar apenas o meu parecer, como vc pediu.
A primeira coisa que vou dizer de cara é pra vc não usar dof. Em primeiro lugar essa cena só teria dof se fosse uma maquete, ou seja se a casa fosse pequena, se essa for a sua intenção tudo bem, ai faz como o feitosa disse, gera um mapa de dof no max e desfoca usando o lens blur do photoshop.
Mas se a tua intenção não é fazer com que ela se pareça com uma maquete então não usa dof, vai ficar até mais legal a cena pq vc não vai estar escondendo detalhes.
Pq essa cena não poderia ter dof, primeio que o desfoque de profundidade só vai ocorrer quando vc tem um objeto pequeno muito proximo a câmera e vc define o foco ou no fundo ou no objeto. Em cenas abertas onde vc não tem um ponto referência pequeno e proximo a câmera (pequeno em relação ao cenário, ao horizonte, esse pequeno pode ser a cabeça de alguém, uma mão....) mas nunca vai ser uma casa em relação a paisagem.
É por isso que sempre digo que quem quer trabalhar com 3d é muito importante fazer um curso de fotografia, não fotografia de camera digital, uma camera digital só vai servir se possuir lente intercambiável e essas são realmente caras. Tem que ser uma camera profissional, assim vc podera realmente aprender a fotografar.
Afinal o que é o 3d se não fotografar uma cena da nossa imaginação!
Quanto as texturas estão legais, só acho que estão um poco misturadas. Elas não estão seguindo uma unidade. Vc tem texturas cartoons e texturas simulando a realidade. Ou vc usa só texturas cartoons ou só texturas reais. Fica legal uma modelagem bem cartoon com texturas reais, assim como tb vai ficar legal a modelagem cartoon com texturas cartoon. A questão é que vc tem que manter uma unidade na cena, caso contrario vira uma salada de frutas.
Quanto as arvores sinceramente não gostei, elas estão muito feiais principalmente as que estão sem folhas.
Eu não usaria pinheiros, usaria uma arvore de copa arredondada. Algo parecido com um ulmos.
A iluminação tb esta um pouco perdida, pois esta muito pro lado real, acho que algo mais cartunesco ficaria melhor, usa uma luz um pouco mais amarelada, para que a composição fique mais "quente" isso vai deixar a cena mais agradável.
Pelas somobras que tem na tua cena a luz esta bem baixa o que indica ou um nascer do sol ou um por do sol e ambas possuem cores distintas, o amanhecer a luz é mais purpura e ao entardecer um amarelo puxando para o laranja. Só que ai vc tem que usar um céu de acordo com a iluminação.
E tanto ao amanhecer quanto no entardecer vc pode usar um volume light o que vai dar um ar muito bacana na cena.
Bom acho que é isso, quase escrevi um livro aqui, hehehe. Continua que o trabalho ta ficando muito bom.