PKopp, isso ai continua que vai sempre evoluindo...
Agora, o HRDI é uma ferramenta maravilhosa, sem duvida deixa a cena mais realista, mas tem seu preço, é pesado.
Em algumas cenas vc vai perceber que é inviavel usar HRDI pra ilmuniar uma cena, entao como fazer ?
Eu tenho pego cenas enormes pra renderizar ultimamente e to fazendo o seguinte: faço uma iluminação basica com a regra dos 3: uma luz de preenchimento, uma de tras do objeto (contra luz) e uma Luz Key, que é a mais forte e define onde vão estar a ssombras mais fortes. Quando tem que simular HDRI eu faço essa regra dos 3 (base de iluminação de qualquer natureza) e coloco uns spots com cor, com se fossem reflexos vindo de HDRI, fica leve e funciona bem.
O importante não é usar um HDRI pra fazer a cena ficar bonita e sim o seu conhecimento de luz, de sombra e formas, sabendo disso voce pra precisar de pouquissimos recursos de luz pra fazer uma cena ficar boa.
Faz uns testes com essa tecnica, porque quando for animar a coisa muda de figura, o tempo de render acaba sendo o fator que limita a qualidade do seu render.
vlw !!!