E ai pessoal, bom eu não falei que salvo em jpg, hehehe, eu falei que não da pra salvar manualmente depois do render, tem algum bug que estraga a imagem.
Quanto a formatos, depende muito do que se quer trabalhar, pra usar canal alpha eu costumo salvar em tif, pra algumas coisas eu salvo direto em png exatamente pela compressão, pq um arquivo tif fica em média com 2 a 5 mb dependendo do tamanho da imagem, o mesmo arquivo em png vai ficar com 300 a 800 kb e isso com canal alpha.
Quanto ao jpg eu uso bastante tb, cansei de fazer render pra tv usando jpg. TV analógica é uma porcaria, não tem definição suficiente, se facilitar vc pega um gif mais ou menos joga na tv e fica perfeito, huahauhauhauhuaha.
Enfim, mas não vou ficar confundindo a cabeça dos demais. Uma vez falei que não usava field e quase fui crucificado aqui no fórum, rsrsrsrs. Mas tem muitas coisas que são manhas que a gente aprender com o tempo e trabalhando.
Eu tive a oportunidade de trabalhar em algumas produtoras, umas bacanas outras não tanto, mas em todas elas eu aprendi muito, e tive a oportunidade de ter colegas gente fina pra caramba, que me ensinaram muito tb.
Tem coisas que não adianta ler, não vai ter livro, tutorial ou video aula que ensine os macetes do dia a dia, isso só a prática mesmo pra trazer.
Outra coisa importante sobre formatos de arquivo. Dependendo da pós que vc quer fazer é legal configurar o mental pra renderizar a 32 bits (o padrão dele é 16) e salvar em um formato do tipo exr ou hdri. Vc vai ter uma margem muito maior de correção na pós. Claro tem muitos softwares que não são bons pra esse tipo de arquivo. Como o photoshop e o after, a maioria dos recursos deles não funciona em 32, então o negócio se resume em fazer o que precisa no 32 e depois converte pra 8.