Wagner olha só vc me pediu para te dizer o q fazer para deixar o modelo pronto para rig, não é isso?
Pois bem, vou te dar uma lista de coisas q eu tbm fazia e me atrapalhava bastante na hora do rig, mas passa desapercebido quando fazemos personas estaticos, ou seja, só para compor uma cena.
- Modelar a boca já aberta!!!hahaha
- Modelar no mesh ou pintar a sobrancelha no mesh
- No caso de persona feminino fazer cilios com plane e opacit, é melhor na edição do skin e até mesmo no Morpher.
- Nomear tudo!!! Mas tudo mesmo!!
- Agrupar todos os objetos que tenham mais objetos de composição, ex. tenis e cadarço, dentes e gengiva, etc
- Para uma animação deve-se colocar todos os elementos do personagem em um só slot no material editor por q vc irá precisar do maximo de slots livres para compor a cena, então, é importante separar e juntar cada coisa com seus materiais.
- Sequencia de edição de personagem:
Modelagem
Abertura de malha UV
Edição em Z-brush ou Mudbox e texturas
Construção e setup da estrutura em bones ou Biped
"set as skin pose" em todos os controles para
voltarem ao lugar após a edição.
Mopher e Skin nesta ordem
Movimentação e edição para teste de skin
Adição de Turbosmooph só para render e outros
Modifiadores
Iluminação e render
Na realidade vc precisa já em materiais coloca-los pensando no render de sua anima. Pelo menos para cada um destes passos deveria ter um profissional e faltou a modelagem em massa ou argila para compor a criação juntamente com o desenho concept. No caso render testei vários e tive sucesso no Mentalray e LightTracer. É isso coloquei as poses da Rosa para vcs verem. Render simples só para ver a pose mesmo. Então...............tchal! :seila:
Meus Trabalhos:
http://www.wix.com/sergio3ddesign/3ddesign#!