eu posso ajudar aqui ou ali, mas não tenho tempo realmente para participar do grupo posso tentar dar umas dicas aqui e ali, acho interesante ver o crescimento das habilidades de uma pessoa quando essa mostra interesse. Não sou mestre, em 3D, meus trabalho ainda não são niveis profissionais, mas posso tentar ajudar sempre que possivel.
Meu objetivo é modelagem de personagens pra games, não curto muito modelagem para VIZ (nem sei muito) nem muito inorgânicos (apesar que me interesso por robôs ).
Para iniciar vou dar umas dicas que ajudam bastante.
Aprendam a desenhar, saber desenhar ajuda muiiiito na modelagem, vc sabendo desenhar a mão vc pega as formas mais facilmente, pode projetar antes seus trabalho e onde, como e porque vão inserir os detalhes, na minha area ao menos (Games) desenhar não é fundamental, mas os fodas do ramo ou sabiam desenhar quando começaram ou aprenderam enquanto faziam.
Dependendo da situação usem usem softwares de escultura, o Zbrush 4 está muito bom para modelagem de estruturas solidas, formas mais simples talvez não presisem do zbrush mais ainda assim ele ajuda bastante, saber desenhar tambem ajuda no zbrush, vc consegue pegar as formas que quer mais facilmente, é bom usar o zbrush para fazer os sketches das suas ideias, se for fazer um carro faz todo shape do carro no zbrush as formas o design e tudo mais, lembrando, o MAX não é uma ferramenta de criação e sim de recriação, criar uma coisa do ZERO no max é muito dificil, por isso sempre nos baseamos em muiitas referencias, model sheets, guias, retopologias e tudo mais. Tenham isso em mente, se não tiverem nada na cabeça e abrem o max para tentar ter uma ideia e partir de lá, pode ate ser que dê certo, mais será bem mais dificil e trabalhoso do que fazer em um software ou de um desenho a mão mesmo que te dá uma liberdade artistica bem maior.
Sempre que tiverem uma duvida de como funciona a ferramenta no max ou em outos software, a dica de ouro é F1, lá tem a explicação detalhada e facil de entender de como funciona cada botão do max, e no proprio help do max há tutoriais de cada area especifica de facil entendimento e bem feito. Foi muito util no inicio. Recomendo o tutorial das peças de xadrex pois ele ensina como modelar elas cada um com uma técnica diferente de modelagem. Desde poly-by-poly a nurbs, com linhas, boolean e mais.
E por ultimo, há muitos tutoriais que oferecem os guias passo a passo da criação de um objeto ou cena ou enfim, acho muito bom fazer eles principalmente se for videos por que você vê o que tá sendo feito e fica mais facil tirar as dúvidas porque vê o que ele apertou. Um tutorial que eu recomendo muito para iniciantes que ensina de forma abrangente e com um resultado final muito bom é o tutorial da joana darc da 3d Total, explica como modelar cada parte do corpo e no final vc se impressiona com seu proprio resultado.
http://www.3dtotal.com/ffa/tutorials/max/joanofarc/joanmenu.php
Boa sorte a todos.