Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos! :)
estebanXRK: ai cara! tudo bem? sobre a sua cena acho que evoluiu bastante em relação a primeira imagem postada por vc. Como falaram os nossos amigos e colaboradores acho que vc poderia melhorar Esteban um pouco mais os materiais e shaders da Igreja, sei que vc é crack em Mental ray (MR) mas não custa nada vc tentar ajustar e refinar ainda mais a sua cena; com certeza a mesma está muito boa mas ainda dá para melhorar ainda mais ok??
A minha primeira crítica construtiva é com relação a posição da câmera; perceba que na foto da sua Igreja que vc tentou reproduzir em 3d a imagem está de uma forma e sua câmera no Max, está de outra forma; se fosse vc moveria sua câmera para retirar esse portão em gradilho metálico do lado direito da sua imagem, que dá acesso a lateral da Igreja.
Dê preferência mais para a Arquitetura da sua Igreja e não pelo acesso a mesma; a primeira impressão que dá é que o portão em gradilho metálico curvo chama uma certa atenção e tira o foco principal que é a sua Igreja; enquadre mais a sua câmera de forma que ela foque somente a fachada da sua Igreja, até mesmo para mostrar mais detalhes ok?? ;)
Segundo, acho que se vc colocasse um leve noise nos materiais das paredes da sua Igreja, a mesma poderia melhorar ainda mais; tenta fazer um pass de A.O (ambient oclusion) Esteban em um render separado, se bem que vc ainda usa o Max 8.0, teria que usar um shader de A.O instalado separamente nessa sua versão do Max; depois no Photoshop (PS) vc joga um layer por cima do outro com a opção multiply.
Dê preferência a usar os shaders específicos do MR Esteban, ao invés dos materiais standard mesmo, quanto mais vc usar os shader específicos do Mental ray (MR) na sua cena, melhor será o seu resultado, não que os materiais standard não saiam legal, eles saem ótimo, mas é sempre bom usar os shaders específicos do MR para fazer composições, apesar dele aceitar qualquer composição do Max, pois é integrado 100% ao Max.
Terceiro, acho que essas árvores ao invés de colocar no Photoshop, seria melhor se vc as colocasse no próprio Max ok?? se essas árvores realmente pesarem muito no render pela quantidade de geometria envolvida na cena, vc pode aplicar a técnica dos planes que funciona numa boa!! vc cria 03 planes e coloca a imagem das árvores em formato TGA 32 bits para guardar informação do canal alpha; vc faz o recorte automático nas propriedades do material no material editor do Max (M).
É melhor vc colocar essas árvores direto no Max e fazer o render, pois elas geram sombra de acordo com a posição do sol na cena e vc não corre o risco de colocar a sombra projetada pelo lado contrário ao que o sol incidiu na sua cena. Habilite a opção das árvores 2-sided nas configurações da árvore no material editor do Max(M) para as mesmas gerarem mais volume na sua cena.
O seu bg (background) também seria interessante se vc colocasse um shader próprio do MR na sua cena. Mas como vc ainda usa o Max 8.0 será necessário vc colocar um shader que pode ser instalado no seu Max e que cria céu realista e com a iluminação igual e compatível com a iluminação do sol. O shader a que me refiro é o Mad physical sky, que poderá ser bastante útil a vc. ;)
O shader que cria céu físico no Max 9 é muito bom (mr physical sky), mas o Shader Mad Physical Sky também é e permite criar o mesmo efeito no Max 6, 7e 8, que não contam com este Shader que o Max 9 tem.
O Mad Physical Sky pode ser usado no Max 9 também sem o menor problema e nas versões posteriores do Max da mesma forma.
A seguir Esteban te passo o link desse maravilhoso shader que se não duvidar é mais robusto que o mr physical sky que vem a partir do Max 9.0.
Com o shader Mad physical sky, vc não precisa se preocupar em colocar um bg no Photoshop (PS) que tente simular a iluminação do sol, a não ser que vc use a opção de "match color" do Photoshop para "casar" a iluminação do BG com a da sua cena 3d.
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25194 (LINK PARA DOWNLOAD- SHADER DE CÉU FÍSICO MAD PHYSICAL SKY).
De qualquer forma sua imagem está muito boa Esteban; sem falar que vc é crack também no MR; Abraços e Parabéns!!
Espero ter ajudado de alguma forma; boa sorte...vlws!
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[i:77fef6cebe]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:77fef6cebe]