Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :)
tchaco: ai cara! tudo bem? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1; ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE COM A GENTE E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a dúvida dos colegas que aqui perguntaram como gerar estes "fachos" de luz de um retroprojetor é bem simples, tem que conhecer bem os recursos das luzes no Max, se não souber direito o que significa cada item ficará meio difícil de conseguir fazer.Pois bem pessoal, um dos recursos oferecidos pelas luzes no 3ds Max é a projeção de imagens e vídeos, permitindo simular "slides", "filmes" e também sombras falsas(bem interessante).
Se as luzes de vcs ainda estão com o HotSpot/Beam redondo precisam que ele seja retangular, igual a um projetor, para a imagem aparecer corretamente.
Entre no menu "Modify" da luz e encontre o menu "Spotlight Parameters", habilite a opção "Retangle", para o "HotSpot/Beam" ficar retangular. Alterando o "Aspesct" (Asp até o Max 2.50) você controla as dimensões do retângulo, tente deixar proporcional a imagem que será projetada no quadro ou na TV. Você também pode clicar no botão Bitmap Fit, para definir o aspecto de acordo com uma imagem escolhida no HD da máquina.
Para enquadrar corretamente na tela, você deve ajustar também os parâmetros "Hotspot/Beam" e "Falloff/Field", onde poderá diminuir ou aumentar o ângulo da projeção. É necessário manter o valor do Falloff/Field bem próximo do valor de Hotspot/Beam, para a borda da projeção ficar bem definida.
No menu "Modify" habilite a opção "Projector" nos parâmetros da luz. Essa opção muda de posição conforme a versão do programa.A partir do 3ds max 5.0, o Projector Map se encontra no menu "Advanced Effects"(efeitos avançados).
Clique no botão None, na frente de Map, para abrir a janela do Material/Map Browser.
Para ver a imagem projetada na tela note que não tem a projeção do facho de luz, característico de uma cena de cinema; para criar este efeito deve-se usar o Volume Ligtht.
Para adicionar um Volume Ligth na luz que vcs estiverem usando basta teclar "8" que abrirá a janela do "Environment"; em add vcs clicam em "volume light" e em "pick light" vcs selecionam a luz que irá gerar o efeito que simula o projetor, use o valor 4 para Density e mais nada. O resultado do efeito de Volume Light muda um pouco de acordo com a versão do 3ds max que estiver usando, a qualidade é melhor nas versões mais novas, mas a interface é a mesma.
O melhor de tudo é que depois que aplicar o Volume Light, renderize a cena novamente para ver a projeção do facho de luz. Projetando um vídeo, esses fachos coloridos por incrível que pareça vão variar de acordo com a imagem e as cores do bitmap exibido na tela.... ;)
Um grande abraço a todos e espero ter ajudado...vlws!
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