Olá, Malcon. Bem notado, como eu expliquei antes neste tópico, o caustic gerado é por uma lâmpada halógena (+- 1500 lm) embutida na parte traseira desta banheira, como me referenciei no site do fabricante desta banheira (uma banheira simples retangular 1.55 X 0.84m). Então, a luz (assim como a lâmpada) está abaixo da linha da água, refratando por ela e gerando o caustics na parede. Como a água está em movimento pela pequena turbulência dos jatos de água da banheira, ela gera um caustic mais visível. Me apropriei e aproveitei desta iluminação existente para gerar o efeito, já que, numa situação real, o "caustic" gerado apenas pela luz difusa (sem iluminação direta, como a do sol) poderia ser muito tênue, em uma área da parede bem menor, ou talvez, dependendo da situação, nem ser percebido.
O material que uso na água, é um raytrace, não é 2-sided, pois o plane representa a interface de 2 volumes com densidades diferentes (não é como se fosse apenas uma película de vidro com ar em cima, e ar abaixo dela). Dessa forma, não há segredo para a luz que mencionei gerar caustic na parede. Ah, lembrando: o plane com o material raytrace que representa a água leva um mapa noise no displacement para gerar as pequenas ondulações da água na banheira.
Espero que tenha respondido. Qualquer coisa é só escrever.
Abraços.